2.06.2012

ALIMENTAÇÂO E QUALIDADE DE VIDA

7 ALIMENTOS PARA GANHAR MÚSCULOS

7 alimentos para ganhar músculos
Além de exercícios físicos, uma boa alimentação também ajuda a conquistar músculos!

Mais do que emagrecer, algumas pessoas batalham na academia para conquistar músculos. Nestes casos, a alimentação também deve ser balanceada, porém, as escolhas são bem diferentes. Se este é o seu desejo, confira uma lista mais do que eficiente!
7 alimentos que vão te ajudar a ganhar músculos:
1 - Feijão com arroz
A combinação mais tradicional da culinária brasileira deve fazer parte da sua alimentação. Ao unir os aminoácidos do arroz aos aminoácidos do feijão, o seu organismo ganha proteínas, nutrientes que atuam diretamente na definição dos músculos.
Dica: consuma duas colheres de arroz e uma concha de feijão de três a quatro vezes por semana.
2 – Tofu
De todos os produtos à base de soja, o tofu é o que mais contém proteína e cálcio, ou seja, ele define e protege os músculos contra lesões.
Dica: consuma uma fatia média por dia.
3 – Ovo
Enquanto a clara é rica em ovoalbumina, proteína formada por aminoácidos do tipo leucina, a gema contém gorduras boas (monoinsaturada e ômega 3), substâncias com o poder de combater os processos inflamatórios provocados durante o exercício.
Dica: consuma 3 ovos por semana.
4 – Iogurte natural
Ótima fonte de proteína, o iogurte natural é uma excelente opção no lanche pós-treino, mais precisamente 30 minutos após a academia. O produto ajuda na recuperação dos músculos, evitando lesões e fissuras.
Dica: consuma 1 pote após o treino.
5 – Castanha-do-pará
Por ter argenina, a matéria-prima para produção do hormônio masculino testosterona, a castanha pode ajudar no aumento da massa muscular. Sem contar que ela é fonte de gordura boa e selênio – substâncias anti-inflamatórias que combatem os processos inflamatórios.
Dica: consuma duas castanhas por dia.
6 – Salmão
O peixe é ótima fonte de ômega 3, gordura que ajuda a combater os processos inflamatórios provocados pelo exercício, facilitando a recuperação dos músculos.
Dica: consuma 100 gramas de duas a três vezes na semana.
7 – Banana
Todo mundo sabe que a fruta é uma ótima aliada na conquista dos músculos. Além de ser uma fonte de proteína, ela é rica em potássio, mineral que participa da produção de glicogênio (reserva de energia do músculo).
Dica: consuma uma banana por dia, antes ou após o treino.

ALIMENTOS QUE TRAZEM FELICIDADE

Alimentos que trazem felicidade
Confira os alimentos que trazem felicidade e espantam o estresse.

Na linha de frente da guerra contra o estresse, a depressão e o mau humor está uma alimentação equilibrada e baseada em nutrientes poderosos. Segundo especialistas no assunto, ter um cardápio variado ajuda a afastar esses males do mundo moderno da sua vida. Frutas e verduras, por exemplo, podem aumentar a longevidade e o bem-estar.
Entre alguns alimentos que trazem felicidade estão:
Alimentos que contenham a vitamina C: consumir estes alimentos é uma boa maneira de prevenir o estresse, já que eles melhoram o funcionamento do sistema nervoso. A laranja, a acerola e o mamão são boas fontes de vitamina C.
Maracujá: o bom e velho calmante natural. Nas folhas do maracujá estão as substâncias alcaloides e os flavonoides que agem no cérebro e melhoram o sono e ajudam a combater o estresse e a irritabilidade.
Chá verde: rico em xantinas, substâncias que ativam o sistema nervoso central, a bebida é outra maneira de combater o estresse. Ao ativarem o sistema, a bebida fornece energia suficiente para espantar o desânimo. Mas, como possui cafeína, moderação é fundamental. Consuma somente 2 xícaras de chá. Nada de perder o sono! É mau humor na certa.
Castanha-do-Pará: esta oleaginosa contém gorduras poli-insaturadas que protegem o coração contra o colesterol ruim (HDL) e a vitamina E que protege contra o Mal de Alzheimer.
Espinafre: uma verdura que contém vitamina C e ácido fólico. A primeira substância é uma aliada contra o estresse e a segunda contra a depressão leve.
Pimenta: ardida, mas poderosa quando falamos em saúde. Ao ser consumida, a pimenta libera dois hormônios que melhoram o astral de pessoas que sofrem com a depressão. A adrenalina e a noradrenalina são responsáveis pela sensação de relaxamento.
Para evitar o estresse e o desânimo é essencial manter distância de bebidas estimulantes como as alcóolicas e o café. Elas inibem a produção de hormônio antioxidante que remove os radicais livres do organismo e proporcionam uma sensação de relaxamento.

ALIMENTOS QUE EMAGRECEM

Alimentos que emagrecem
Confira uma lista com 5 alimentos milagrosos que te ajudam a emagrecer!

Como a gente pode emagrecer comendo? Além fazer escolhas saudáveis, uma boa tática é incluir no cardápio aqueles alimentos que aumentam o metabolismo, diminuem a absorção de gordura, auxiliam o funcionamento do intestino, enfim, que de uma maneira ou outra dão uma mãozinha à dieta.
Confira os cinco alimentos que emagrecem
Chá verde
Rico em cafeína, teofilina e teobramina, o chá age com efeito termogênico, aumentando a temperatura corporal e acelerando o nosso metabolismo. Sem contar que estas substâncias agem no nosso sistema central, aumentando a mobilidade da gordura estocada no organismo.
Linhaça
Por conter grande quantidade de fibras solúveis, ajuda na absorção de água e formação de um gel viscoso que retarda o esvaziamento do estômago. Este mesmo gel também absorve parte das gorduras ingeridas que ficam estocadas no intestino. O mais indicado é que você consuma de 2 a 4 colheres por dia.
Pimenta
Assim como o chá verde, a pimenta aumenta a temperatura do corpo e acelera o metabolismo. Contudo, este alimento não é indicado para quem sofre de gastrite. Para os demais, vai a dica: quando consumimos pimenta de maneira demasiada, acabamos destruindo os sensores do nosso paladar. Portanto, poucas gotinhas para temperar o seu almoço são o suficiente para acelerar a dieta.
Cúrcuma
Apesar de muita gente ainda não utilizar este tempero no seu dia a dia, além de muito saboroso, ele é bastante eficaz para a dieta. Ela possui ação antiangiogênica, ou seja, previne a formação de novos vasos sanguíneos, necessários para o crescimento do tecido adiposo. Por isso, pode ser considerado um aliado na luta contra a obesidade.
Farinha de maracujá
Rica em pectina, este produto possui a mesma ação da linhaça, ou seja, atua como inibidor de apetite e ajuda no esvaziamento do intestino. Uma de suas maiores vantagens é que a farinha age diretamente na eliminação de gordura e açúcares. Consuma 2 colheres de sopa opor dia, em sucos, vitaminas, iogurte, saladas.

QUER EMAGRECER? MUDE OS SEUS HÁBITOS!

Quer emagrecer? Mude os seus hábitos!
6 dicas que podem te dar mais qualidade de vida e o corpo que você tanto deseja.

Confira uma lista simples e rápida que vai te ajudar a espantar tudo aquilo que pode atrapalhar a sua busca pelo peso ideal.

1 – Compre uma grande variedade de frutas e estoque na geladeira. Ao mesmo tempo, elimine do armário alguns alimentos que só irão te atrapalhar, como biscoitos recheados, chocolates e enlatados.

2 – Ao fazer compras no supermercado, evite entrar em corredores que só oferecem aquilo que você não pode comer durante a dieta. Lembre-se de que: “O que os olhos não vêem, o coração não sente”.

3 – Aquela velha história que diz que você deve ler tudo antes de assinar, também vale quando o assunto é a alimentação. Ler os rótulos antes de comprar um produto pode fazer com que você não caia em furadas. As melhores opções são aqueles produtos que oferecem baixo teor de gordura, açúcares e sódio. Esta combinação tem que fazer parte da sua vida.

4 – Fique atento ao tamanho das porções. Ao fazer o seu prato, coloque sempre quatro colheres de sopa de arroz, uma concha de feijão, um pedaço de carne que não ultrapasse o tamanho da palma da sua mão e salada à vontade.

5 – Doces são, realmente, verdadeiras delícias. Mas, não tem jeito. Quem quer perder peso deve evitar o consumo exagerado. Uma boa saída é: comê-los durante os finais de semana e nos outros dias optar por frutas na sobremesa. Vale lembrar que as gelatinas estão liberadas para qualquer dia!

6 – Faça a ultima refeição cerca de duas horas e meia antes de dormir. Este é o tempo que o seu organismo precisa para fazer a digestão. Se depois deste tempo você sentir necessidade de comer algo, opte por frutas, uma xícara de chá, enfim, alimentos leves e que não engordem.

COMO AS FIBRAS AJUDAM A EMAGRECER

Como as fibras ajudam a emagrecer
Que fibra faz bem à saúde, você já sabe. Mas, agora vai entender como ela é importante no processo de emagrecimento.

A gente está sempre ouvindo falar que as fibras fazem bem à saúde e que devem fazer parte do cardápio de qualquer pessoa, principalmente daquelas que querem emagrecer. Mas, você sabe como este nutriente atua no processo de perda de peso?

“As fibras nos dão sensação de saciedade sem fornecer calorias. Isso acontece porque elas demoram a ser digeridas pelo estômago. Com isso, quando comemos alimentos ricos neste nutriente, ficamos mais satisfeitos e custamos um tempo maior para sentir fome”, explica a nutricionista Lílian Assis, responsável pelo Plano de Emagrecimento Suadieta.

De uma maneira geral, podemos falar que os alimentos que contêm fibra possuem uma consistência crocante e um sabor levemente adocicado, como é o caso da cenoura e da maçã. Contudo, é nos grãos que elas aparecem de maneira mais eficaz, como na soja, na lentilha, no arroz integral, na aveia e na linhaça. Vale ressaltar que algumas folhas como a alface e a couve também são ótimas fontes deste nutriente.

“Ao ingerir fibras estamos, na verdade, consumindo alimentos saudáveis e pouco calóricos. Elas aumentam o volume das fezes e o movimento intestinal, auxiliando na eliminação de gordura e reduzindo a reabsorção de toxinas pelo intestino”, conclui ela.

Conheça algumas fontes de fibra

- Cereais integrais: aveia, quinoa, arroz e pão integral, linhaça.

- Frutas: laranja, maçã, manga e ameixa, sempre com casca e bagaço.

- Vegetais: couve, repolho, agrião e berinjela.

- Grãos: feijão, lentilha, soja, ervilha e grão-de-bico.

NOVE ALIMENTOS QUE AJUDAM A NÃO RETER LÍQUIDO

Nove alimentos que ajudam a não reter líquido
Hora de anotar as dicas!

A retenção de líquido é um dos fatores que mais contribuem para o desconforto e o aumento de peso. Alguns alimentos têm propriedade diurética, ou seja, ajudam no funcionamento dos rins. Este órgão é, basicamente, beneficiado pela ingestão adequada de água e alimentos com alto teor do líquido.
De acordo com a nutricionista Vanessa Naddaf, os rins são responsáveis por filtrar e eliminar as toxinas do organismo. O consumo de água e diuréticos estimula a produção da urina, garantindo essa eliminação com mais frequência.
“Dê preferência o consumo destes produtos in natura (crus), na forma de sucos ou chás. Assim, a pessoa aproveitará todas as propriedades destes alimentos”, explica a nutricionista.
 Saiba quais são esses alimentos:
 - Abacaxi: rico em vitaminas A, B, C, fósforo, cálcio, potássio e bromelaína. É indicado na má digestão, beneficia o aparelho urinário, a pressão arterial, artrite, bronquite, tosse e obesidade. A bromelaína é uma enzima presente no abacaxi que ajuda na digestão, e ainda pode ser eficaz para dissolver coágulos sanguíneos.
- Coco: rico em vitaminas A, do complexo B (B1, B2, B5), vitamina C e sais minerais, como potássio, cálcio, fósforo, magnésio, sódio e cloro. Também é rico em fibras, proteínas, carboidrato e gorduras. São vários os benefícios que a água de coco nos proporciona. Ela ajuda a reduzir colesterol, reduz a pressão arterial, desidratação, diarréia, trata úlcera estomacal e depura o sangue.
- Melancia: rica em vitaminas do complexo B, vitamina C, magnésio, cálcio, potássio, fósforo e betacaroteno. Ajuda a amenizar os sinais de envelhecimento, previne contra o câncer, auxilia na eliminação de acido úrico, além de limpar o estômago, intestino e obesidade.
- Cenoura: estimula o metabolismo, carrega minerais, silício e potássio, que ajudam na eliminação dos excessos de líquidos no organismo;
- Pepino: rico em ferro, enxofre, potássio, fósforo e betacaroteno. O pepino é diurético e ajuda a eliminar o excesso de acido úrico. É muito bom para a pele e o envelhecimento.
- Salsa: rico em vitaminas A e C, a salsa é anticancerígena, alivia dores de estômago e ajuda na eliminação de gases. É diurético, elimina o excesso de líquidos, da celulite, inflamações das vias urinárias e cálculos renais. Ela também melhora os distúrbios menstruais, refresca o hálito e fortalece a estrutura do colágeno da pele.

- Beterraba: rica em: açúcar, proteínas, fibras, vitaminas A, do complexo B, vitamina C e sais minerais como: ferro, zinco, sódio, potássio e magnésio. É muito boa para combater anemia, perda excessiva de líquidos e problemas de fígado.

- Dente de leão: rico em ferro e cobre. Usado nos casos de diabetes, hemorróidas, gota, artrite, ajuda aliviar a retenção de líquidos e reduz a hipertensão arterial.

- Melão: rico em vitaminas A, do complexo B, vitamina C, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e betacaroteno. Ajuda na desintoxicação alimentar, males dos rins, é um hidratante, também auxilia contra a obesidade.

5 ALIMENTOS DIGESTIVOS

5 alimentos digestivos
Dicas para você se livrar de vez do mal estar!

Muitas pessoas sofrem com desconfortos após uma refeição. Aquela queimação, náusea e enjoo demoram a passar e são capazes de atrapalhar a nossa rotina. Mas, além de remédios, existem alguns alimentos que podem combater este problema. Confira uma lista com 5 alimentos digestivos.
Mamão
A fruta contém papaína, uma enzima que “quebra” as proteínas, facilitando sua absorção pelo nosso organismo. Desta forma, o mamão alivia aquela sensação de peso no estômago e, ainda, ajuda no funcionamento do intestino, já que é rico em fibras.
Farelo de aveia
Por conter grande quantidade de fibras, o farelo de aveia é responsável por dar volume e maciez ao bolo fecal, ajudando na sua eliminação. O ideal é que você alie o seu consumo à ingestão de outros farelos, como o de trigo.
Abacaxi
O abacaxi contém bromelina, substância que ajuda o estômago a trabalhar e melhora a digestão de proteínas. Contudo, vale destacar que a bromelina está presente no talo da fruta, parte que a maioria das pessoas costuma jogar fora.
Água
Não adianta consumir fibras em excesso se você não consumir a quantidade mínima de água que organismo necessita por dia (2 litros). Sem o líquido, em vez de funcionar, você fará com que o seu intestino fique preso.
Iogurte
Por conter bactérias do bem, agem no intestino auxiliando a absorção dos nutrientes e na digestão. Sem contar que é um agente inibidor de doenças. Vale lembrar que o iogurte também é um aliado na reintegração da flora intestinal.
SUA DIETA

Nenhum comentário: