12.16.2011

Botox capilar

Como podemos minimizar os efeitos dos anos em nosso cabelos?

Por Gardênia Cavalcati 

Antienvelhecimento:
Fica martelando em nossa cabecinha que quanto antes começarmos a nos preocupar com o envelhecimento da nossa pele, melhor seremos anos mais tarde. Mas a dura verdade é que os nossos cabelos e o couro cabeludo exigem a mesma atenção.
“Com o envelhecimento do cabelo, a produção de queratina- proteína que o torna forte e saudável – diminui porque nosso corpo não consegue absorver as vitaminas e minerais essenciais de forma tão eficaz”, explica Christyn Nawrot, uma educadora nacional para cuidados do cabelo. E sem queratina adequada ou de alta qualidade, os fios lentamente se tornam porosos propensos a quebra, e assustadoramente finos. Felizmente, as extensões de cabelo (que exigem alta manutenção) não são a única opção.

Aumentar a força:
De acordo com Nawrot, o maior culpado do envelhecimento e esgotamento de queratina é o calor frequente dos secadores e pranchas com nível profissional que as mulheres agora usam em casa. Essas ferramentas eliminam completamente a umidade do cabelo. “A umidade é fundamental”, diz ela. “Ela permite que os minerais se desenvolvem mais rapidamente e ajuda a manter distante os radicais livres.”
Novas linhas de produtos pretendem inovar mimetizando a falta de queratina do cabelo geradas pela idade e meio ambiente.

Escala reduzida de estresse :
Assim como o estresse( que não faz bem) pode causar uma espinha em seu queixo, ele pode também fazer com que o cabelo fique rebelde. “O segundo maior vilão para a perda de densidade e vida do cabelo é o estresse”, acrescenta Nawrot. “Cada pedaço de cabelo tem seu próprio sistema circulatório, uma glândula do suor, uma glândula sebácea -. Seu próprio mundinho. Com stress, cada folículo se torna firme e rígido.” Calminha meninas, pelo menos vamos tentar não é?
Essencialmente, o stress causa picos na produção de adrenalina, que pode ser transformada em andrógenos (hormônios masculinos incluindo testosterona) e causa maior queda dos cabelos. A melhor solução: Relaxe. Mas se ioga e meditação não estão na agenda, pergunte ao seu médico sobre tratamentos anti-andrógeno. Se você está tomando pílula, mude para uma de baixa dosagem de andrógeno.

Alimente o seu cabelo:
Como o cabelo é um tecido não-essencial, significa que é o último a ter acesso a qualquer um dos nutrientes que ingerimos. “O sistema vai cuidar do que é prioridade, que são as funções cardio e pulmonar, e não o cabelo”, diz Liz Cunnane, tricologista da Philip Kingsley. “O cabelo está sempre na parte inferior da lista, então é por isso o que e quanto você come são tão importantes.” Manter uma dieta bem balanceada cheia de proteínas, ferro, zinco e alimentos ricos em antioxidantes, como frutas e vegetais verdes folhosos, e comer regularmente terá efeito no cabelo. E há uma série de suplementos úteis: A vitamina K e cisteína ajudam na produção de queratina e melanina (para retardar o aparecimento dos fios brancos), enquanto suplementos de ferro, zinco, biotina, e sílica podem combater o afinamento dos fios.

Couro cabeludo:
“Pense em como você trata o seu rosto, e tente tratar seu couro cabeludo da mesma forma”, diz Cunnane, ressaltando que a saúde do couro cabeludo impacta dramaticamente na condição do cabelo. Existem produtos voltados especificamente para rejuvenescer o cabelo, reequilibrando o pH e ajudando na reconstrução do couro cabeludo. Uma série de serums formulados com ingredientes poderosos como argan e óleo de broca, extrato de semente de uva e vitaminas C e E, ??literalmente tratam o couro cabeludo como uma extensão da pele.
Ganhando volume:  “Similar ao modo como essas algumas linhas ajudam suavizar e preencher as linhas do rosto, ingrediente do produto estrela, Intra-Cylane, preenche o fio de cabelo com uma fibra flexível macio, aumentando a densidade.” Outra boa opção é virar a seu colorista e stylist para plumping assistência – coloração também bulks até o eixo do cabelo. “A chave é manter suaves cores ao redor do rosto”, diz Wella colorista Alexandra Matiz. “Você quer ter dimensão, mas não ser muito contraste.”

Quedas:
Se um número alarmante de cabelos estão se acumulando em seu travesseiro e no seu ralo do chuveiro, converse com seu médico. Cerca de 30 milhões de mulheres da America do Norte tem experiência com perda de cabelo, e ao contrário da calvície masculina, que ocorre em áreas localizadas, o afinamento nas mulheres acontece em todo o cabelo, por isso é mais difícil de detectar. “À medida que você envelhece e o estrogênio e progesterona começam a ter um declínio, algo chamado de miniaturização pode acontecer”, diz a dermatologista Francesca Fusco. Esta diminuição severa dos folículos – mais conhecida como padrão feminino de afinamento – pode ser tratada de diversas maneiras. Há o minoxidyl, que deverá ser aplicado diariamente para o resto de sua vida, ou um comprimido diurético leve chamada espironolactona (que também faz maravilhas com acne adulta), além de tratamentos para estimular o crescimento e regeneração do folículo, acrescenta Fusco.
Nas fotos, a linha da Kérastase  Intra-Cylane que promete mais volume aos cabelos e a linha com Botox da Loreal, essa usei e ameiiiiiiiiiii!

Beijos e cuidado meninas, temos que envelhecer não é mesmo? então que possamos fazer da melhor maneira possível, incluisve cuidando dos nossos cabelos, eu posso confessar que sou apaixona pelo meu.
beijos
Gardênia 

Nenhum comentário: