10.01.2012

Apos um acidente vascular cerebral pratique atividades físicas

Exercícios melhoram a memória de pacientes após AVC

Atividades físicas também desenvolvem linguagem, pensamento e tomada de decisões. Os sentidos podem ter um benefício de até 50% após seis meses de práticas adaptadas


Os pacientes seguiram uma aeróbica adaptada e treinos de força durante cinco dias por semana, durante seis meses
Foto: Marco Antonio Rezende/18-4-2012
Os pacientes seguiram uma aeróbica adaptada e treinos de força durante cinco dias por semana, durante seis meses
RIO - Exercícios melhoram a memória, linguagem, pensamento e a tomada de decisões após um acidente vascular cerebral (AVC). É o que demonstra estudo de pesquisadores do Instituto de Reabilitação de Toronto.
Segundo o trabalho, apenas seis meses de atividades físicas podem melhorar diversos sentidos em até 50%. Durante teste realizado com 41 pessoas, pesquisadores descobriram também que a proporção de pacientes com comprometimento cognitivo leve caiu de 66% para 37% após o período de exercícios.
Os pacientes seguiram uma aeróbica adaptada e treinos de força durante cinco dias por semana, durante seis meses. Exercícios, basicamente, que imitavam a rotida diária normal, como caminhadas, levantamento de pesos e agachamentos.
— As pessoas com deficiências cognitivas após o AVC têm um risco de morte três vezes maior — declara Susan Marzolini, autora do estudo. — Se pudermos desenvolvê-las através de exercícios, poderão se tornar, também, padrão de atendimento para pessoas que passaram pelo problema.

Nenhum comentário: