2.06.2012

Construção da fábrica de ARVs em Moçambique



alt
Um novo grupo de moçambicanos visita Farmanguinhos
No âmbito da cooperação entre Brasil e Moçambique para construção da fábrica de ARVs no país africano, Farmanguinhos recepcionou nesta quarta-feira, 18/1, os representantes do Instituto de Gestão das Participações do Estado – IGEPE, do Departamento Farmacêutico de Moçambique e da Sociedade Moçambicana de Medicamentos S.A.

O diretor Hayne Felipe saudou os visitantes e falou da satisfação de recebê-los em Far. “Para nós esse projeto é muito importante, temos um grande carinho por ele. Contem conosco, queremos ajudar no que for possível. Sem sombra de dúvidas também estamos aprendendo muito e isso é bom para os dois lados. Farmanguinhos está à disposição de vocês,” disse.

Além de conhecerem as instalações produtivas da unidade, os moçambicanos participaram de discussões sobre tecnologias de produção (compressão direta e via úmida), segurança, meio ambiente e saúde, administração fabril (finanças, processos de aquisição nacional e internacional, vigilância, limpeza, entre outros).

A adesão ao tratamento também foi pauta de discussão. O servidor Gilberto Braga falou sobre o tema A visão global de portador na convivência com o HIV. “Quando fui diagnosticado com HIV, na época, me deram seis meses de vida. Através do Lamivudina - antirretroviral produzido por Farmanguinhos - aderi ao tratamento e, hoje, sou uma prova ocular da política pública para o HIV no Brasil. Não tenho problema na convivência com o vírus. Tenho uma vida comum.” informou.

O administrador do IGEPE, Santos Gonzaga, explanou sobre a missão do grupo na visita a unidade. “Viemos ver o funcionamento de Farmanguinhos, como é feita a produção dos antirretrovirais, conhecer os desafios enfrentados por esta organização e seus procedimentos de uma forma geral. Contamos com esta Instituição, principalmente, nos quesitos de transferência de tecnologia e de conhecimento. Queremos aprender como se produz para implementar o mesmo formato em nosso país” enfatizou.

Com uma agenda de visitação intensa, os moçambicanos também visitaram o campus Manguinhos, onde se reuniram com o presidente da Fiocruz. No retorno ao CTM receberam, ainda, informações sobre Gestão de Pessoas na Indústria Farmacêutica. A visita foi encerrada com a apresentação do Desenho de Negócios da Fábrica de ARVs em Moçambique.

alt

alt

altalt

altalt

altalt

alt

Fotos: Alex Mansour

Nenhum comentário: