2.07.2012

Emagrecer com remédios é perigoso à saúde

woman looking at pill 400 Emagrecer com remédios pode ser perigosoAlimentação balanceada e exercícios físicos são uma receita de sucesso para o emagrecimento. Porém, aqueles que procuram uma forma de perder peso rapidamente preferem outra receita: a médica.
Aliás, um relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes (Jife), órgão das Nações Unidas, aponta que o Brasil é o país que mais consome remédios para emagrecer no mundo.
O endocrinologista do Instituto Estadual de Diabetes e Endocrinologia (Iede), Ricardo Meirelles, explica que a indicação destes medicamentos deve ser analisada para cada caso.
“O tratamento para emagrecer através da ingestão de remédios deve ser individualizado. Os medicamentos devem ser prescritos criteriosamente a pacientes com Índice de Massa Corpórea (IMC) igual ou superior a 30 kg/m², e com índice de massa corpórea (IMC) igual ou superior a 25 kg/m², acompanhado de outros fatores de risco, como a diabetes tipo 2 e hiperlipidemia”, explica.
Mas os remédios de emagrecimento realmente são alvo de muitos que querem perder os quilinhos indesejados e a sibutramina é um componente de diversos medicamentos usados indiscriminadamente por homens e mulheres, principalmente jovens, até mesmo sem prescrição médica.
Pesquisa feita na Europa concluiu que a substância aumenta em 16% o risco de enfartes e derrames em pacientes que a utilizam. No dia 21 de janeiro, a venda de remédios com a substância foi proibida no continente. No Brasil, o componente recebeu restrições de uso pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
O endocrinologista garante que uma dieta saudável também pode trazer resultados positivos. A ingestão de remédios é indicada para pacientes que necessitam do auxílio no emagrecimento. “O remédio deve ser adotado juntamente com hábitos saudáveis de vida, que compreendem alimentação equilibrada e atividade física regular. Para quem não tem o IMC superior aos valores considerados sobrepeso, não é recomendado tomar o medicamento”, informa Meirelles.
Se você, mesmo assim, decidir não seguir a orientação dos médicos, é importante lembrar os riscos de ingerir sibutramina são grandes. Ela é contra-indicada para pacientes com bulimia nervosa, anorexia nervosa, transtorno bipolar, abaixo de 18 anos de idade, hipertensão não suficientemente controlada, hipertensão pulmonar, lesões existentes nas válvulas cardíacas, doença coronária, hipertiroidismo, entre outros casos.
Na semana passada, a Anvisa também recomendou a contra indicação do uso de medicamentos à base de sibutramina para pacientes com que apresentem obesidade associada à existência, ou antecedentes pessoais, de doenças cardio e cerebrovasculares e também os que apresentem diabetes tipo 2 associada a mais um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Por Carmem Moraes, em Medicamentos.

Artigos relativos a "Emagrecer com remédios é perigoso à saúde"

Cai consumo de remédio para emagrecer
A população brasileira diminuiu o consumo de remédios para emagrecer, como revela o relatório da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes. Ao contrário do número

Nenhum comentário: