Maioria das mulheres não querem ser vistas pelos chefes de "cara lavada"
Foto: Getty Images
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Talvez exista uma explicação para o fato de as mulheres
dedicarem horas em frente ao espelho carichando na maquiagem. Segundo
uma pesquisa para o Vitality Show, para muitas mulheres, ir para o
trabalho sem make pode ser mais estressante do que falar em público, ir
para uma entrevista de emprego ou até ir para um primeiro encontro. As
informações são do Daily Mail.
A pesquisa foi feita com 3 mil mulheres e concluiu que mais da metade delas se sente confiante para ser vista pelos amigos, família ou parceiro sem maquiagem, mas 70% disseram que não gostariam de serem vistas por seus colegas de trabalho ou chefes sem o cabelo arrumado e com a "cara lavada".
A pesquisa aponta que as mulheres geralmente devem levantar da cama meia hora antes de seus colegas do sexo masculino para conseguirem se arrumar, gastando uma média de 21 minutos cada manhã aplicando a make para o dia de trabalho.
Cerca de 91% disseram que cancelariam um primeiro encontro se não pudessem se arrumar e 31% não iria para a academia sem maquiagem. Surpreendentemente, uma em cada seis mulheres não atenderiam um chamado da campainha de casa sem algo no rosto.
Segundo a maquiadora Sarah-Jane Froom, existe a suposição dentro de algumas empresas para as mulheres de que boa aparência equivale a fazer um bom trabalho. "No ano passado, um estudo descobriu que uma em cada três mulheres chefes usam produtos de forma exagerada."
A psicóloga Celia Bibby disse que muitas mulheres sentem que há um estigma associado à não usar maquiagem e que seus empregadores podem discriminá-las se não aparecerem "embonecadas" no escritório. "Estudos descobriram que mulheres que usam maquiagem são vistas como mais competentes, simpáticas e confiáveis para os empregadores", detalhou.
Um make para o inverno em cinco passos
A pesquisa foi feita com 3 mil mulheres e concluiu que mais da metade delas se sente confiante para ser vista pelos amigos, família ou parceiro sem maquiagem, mas 70% disseram que não gostariam de serem vistas por seus colegas de trabalho ou chefes sem o cabelo arrumado e com a "cara lavada".
A pesquisa aponta que as mulheres geralmente devem levantar da cama meia hora antes de seus colegas do sexo masculino para conseguirem se arrumar, gastando uma média de 21 minutos cada manhã aplicando a make para o dia de trabalho.
Cerca de 91% disseram que cancelariam um primeiro encontro se não pudessem se arrumar e 31% não iria para a academia sem maquiagem. Surpreendentemente, uma em cada seis mulheres não atenderiam um chamado da campainha de casa sem algo no rosto.
Segundo a maquiadora Sarah-Jane Froom, existe a suposição dentro de algumas empresas para as mulheres de que boa aparência equivale a fazer um bom trabalho. "No ano passado, um estudo descobriu que uma em cada três mulheres chefes usam produtos de forma exagerada."
A psicóloga Celia Bibby disse que muitas mulheres sentem que há um estigma associado à não usar maquiagem e que seus empregadores podem discriminá-las se não aparecerem "embonecadas" no escritório. "Estudos descobriram que mulheres que usam maquiagem são vistas como mais competentes, simpáticas e confiáveis para os empregadores", detalhou.
Um make para o inverno em cinco passos
Sombra cor berinjela e cílios marcados são aposta de maquiadora para o inverno
Foto: Clarins/Divulgação
Foto: Clarins/Divulgação
A maquiadora Cris Narvaes, do Laces and Hair, aposta na cor berinjela
para o próximo inverno, combinado a um blush rosa e cílios bem marcados.
Na galeria de fotos, veja o look criado pela profissional em cinco
passos.
Para este make, foram usados os seguintes produtos da Clarins: tratamento facial Balm Beaute Eclair (R$ 175), base com SPF 10 Skin Illusion (R$ 207), Primer Lisse Minute (R$ 132), sombras Mono Couleur (R$ 95), gloss Appeal (R$ 80), máscara Wonder Perfect (R$ 98) e palette Cotton Flower (R$ 188).
Para este make, foram usados os seguintes produtos da Clarins: tratamento facial Balm Beaute Eclair (R$ 175), base com SPF 10 Skin Illusion (R$ 207), Primer Lisse Minute (R$ 132), sombras Mono Couleur (R$ 95), gloss Appeal (R$ 80), máscara Wonder Perfect (R$ 98) e palette Cotton Flower (R$ 188).
- Terra
Pele perfeita
Obviamente, todos eles continuam lá, o que muda é a aplicação e a textura dos produtos. Saem de cena os cosméticos em pó (inclusive o pó compacto) e entram os cremosos. A aplicação com pincel e esponja ajuda a criar uma camada finíssima de base.
O maquiador Fernando Torquatto conta que essa tendência deve permanecer pelas próximas estações. "É uma tendência que deve continuar. A pele deve estar impecável, transmitindo um ar de boneca, o que fará olhos e lábios ganharem ainda mais destaque", explica.
"A pele precisa estar saudável", diz Virgínia Gregório do Studio W. Isso significa que este tipo de make não é indicado para quem tem muita espinha ou manchas. O lema não é esconder imperfeições, que devem ficar por conta dos dermatologistas.
Jacques Brinon/Associated Press - Benoit Tessier/Reuters - Matteo Bazzi/Efee Stella McCartney, Dior e Dolce & Gabbana levaram a maquiagem "transparente" para as passarelas
Para esse look "transparente", Virgínia indica as bases em "HD", que ganharam o adjetivo assim como as televisões. Elas são finas e dão cobertura sem deixar a pele com ar emplastrado. Outro produto que tem causado frisson é o BB Cream - mistura de base, protetor e primer (leia mais sobre ele abaixo) -- também proporciona um look super natural.
Uma dica para não jogar a base que está no armário fora é diluí-la com hidratante oil-free ou água termal. "Coloque a base no dorso da mão, dê uma esborrifada de água termal e misture com o pincel, antes de aplicar no rosto", diz Virgínia. A mesma técnica de juntar produtos nas costas da mão pode ser feita com hidratante, este, porém, deve ser oil-free para não deixar a pele com aspecto oleoso.
Ormuzd Alves/Folhapress Na SPFW, no desfile de Alexandre Herchcovitch as modelos estavam com a pele perfeita
Nos olhos, o corretivo deve cobrir apenas as olheiras. "Todo mundo tem a região da pálpebra móvel mais escura, então passamos somente o primer para dar viço", diz.
Ela indica o blush em creme (quase líquido), por aderir melhor à pele. Torquato indica os tons de rosa para as peles claras e o coral e o bronze para as morenas.
Divulgação 1. Blush em creme Contém 1g (R$19,20); 2. blush líquido O Boticário (R$22,90); Blush em creme Natura Faces (R$12,90)
BB CREAM
Divulgação BB Cream da MAC (R$161)
O boom foi tanto que grandes lojas como a Sephora já dedicam uma área do seu site (norte-americano) exclusivamente para esses produtos. E não demorou para pipocarem no You Tube vídeos de meninas ensinando a fazer um BB Cream "caseiro", misturando num potinho vários produtos da prateleira.
As maquiadoras são contra a técnica. "Pode dar certo da primeira vez, mas não dá para saber como o produto reagirá depois de um certo tempo", diz Virgínia.
Vanessa concorda. "Eu comprei vários [BB Cream] por um ótimo preço no site Ebay. Prefiro ter produtos testados e aprovados para o uso e assegurados por boas marcas do que tentar uma receita caseira", diz. Por enquanto, somente a MAC vende BB Cream em suas lojas brasileiras, o produto da Dior deve chegar no segundo semestre, segundo assessoria da marca.
Heloísa Negrão
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