2.07.2012

Cresce o número de derrames em adultos com menos de 40 anos em São Paulo

Por Lais, em Costume e sociedade.
 Cresce o número de derrames em adultos com menos de 40 anos em São PauloO número de pessoas vítimas de acidente vascular cerebral (AVC) ou acidente vascular encefálico (AVE), atendidas nas rede pública de hospitais do estado de São Paulo aumentou, passando de 36,1 mil internações, em 2009, para 38, 9 mil, em 2010. O levantamento da Secretaria de Estado da Saúde apontou que 14% dos pacientes estão na faixa entre 30 e 49 anos.
O total de internações nessa faixa etária somou 5,5 mil. A maioria dos casos ainda ocorre entre a população com idade acima de 70 anos, com 15,9 mil internações seguida pelos pacientes entre 50 e 59 anos, com o registro de 7,3 mil atendimentos.
No entanto, por meio de nota, o neurologista Reinaldo Teixeira Ribeiro alertou que “os principais fatores de risco, que costumavam aparecer apenas em pessoas acima de 40 anos, estão se manifestando cada vez mais cedo”.
Na avaliação dele, o modo de vida urbano tem favorecido o aparecimento de pessoas mais estressadas, sedentárias, com o consumo de alimentos ricos em gorduras, o que faz com que elas fiquem acima do peso e sujeitas a sofrer de pressão alta e diabetes.
Novo tratamento
A saliva dos morcegos está auxiliando os pesquisadores britânicos para tratar vítimas de derrames. Um medicamento a base de proteína da saliva dos animais será desenvolvido, pelo Hospital da Universidade de North Staffordshire, para dissolver coágulos no cérebro dos pacientes.
Segundo os estudiosos, a saliva dos morcegos tem capacidade de tornar o sangue das vítimas fino o suficiente para que eles possam sorvê-lo. Duas pessoas já testaram o poder do medicamento e foi considerado pelos pesquisadores o maior avanço no tratamento de derrames nos últimos 20 anos.
“A droga derivada da saliva de morcego amplia o tempo para a intervenção de tratamento médico”, explica a médica veterinária, tutora do Portal Educação, Danielle Pereira. De acordo com os cientistas o medicamento está em fase de testes, mas se comprovado seu poder, poderá ser usada regularmente dentro de três anos.
Hoje, as vítimas de derrames precisam receber injeções de drogas capazes de dissolver coágulos em no máximo quatro horas após os ataques terem ocorrido, para que o medicamento ainda surta efeito. Mas a nova droga derivada da saliva do morcego, chamada desmoteplase, pode ser dada aos pacientes até nove horas após os derrames terem sido registrados.


Publicado por Lais
Tags associadas ao artigo: , , .

Nenhum comentário: