2.07.2012

O medicamento Meridia para emagrecer do laboratório Abbott deverá ser proibido nos EUA

pills Remédio para emagrecer pode ser proibido nos EUA
O remédio para emagrecer Meridia, do laboratório Abbott, deveria ser proibido imediatamente devido aos riscos relacionados ao coração, segundo um grupo de defesa dos consumidores dos Estados Unidos. Eles enviaram uma petição ao órgão regulador do governo americano, a FDA.
O grupo afirma que resultados antecipados de um estudo internacional de larga escala aumentou as preocupações já existentes com relação aos eventuais problemas cardíacos causados pelo medicamento.
“O fato de que [o Meridia] aumentou o número e a porcentagem de eventos cardiovasculares [no estudo]… deve levar à remoção imediata do produto do mercado”, disse o Public Citizen, grupo de direitos dos consumidores, em petição apresentada junto à agência responsável pelo controle de drogas e alimentos dos EUA (FDA, na sigla em inglês).
As descobertas preliminares do estudo Scout com 10 mil pacientes mostraram que 11,4% dos pacientes que tomaram Meridia morreram ou sofreram paradas cardíacas ou derrames. O número foi de 10% para os pacientes que tomaram placebo. Os dados foram divulgados pela FDA.
A agência acrescentou à época que estava revendo seus dados, mas que ainda era muito cedo para tirar conclusões. Uma porta-voz da FDA disse que não poderia comentar a petição do grupo Public Citizen.
O Meridia é um inibidor de apetite aprovado para tratar a obesidade em adultos. O medicamento pode causar efeitos colaterais como dor de cabeça e constipação até pressão alta e aceleração do batimento cardíaco.
O porta-voz do laboratório fabricante disse que o remédio é seguro quando usado como recomendado. Acrescentou, ainda, que o Meridia não é recomendado ou aprovado para o uso em mais de 90 por cento dos pacientes que participaram do estudo Scout.
As informações foram divulgadas pelo jornal Folha de S. Paulo.
Por Carmem Moraes, em Produtos emagrecedores.

Nenhum comentário: