2.07.2012

Dor nas costas? É hora de trocar os travesseiros

Como escolher o modelo, reduzir o estresse e prevenir problemas na coluna
RIO - Pelo menos 70% dos problemas de saúde têm relação com os maus hábitos e o estresse crônico, situações que afetam todo o corpo. É tanto estresse que nos últimos 40 anos a população perdeu 25% do tempo total de sono, e a redução de sete para cinco horas eleva o risco de infarto e derrame, dizem pesquisadores da University College of London. E de nada adianta ter um colchão de primeira se o travesseiro for de terceira, ou inadequado, porque isto só piora a insônia. Como escolher o travesseiro diante de dezenas de modelos, de diferentes tamanhos, texturas e formatos? O primeiro ponto, talvez o mais importante, é observar a posição em que se costuma dormir. A melhor é a de lado, afirmam médicos e fisioterapeutas, porque ela força menos a coluna e relaxa o corpo. Se a preferência for deitar de costas ou de bruços, também dá para evitar as noites maldormidas. Basta saber qual é o modelo que mais se adapta ao seu jeito de dormir. Há travesseiros até para quem sofre de dores de coluna, para quem ronca ou é alérgico.
 
Travesseiro para cada biotipo

Confira o melhor modelo para cada pessoa

Arte: O Globo
Para reduzir o estresse e a dor nas costas, é bom ter um travesseiro que mantenha o alinhamento do pescoço com o tronco, diz o ortopedista Antônio Eulálio, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into). A altura correta do travesseiro faz a diferença entre ter bons sonhos ou ficar imerso em pesadelos.
— Quem dorme de lado deve optar por um modelo que ocupe o espaço entre o ombro e a cabeça. Esta altura varia de 10cm a 15cm. Dormir com o travesseiro muito alto ou muito baixo manterá a cabeça inclinada para um dos lados. Isto contrai os músculos do pescoço. Então, a chance de torcicolo é grande. Se prefere dormir de bruços ou de costas, use um travesseiro baixo — ensina Eulálio.
Ainda para quem dorme de lado, o travesseiro deve ser firme, médio ou alto, sem deixar a cabeça inclinada para cima ou para baixo. Outra dica é colocar um travesseiro entre os joelhos, mantendo as pernas semiflexionadas, o que relaxa a lombar. Se quiser mais conforto, use um travesseiro de corpo (eles medem de 50cm a 70cm), para não deixar o braço sobre o quadril.
Para quem dorme de costas. o ideal é o travesseiro macio de altura média, que deve preencher o espaço entre a cabeça e o colchão. Neste caso, é melhor posicionar os braços ao lado do corpo, ou cruzar as mãos sobre a barriga. Ainda nesta posição, vale ter um travesseiro sob os joelhos semiflexionados. A pior posição é a de bruços: ela causa rotação da cabeça e a torção da cervical. Neste caso, é melhor usar o travesseiro mais baixo possível, deixando os braços esticados para baixo. Não é bom dormir sem travesseiro, como mostra o vídeo divulgado pela empresa Altenburg.
— De bruços. a tendência é colocar o braço sob o travesseiro, e isso reduz a vascularização para os nervos e causa dormência — diz Eulálio.

O Globo

Nenhum comentário: