9.30.2012

Os sintomas da depressão


28022012113502sofrimento.jpg

Sintomas da Depressão
Podemos ouvir a todo o momento pessoas dizendo que estão depressivas. Realmente pode-se considerar que a depressão é uma das psicopatologias mais comuns neste século, mas é importante destacar que nem sempre um sentimento de tristeza momentânea pode ser sinal de que a pessoa está com depressão. A depressão apresenta um conjunto de sintomas que juntos ajudam o médico a formar um diagnóstico para só assim indicar um tratamento adequado a cada caso.

Deve-se considerar que a intensidade dos sintomas varia de pessoa para pessoa. Entre os sintomas mais comuns podemos citar: humor deprimido durante todo o dia e por um longo período de tempo; perda de interesse nas atividades que antes lhe eram prazerosa; falta de interesse sexual; alterações significativas no apetite que resultam em ganho ou perda de peso excessivo; Insônia ou Hipersonia; sensação de fadiga e perda de energia; sentimento de inutilidade e excessivo sentimento de culpa sem motivo aparente; dificuldade para se concentrar e indecisão permanente; pensamentos recorrentes sobre morte incluindo medo de morrer e ideações suicidas.

Somente o médico especialista  poderá diagnosticar corretamente a depressão e indicar qual o meio mais adequado para trata-la. Os tratamentos geralmente envolvem psicoterapia e medicamentos antidepressivos que trazem resultados positivos para o paciente. A depressão é uma doença grave e precisa de tratamento, o que ocorre ainda na nossa sociedade é o preconceito e até mesmo a falta de conhecimento de que este problema tem cura e pode ser controlado com ajuda especializada.

Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO -
Denise Marcon

Falta de energia, perda de ânimo e batimentos irregulares são comumente relatados

RIO — Pela classificação internacional de doenças, a depressão pode ser de três graus: leve, moderado ou grave. O humor da pessoa com depressão pode variar de dia para a dia, ou segundo as circunstâncias, e pode ser acompanhado de diversos outros sintomas, como redução da energia e perda de interesse no que está a seu redor. O número e a gravidade dos sintomas ajudam a determinar de que grau ela é.
Na forma leve da doença, em geral há a presença de dois ou três dos sintomas, e a pessoa continua capaz de desempenhar suas atividades. Na moderada, são quatro ou mais sintomas e o paciente parece ter muita dificuldade para manter sua rotina. E, na grave, os muitos sintomas são angustiantes, e a ideia de suicídio é comum. Em alguns casos, o doente tem sintomas psicóticos, como alucinações. Quando é este o quadro, deve-se buscar ajuda imediatamente, porque a pessoa corre o risco de morrer por suicídio, desidratação ou desnutrição.
As principais características da depressão são:
— Rebaixamento do humor
— Redução da energia
— Diminuição da atividade
— Alteração da capacidade de experimentar o prazer
— Perda de interesse
— Diminuição da capacidade de concentração
— Fadiga, mesmo após um esforço mínimo
— Problemas de sono e/ou despertar matinal precoce, várias horas antes do habitual
— Falta de apetite
— Diminuição da autoestima e da autoconfiança, muitas vezes associada a ideias de culpabilidade e/ou indignidade
— Lentidão psicomotora importante
— Agitação
— Perda da libido
— Alucinações e outros sintomas psicóticos (nos casos mais graves)
A literatura médica relaciona ainda sintomas físicos como desconforto no batimento cardíaco, boca ressecada, constipação, dores de cabeça e dificuldades digestivas. Podem aparecer ainda dificuldade para chorar ou vontade de chorar sem motivo aparente, hesitação para tomar decisões, pena de si mesmo, persistência de pensamentos negativos e queixas frequentes.
Há muitas outras manifestações de depressão classificadas. Uma delas é a distimia, em que o rebaixamento do humor é crônico, e pode até persistir por anos, mas os episódios são curtos.
Caso desconfie estar sofrendo de depressão, ou de que algum familiar ou amigo se enquadra nos sintomas descritos, o melhor é procurar um médico imediatamente.

Saiba ainda:

Conheça 9 sintomas da depressão

Você tem sofrido com queda de cabelo, insônia, dor nas costas ou prisão de ventre? Cuidado: você pode estar com depressão!

Conteúdo do site ANAMARIA
 

Tristeza e desânimo são os sintomas mais evidentes da depressão. Essa doença é capaz de acabar com sua vontade de fazer coisas simples, como ver TV, trabalhar e passear. Porém, a depressão é traiçoeira: ela pode se manifestar com sinais de que o paciente nem desconfia, como dores nas costas, falta de desejo sexual ou prisão de ventre.

"Em todos os casos, os pacientes apresentam uma queda da energia e do ânimo", afirma Rubens Pitliuk, psiquiatra do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. Veja a seguir os sintomas ocultos da depressão. Se eles durarem mais do que duas semanas, busque ajuda médica para que o problema não se torne mais grave:

1. Organismo desregulado
A depressão pode causar aumento ou perda do apetite, bem como prisão de ventre. Pode haver dores de cabeça, nas costas ou no estômago, sem causa aparente e que não passam com o uso de remédios. Suor em excesso, palpitações e tremor são outros sintomas comuns.

2. Pensamentos ruins
O deprimido pode ter ideias pessimistas e insistentes. A pessoa sabe que elas não fazem sentido, mas não consegue se livrar delas.

3. Falta de desejo sexual
Diminui a vontade de fazer sexo. Há desinteresse por coisas que antes eram agradáveis, como sair com amigos, ler livros, ver novela.

4. Manias estranhas
Você confere portas e janelas ou acha que pode fazer mal a si mesmo ou a alguém? Essas atitudes também podem indicar TOC, o transtorno obsessivo-compulsivo.

5. Falta de concentração
O paciente não consegue se fixar numa leitura ou guardar na memória o que leu. Em pessoas mais velhas, a falta de memória pode ser o sintoma mais forte. A insônia também é comum entre os deprimidos.

6. Beleza escondida
Pele envelhecida, boca amarga, olheiras, unhas quebradiças, cabelos fracos e sem brilho... Tudo isso leva embora toda a beleza de uma pessoa com depressão.

7. Sentimentos adormecidos
A doença dá a impressão de que o paciente está dopado, incapaz de ter sensações e sentimentos, sejam eles positivos ou negativos.

8. Volta ao passado
Atitudes de anos atrás voltam, trazendo culpa e arrependimento. Problemas que antes eram resolvidos com facilidade se tornam tarefas pesadas e difíceis.

9. Tristeza em dias nublados
Há pacientes que pioram quando o tempo está frio e chuvoso. Esses casos são chamados de depressão sazonal, explica Pitliuk.

Serviço
Nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), é possível fazer uma avaliação e dar início ao tratamento com psiquiatras e outros especialistas - de graça. Mais informações no site ou pelo telefone 0800-611997. 

Acabe com a depressão sem usar remédio

Alguns comentarios sobre a matéria


  • sentia tudo isso e um vazio ,vontade de estar só, até tira minha vida, passei por vários especialista e nnehum deles conseguiram mudar oque sentia. porém conheci um amigo que mudou o meu viver ,foi : JESUS. no dia que entreguei a minha vida a ele, tive cura , paz e alegria. sou muito feliz e percebi que a vida é muito preciosa para ser tirada , desperdiçada. DEUS tem sempre o melhor para nós e somos incapazes de percebe . Apenas confia queridos nele, porque eu tenho certeza que Só DEUS pode Cura não há OUTRO igual a ele, ele é maravilhoso e digno de ser louvado, hoje não posso viver sem ele, pois ele abriu os meus olhos para voltar a sonhar e me deu forças para lutar. um abraço  
  • . Procurei um médico me passou SERTRALINA um ANTI DEPRESSIVO. Sendo que quando tomo o remedio fico pior em vez de me LEVANTAR tenho sono. Não queria ficar me exchendo de remédios.Pois já tomei vários tipos de CALMANTES para dormir.Só que hoje trabalho.Não posso ficar me dando o LUXO de ficar em casa. Me entupo de Calmantes.O que fazer para essa DEPRESSÃO diminuir e eu me livrar de tantos rem¿dios.Que tomo até por conta propria.O dia que não tomo ou rem¿dio acaba pare¿o que vou morrer. INSONIA muita insonia. durmo com remedio e no maximo 4 horas.O que FAZER. - 1
  • tenho 35 anos,e a 3 meses descobrimos que minha mãe estava com um tumor e a cirurgia era de alto risco prá ela,sofri muito, tinha muito medo de perder minha mãe,graças a DEUS ela fez a cirurgia e está bem agora....cuidei dela até se recuperar.voltei prá casa e desde então sinto falta de ar,coração acelerado,tremores nos braços e pernas...fui no pneumologista,cardiologista,fiz varios exames não tenho nada.pode ser depressão???
  • tenho 23 anos moro com o meu marido tem7 meses a tres meses atras descobrir que ele me traiu com a ex mulher,depois desse dia comecei emagre¿er,nao tenho vontade de fazer nada sinto muitas dores de cabe¿a,nuca,pesco¿o,costas no abdome me sinto fraca nao tenho animo pra nada ,vivo dentro de casa o tempo enteiro ¿ de casa pra o mercado meu marido trabalha viajando fico so em casa,penso que vou ficar louca penso muitas coisas ruim,o que faco?as vezes penso que vou morrer estou emagrecendo a cada dia nao tenho vontade de comer,nao tenho ninguem para conversar,vivo so dentro de casa dia e noite so.me ajudem por favor.
  • Oi a tempos perdi o interesse em me arrumar ,sinto tristezas sem motivos , desanimo frequente, moleza ,dores nas articulaçoes, dor de cabeça , falta de concentraçao, por favor me ajudem, tambem tenho muita ansiedade que devo fazer? -


Nenhum comentário: