A Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) orienta que os motoristas adotem uma postura preventiva e defensiva de direção veicular, ou seja, conduzir de maneira a prevenir acidentes.
Economia e manutenção do veículo:
1 – Velocidade: Um veículo a uma velocidade de 80 km/h pode ter seu consumo de combustível reduzido em até 20% se comparado a uma velocidade de 100km/h.
2 – Calibragem: O pneu descalibrado, além de aumentar o desgaste, também aumenta o consumo de combustível em até 5%, pois aumenta a banda de rodagem, o arrasto, a aderência e o peso, exigindo mais aceleração. Mantenha sempre seus pneus calibrados.
3 – Peso do veículo: Evite transportar cargas desnecessárias em seu veículo. A cada 50 kg a mais que você transporta, equivalem a 1% de aumento no consumo, seja de combustível, desgaste de suspensão, pneus e outras peças de seu veículo
4 – Banguela: Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro em ponto morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção eletrônica, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo. Além disso, essa prática mantém o motor em baixa rotação, e com o vento forte no radiador, reduz a temperatura drasticamente, podendo gerar m choque térmico que provoca a queima da junta do cabeçote e trincas na carcaça.
5 – Partida: Dê a partida de ignição do seu veículo com o pedal da embreagem pressionado. Isso deixa o motor mais leve, economizando a bateria. Ao dar a partida de ignição no veículo acione a chave até que acendam as luzes do painel, aguarda por pelo menos 10 segundo e acione.
6 – Lombada ou “quebra molas” – Ao deparar com uma lombada ou quebra molas, nunca passe transversalmente (cada roda de uma vez) isso pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos.
7 – Acessórios: Não acione partida de ignição do seu veículo com nenhum acessório ligado (lanterna, som automotivo, ar-condicionado, etc). Isso exige muito da bateria, forçando-a a um desgaste desnecessário e reduzindo a sua vida útil. Ligue seus acessórios somente com o motor do seu veículo em funcionamento.
8 – Combustível: Mantenha seu tanque de combustível acima de ½ sempre que possível. Com o tanque em nível baixo (reserva), além do risco de pane seca, o consumo de combustível é maior.
Direção Segura:
1 – Cuidado nas curvas: Saber fazer curvas corretamente é fundamental para se dirigir com segurança. Calcule a velocidade necessária, freie antes de entrar na curva e pise de leve no acelerador ao fazê-la.
2 – Condições da viagem: Dirija sempre levando em conta as condições da via, do veículo, dos pedestres, dos outros condutores e das demais condições adversas.
3 – Viagem diurna: Prefira viajar de dia e planeje com antecedência o itinerário, bem como as paradas e descanso. Vale ressaltar que é importante descansar a cada 2h ou a cada 40 km.
4 – Viagens longas: Descanse bem antes de viajar. Viaje com quem possa revezar a direção. Interrompa a viagem a cada 2 horas, saia do veículo, caminhe e se alongue. Adote o mesmo procedimento para os acompanhantes. Não faça trajetos por mais de seis horas.
5 – Na chuva: Redobre a atenção, reduza a velocidade a um limite seguro, deixe o limpador de para-brisa ligado, evite freadas fortes.
6 – Aquaplanagem: Não use o freio e a embreagem. Solte o acelerador e deixe o atrito com a água reduzir a velocidade até você sentir as rodas adquirirem contato com o asfalto.
7 – Ultrapassagem: Certifique-se que tem uma visão total da estrada, olhando também os retrovisores. Anuncie por meio de sinais convencionais (seta) a sua intenção de fazer ultrapassagem. Jamais ultrapasse pela pista da direita, em trevos, lombadas, curvas, passagens de nível e em trechos que a faixa divisória seja contínua.
8 – Cinto de segurança: Verifique antes da viagem se os cintos estão em bom estado. O uso é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, inclusive no banco traseiro. Nunca prenda o cinto enrolado ou dobrado.
9 – Acidente: Jamais movimente a vítima, não faça torniquetes, não tire o capacete e não dê nada para beber. O mais correto é chamar o serviço de resgate da concessionária que administra a rodovia, polícia rodoviária ou o corpo de bombeiros.
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