2.07.2012

Chile emite alerta por causa de hantavírus que já matou três e infectou pelo menos outros dez


Surto começou por Bio Bio e Araucania, no Sul do país, mas autoridades temem que se alastre

SANTIAGO — O Chile emitiu um alerta de saúde pública hoje, por causa do surto de um hantavírus que já matou três pessoas e infectou pelo menos outras dez no Sul do país.
O ministro da Saúde, Jaime Manalich, disse hoje que incêndios florestais nas regiões de Bio Bio e Araucania fizeram ratos se afastarem de seu habitat e se deslocarem para áreas mais povoadas. Em entrevista à Rádio Cooperativa, ele manifestou o temor de que as mortes registradas até agora sejam o início de um problema muito maior.
O surto começou na prisão El Manzano, onde dois presos morreram e dez outros estão em observação. No domingo, as autoridades souberam que dois agentes penitenciários também apresentaram os sintomas do hantavírus, e que uma pessoa acampada nos arredores de Conceição morreu após contrair o vírus.
Hantavírus não são transmitidos de ser humano para ser humano: as pessoas são infectadas quando expostas a fezes e urina de ratos. Os sintomas iniciais são semelhantes aos da gripe, incluindo calafrios, febres e dores musculares. Mas eles podem se espalhar rapidamente pelo corpo, levando à falência dos pulmões e dos rins. Uma vez que um hantavírus atinge os pulmões, a chance de a vítima sobreviver cai para menos de 50%, segundo o National Institutes of Health, dos Estados Unidos.
Na região de Bio Bio, as autoridades estão distribuindo pacotes de cloro, máscaras de respiração e folhetos à população que vive perto da prisão El Manzano, na esperança de conter o surto.

O Globo

Nenhum comentário: