Rio -  O MULHER foi buscar informações sobre um assunto que talvez possa revolucionar a culinária e favorecer a qualidade de vida das pessoas, fazendo até mesmo com que elas emagreçam: a dieta do macarrão japonês.
Esta nova modalidade de dieta vem ganhando espaço (principalmente nos Estados Unidos e na Europa). O responsável é um macarrão conhecido como “Konjac”, usado na comida japonesa. Mas o que ele tem de tão especial?
Na verdade, diferentemente das outras massas, essa não possui carboidrato. Contém 97% de água e uma pequena parcela de fibras. Além de não engordar, a consumidora poderá cuidar da saúde, já que ele é capaz de baixar níveis de colesterol, glicose e controlar a pressão.
O melhor de tudo é que já é possível encontrar essa maravilha aqui no Brasil. Mesmo sendo difícil de achar, há alguns bairros (que há concentração de descendentes japoneses) que é possível comprar. Aqui é chamado “itokonnyaku” ou como miojo milagroso, uma tradução de como é chamado na América.

“Miojo milagroso”


A notícia surgiu nos jornais desta terça-feira. Conclusão: o telefone aqui da redação da BOA FORMA começou a tocar sem parar logo pela manhã. Eram amigas, familiares e leitoras que viram a matéria e queriam saber se eu conhecia o tal macarrão que fez a chef e apresentadora inglesa Nigella (GNT, quinta, 18h) perder peso. Sinceramente!? Eu nunca tinha ouvido falar. Mas, claro, corri atrás para saber do que se trata. Feito de um tubérculo usado na culinária japonesa, o macarrão konjac (no Brasil é conhecido pelo nome itokonnyaku) tem apenas 10 calorias em uma porção. O segredo desse “ miojo milagroso” (apelido dado pela apresentadora) é ser livre de carboidrato. Na verdade, ele não tem nada a ver com massa. Ok, tem o aspecto próximo ao do miojo. Mas dizem que o sabor é insoso – parece mais um chuchu ralado. De qualquer maneira, tem 97% de água e 3% de fibras do tipo glucomanan – elas aumentam de volume preenchendo uma boa parte do estômago, sobrando pouco espaço para outras comidas. Resultado: você emagrece sem passar fome! Amanhã conto mais – vou atrás de receitas e de endereços onde o miojo milagroso está à venda.
» 47 comentários

Miojo Milagroso


Oláaaa!
Bom quem acompanha aquela ex-gordinha  da Nigella Lawson, apresentadora de um programa totalmente "gordo" (só doces e comidinhas gostosas do GNT) deve ter visto várias fotos dela estes dias, mostrando como a doida emagreceu né? Pois é, a bicha andou comendo um tal de “miojo milagroso”. O que seria mais essa loucura? Vamos ver do que se trata, mas uma coisa é certa, o que vai ter de gente correndo atrás disso, ahhh isso vai!
O tal miojo milagroso, nada mais é do que um tipo de massa livre de  carboidratos, o nome do bicho é “konjac”. No Brasil, o miojo atende pelo nome de "itokonnyaku" e é encontrado no bairro Liberdade, em São Paulo. Em outros países, o santo é chamado de "konnyaku", "shirataki", "konjac". Os americanos criaram um nome que vende: "miracle noodle" (miojo milagroso). Dezenas de sites oferecem o produto, incluindo o Amazon. Vai doida, vai comprar logo isso! Caso você encontre em algum outro lugar, favor postar aqui pra gente hein!
O macarrão da ex-gordete Nigella é uma espécie de melancia das massas. Contém 97% de água e 3% de fibras -na forma de uma substância viscosa chamada glucomanan. É ela que faz o alimento ser usado no emagrecimento e no controle de colesterol, glicose, triglicérides e pressão. Uma porção de 300g tem apenas 10 calorias! Ehhh diacho! No Japão, é conhecido como "vassoura para o estômago"

"Em contato com a água, o glucomanan se expande, criando grande volume no estômago. A pessoa se sente satisfeita", diz a nutricionista Fernanda Pisciolaro. O macarrãozinho age como uma redução de estômago temporária, explica o nutrólogo Eric Slywitch: "O estômago comporta 1,5 litro. Esse alimento preenche cerca de 300 ml quando consumido sem exagero. Isso ajuda a emagrecer sem sentir fome". Ele lembra, no entanto, que o miojo milagroso tem poucos nutrientes, ou seja, veja bem o que você vai comer depois hein! Não vá se empanturrar de guloseimas ok?
LÍNGUA DO DIABO
No Japão, o miojo emagrecedor também é conhecido como "língua do diabo". Além de ser vendido em forma de macarrão é encontrado em um bloco que lembra goiabada cascão (Arrrrrrgggg). Nessa forma, tem cheiro forte (O que seria exatamente esse cheiro? De estragado, azedo?), textura gelatinosa e é chamado de "konnyaku".
Para Diogo Celente, cozinheiro do Prana Sushi, delivery de Porto Alegre que serve o alimento nessa forma de bloco, o mérito do ingrediente insosso é incorporar os temperos: "É como chuchu". Um grande bloco de "konnyaku" tem apenas dez calorias e provoca grande sensação de saciedade por conta das fibras solúveis. No Prana Sushi, esse bloco é fatiado e grelhado com shoyo.

E aí? Vai comprar? Sempre bom a gente saber destas coisas, mas ainda acho que emagrecer é questão de educação, comer é muito bom! Então, reeduque-se! Comer bem é sinônimo de corpo são e mente sã! Nada de passar fome, isso só vai deixar você mal humorada(o) e com o corpo todo detonado por dentro! Se liga hein!
Bjocas!
@JustMeFernanda



Fonte: Folha.com