Rio -  A maratona de blocos de rua já começou, arrastando milhares de foliões. Mas para curtir a temporada carnavalesca ao máximo, sem perder o pique e se prevenindo de doenças, é preciso tomar alguns cuidados. A atenção deve ser principalmente com a alimentação, reposição de líquidos, abuso do consumo de álcool e comportamentos sexuais de risco.
A atriz Luiza Thomé, madrinha do Alegria Sem Ressaca, e Jorge Saber | Foto: Divulgação
A atriz Luiza Thomé, madrinha do Alegria Sem Ressaca, e Jorge Saber | Foto: Divulgação


“É necessário uma alimentação reforçada e maior consumo de líquidos para manter o corpo bem hidratado, já que ocorre maior perda de água no organismo. Álcool também aumenta a perda de líquido. A dica é intercalar um copo de bebida alcoólica com um de água, para prevenir ressaca ou reduzir seus efeitos”, ensina a nutricionista Sandra Moreli.

Ao comprar comida e bebida de ambulantes na rua, uma questão importante para evitar contaminação é quanto à higiene. “Observe se os produtos estão bem armazenados, prefira os muito quentes ou muito frios e use canudo nas latas”, diz.

Relações sexuais sem proteção, principalmente entre jovens, também estão entre os grandes perigos. “Tem que usar camisinha”, avisa a ginecologista Elizabeth Eichler.

Alegria sem ressaca

Caia na folia, mas com moderação. É o que propaga o bloco Alegria Sem Ressaca, que desfila no próximo domingo, na Praia de Copacabana.

“O objetivo do bloco é espalhar alegria enquanto previne o uso de álcool e drogas”, diz o médico Jorge Saber, que promove curso gratuito de conselheiros em dependência química na Câmara Comunitária da Barra da Tijuca. A concentração é às 9 horas, na esquina de República do Peru com Atlântica.

Dicas

- Beba muita água, sucos naturais e energéticos, como açaí, ou água de coco antes, durante e depois da folia.

- Prefira comer alimentos leves e energéticos, como barra de cereais, frutas e sanduíches de pão integral.

- Use roupas leves e frescas. Não esqueça de aplicar protetor solar.

- Use calçado confortável, de preferência um tênis. E faça exercícios de alongamento antes de seguir os blocos.