2.06.2012

WATSU ALIVIA AS DORES MUSCULARES E O ESTRESSE


Watsu alivia as dores musculares e o estresse
Watsu é um grande aliado de pessoas que sofrem de insônia, ansiedade e dores crônicas. Confira esta técnica.

Relaxar é preciso. Cuidar da saúde é fundamental. Para unir o útil ao agradável foi criado, na década de 1980, o Watsu, uma técnica passiva de relaxamento que é recomendada para pessoas de todas as idades. Segundo especialistas, o Watsu combina técnicas de massagem, movimento, shiatsu, alongamento muscular e dança.
A prática é realizada em uma piscina aquecida a 34ºC e orientada por um fisioterapeuta. Segundo a fisioterapeuta Valéria Belle, da clínica Acquaterapia, em São Paulo, as sessões são individuais, duram 50 minutos e proporcionam conforto, relaxamento e harmonização entre o corpo e a mente. Durante as sessões, o profissional irá alongar os músculos e pressionar determinados pontos do corpo, liberando as regiões enrijecidas e proporcionando um tônus muscular mais adequado.
A curto prazo, o Watsu proporciona um aumento da variação de movimento e no relaxamento muscular, além da diminuição do espasmo muscular.  A longo prazo, a técnica  melhora o processo de digestão, diminui as dores e a ansiedade.

Ainda segundo especialistas, entre os beneficiados por esta terapia estão: portadores de distúrbios de coluna vertebral, que necessitam de um relaxamento, para que ocorra um aumento do espaço intervertebral; gestantes; crianças hiperativas; portadores de alguns tipos de enxaqueca, principalmente as de fundo emocional e de enrijecimento muscular, além de pessoas estressadas, com alto grau de ansiedade e casais com problemas de relacionamento.

TRÊS PASSOS PARA O RELAXAMENTO

Três passos para o relaxamento
Aprenda a relaxar é essencial para viver bem. Confira passo a passo
Mais difícil do que cumprir todas as nossas tarefas diárias, é conseguir um tempinho para dedicar ao nosso relaxamento. Contudo, além de massagem relaxante e alguns truques que nos ajudam a descansar do excesso de exercícios físicos, por exemplo, existem algumas opções simples e rápidas que farão toda a diferença no dia a dia. Confira!
Três passos para o relaxamento:
Aprenda a respirar melhor
Durante uma tarefa e outra, sente-se em uma posição confortável, com as costas retinhas e os braços esticados ao lado do corpo. Durante dez minutinhos, inspire pelo nariz, fazendo movimentos rotacionais com os ombros para trás, por cinco vezes. Durante estes movimentos, solte o ar, também pelo nariz, sempre contraindo a sua barriga. Assim que completar o tempo indicado, retome as tarefas.
Aposte no chá
O chá é uma bebida considerada milagrosa pelos antigos. De fato, ninguém pode negar os seus benefícios medicinais. Por isso, prepare uma receita de chá relaxante e tome várias vezes ao dia.
Ingredientes: 2 colheres de sopa de camomila, 2 colheres de sopa de capim limão, 2 colheres de sopa de melissa, 2 ou 3 folhas de laranja, 2 litros de água.
Modo de preparo: coloque todos os ingredientes em uma panela grande e acrescente a água fervendo. Deixe em infusão por cinco minutos e beba ao longo do dia.
Tome banhos aromáticos
Um bom banho já é capaz de nos relaxar. Imagine, então, um banho com ervas capazes de deixar nosso corpo nas nuvens? Veja as receitas.
Banho de banheira: misture duas gotas de óleo de lavanda à mesma medida de óleo de cidreira e camomila. Despeje em uma banheira de água quentinha e curta o seu banho o tempo que achar necessário.
Banho de chuveiro: espalhe no centro de uma fronha ou um tecido fino, folhas de lavanda, cidreira e camomila. Amarre no chuveiro, onde sai a água, e curta o seu banho!

MERGULHE E RELAXE!

Mergulhe e relaxe!
Aulas de relaxamento na piscina estão fazendo sucesso nas academias. Conheça uma delas!

Atualmente, grande parte das academias brasileiras oferece um espaço só para as atividades aquáticas. Mas, se você pensa que para cair na água é preciso saber nadar ou que é uma exclusividade de quem quer definir os músculos, está completamente enganada. Atividades que visam ao relaxamento estão ganhando cada vez mais espaço no universo do fitness.

O aqualrelax, por exemplo, é uma aula que tem como principal objetivo deixar os músculos bem descansados e a mente completamente leve. Ótima para fazer depois de uma série de musculação ou de um exercício aeróbico que consome todas as nossas energias.

Para que o relaxamento seja completo, o aquarelax é feito é em uma piscina aquecida a cerca de 35 ºC. Até a iluminação é diferenciada, podendo, em algumas academias, ser toda à luz de velas. A intenção é que o aluno se sinta em um ambiente de tranqüilidade e paz. A melhora na respiração, na postura, no equilíbrio e na circulação sanguínea são os benefícios da aula.

O melhor é saber que, enquanto você se livra do estresse e do cansaço, pode perder cerca de 150 calorias. Tudo bem que se comparada a uma atividade aeróbica, em que o gasto chega a 700 calorias, parece ser pouca coisa. Porém, é importante ressaltar que o aquarelax é para relaxar e, por isso, deve ser conciliado com outras atividades.

Nenhum comentário: