10.01.2012

DIA INTERNACIONAL DO IDOSO

Dia Internacional do Idoso

Para viver com qualidade, é preciso se cuidar!

Em 1 de outubro é celebrado o Dia Internacional do Idoso. Nesta data, é fundamental que se debata os cuidados da saúde por meio do uso correto de medicações, idas regulares ao médico, prática de atividade física regular e alimentação adequada.
De acordo com especialistas, a família tem papel fundamental nesta empreitada, ao manter uma boa comunicação com o idoso, auxiliando-o e incentivando-o sempre que necessário.
“É comum ver filhos e netos levando os idosos para fazer exercícios físicos por recomendação médica, mas sem a expectativa de que aquilo fará alguma diferença. Contudo, após alguns meses, quando o idoso torna-se mais forte, ágil e independente, os familiares ficam agradecidos e até passam a fazer os exercícios na academia” conta o profissional de educação física Carlos Alberto A. Silva, diretor da Academia Estação do Exercício (SP), especializada em musculação para idosos e grupos especiais.
Ele explica que, ao fortalecer a musculatura, o idoso pode voltar a fazer atividades que havia deixado de fazer, sente-se menos cansado, tem tendência a cair menos e, em consequência, melhora sua qualidade de vida. Com isso, ampliam-se as opções de lazer e interação social, a disposição para ajudar nas tarefas e o ‘sentir-se útil’, que são fatores essenciais para resgatar o equilíbrio psicossocial do idoso e da família.
Além da atividade física supervisionada por profissionais qualificados, o idoso deve ter acompanhamento médico regular. O geriatra é o médico com formação para cuidar da saúde do idoso, sempre com um olhar voltado para a prevenção das doenças. Porém, todas as especialidades médicas e gerontológicas devem interagir harmoniosamente para garantir a saúde da população que envelhece.
“O geriatra faz uma avaliação dos alunos que iniciam os exercícios, para conhecer a condição atual de saúde e passar orientações aos professores. Assim, trabalhamos com mais segurança e entendimento de cada caso”, conclui o educador

IDOSOS BRASILEIROS SÃO MAIS FELIZES

Idosos brasileiros são mais felizes
Pesquisa que mostra que idosos brasileiros são mais felizes foi realizada no Rio de Janeiro e na cidade de Ilhéus, na Bahia.

Envelhecer faz bem ao brasileiro. Um estudo realizado por pesquisadores no Reino Unido, entre 2002 e 2008, indica que quanto mais velhos, mais felizes são os brasileiros. A pesquisa incluiu entrevistados do Rio de Janeiro e de Ilhéus, na Bahia. Idosos da África do Sul também foram analisados.
Segundo o estudo, a maioria dos idosos brasileiros e africanos afirmou estar “satisfeita” ou “muito satisfeita” com a sua vida, com os relacionamentos e, também, com o respeito que recebiam. Acredita-se que a felicidade está relacionada ao bom desenvolvimento dos dois países.
De acordo com Armando Barrientos, diretor de pesquisas do Instituto Brooks de Pobreza Mundial, da Universidade de Manchester, o que normalmente ocorre com o envelhecimento é o aumento de pessoas pobres e infelizes. Mas, nos dois países em questão, acontece o oposto. Ainda segundo ele, o motivo é a política social inovadora do Brasil e da África do Sul.
Dados do Censo 2010 informam que a população brasileira com até 25 anos de idade teve menor representatividade no total da população brasileira, em 2010, enquanto houve um aumento no número de pessoas idosas. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na comparação entre regiões, o Censo mostra que a região Norte, apesar do contínuo envelhecimento observado nas duas últimas décadas, ainda apresenta uma estrutura bastante jovem, devido aos altos níveis de fecundidade no passado.

IDOSOS APOSTAM NA SOJA PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA

Idosos apostam na soja para melhorar a qualidade de vida
Veja como este grão pode auxiliar em problemas comuns da terceira idade e a garantir a longevidade

A soja é um alimento ainda novo para a culinária brasileira, mas, aos poucos, vem ganhando espaço e conquistando muitos adeptos pelo país. Alguns idosos, por exemplo, já se renderam ao sabor e aos benefícios deste grão. Também, não é para menos. Ela os ajuda a alcançar a longevidade com mais saúde e disposição.

Segundo o IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), este grupo é o que mais cresce no país. Atualmente os idosos representam 10% da nossa população. Embora alguns problemas de saúde ainda sejam muito comuns entre eles, o que se percebe é uma maior preocupação com a qualidade de vida e, conseqüentemente, com a alimentação.

A opção pela soja proporciona melhora nas funções cognitivas, no sistema imunológico, diminuição dos radicais livres e ainda contribui para regulação hormonal. Este grão é muito rico em proteínas, vitaminas, minerais antioxidantes e gorduras insaturadas (aquelas que fazem bem ao coração).

Veja algumas receitas à base de soja do Suadieta:

IDOSOS DEVEM TOMAR MAIS SOL

Idosos devem tomar mais sol
O Sol traz muitos benefícios a nossa saúde, principalmente quando o assunto é a terceira idade. Leia essa matéria e confira como uma simples mudança na rotina dos idosos pode fazer uma grande diferença.

O banho de sol pode ajudar as pessoas idosas a reduzir o risco de desenvolver doença cardíaca e diabetes, segundo estudo da Universidade de Warwick, no Reino Unido.

A exposição à luz do sol estimula a produção de vitamina D, cuja deficiência estaria associada à síndrome metabólica – conjunto de fatores de risco para doença cardíaca e diabetes.

Segundo os pesquisadores,  como os idosos são mais propensos à deficiência de vitamina D, por causa do processo natural de envelhecimento e de mudanças no estilo de vida, a exposição ao sol seria especialmente importante para esse grupo de pessoas.

A pesquisa, que  avaliou  mais de 3,2 mil pessoas com idades entre 50 e 70 anos de idade na China, mostrou uma relação entre baixos níveis de vitamina D (25-hidroxivitamina D) no sangue e a prevalência de síndrome metabólica.

O mais preocupante é que 94% dos voluntários apresentavam níveis insuficientes ou deficientes do nutriente, e mais de 42% tinham síndrome metabólica.

A deficiência de vitamina D é uma condição que está causando um grande problema de saúde em todo o mundo, com particular impacto deletério entre os idosos.Os baixos níveis de vitamina D estão associados a um risco aumentado de ter síndrome metabólica, e estava também significativamente associado com resistência à insulina aumentada.

Os pesquisadores recomendam que os idosos tomem mais sol, mas com responsabilidade.

TERCEIRA IDADE QUER VIVER MAIS

Terceira idade quer viver mais
Em busca da longevidade

Em busca de qualidade de vida e uma vida social mais animada, o perfil da terceira idade brasileira está mudando. Há alguns anos, procurar uma academia era, somente, uma obrigação ou uma indicação do médico para resolver algum problema pontual. Hoje em dia, a situação é outra. A terceira idade está mais ativa. Ela quer viver mais.
Apesar de toda disposição, com a chegada do frio em grande parte do país, a preguiça pode atingir homens e mulheres a partir dos 65 anos. Mas, para que os idosos não percam o ritmo mesmo não saindo de casa, Bruno Martins, Coordenador de Atividades Coletivas da A! Body Tech de Goiânia, dá algumas dicas essenciais. São elas: alongar o corpo ao acordar, dar uma espreguiçada longa, não levantar rapidamente, caminhar e estar sempre em movimento. Beber algo quente também ajuda a aquecer o corpo.
Mas, se mesmo com aquela chuvinha a preguiça foi vencida, o idoso, antes de ir para a malhação deve, além de seguir as recomendações citadas anteriormente, usar as escadas no lugar do elevador e ir caminhando até a academia.
Para Bruno Martins, os alunos da terceira idade podem fazer todos os exercícios que desejarem, mas, claro, com acompanhamento profissional. “Dou aula há dez anos e o perfil desse público mudou muito. Hoje, eles procuram estar mais perto dos jovens e fazer novas amizades, além de se manterem em forma”, diz Bruno, que afirma, ainda, que o número de idosos procurando academias cresce anos após ano.

Veja como se alongar em casa
Posição inicial
- Em pé e com joelhos unidos e semiflexionados
- De frente para a superfície de apoio
- Abdome contraído
Orientação
Apoie-se em algum objeto ou estrutura fixa, mantendo, assim, o equilíbrio e a coluna flexionada. Flexione o joelho direito apoiando a mão direita sobre o dorso do pé. Estenda a coluna e mantenha os joelhos alinhados. Projete o quadril à frente. O mesmo movimento deve ser repetido com a perna esquerda. Execute série única de 10 segundos. Pouco a pouco, aumente a sequência para 30 segundos.

CIRURGIA PLÁSTICA NA TERCEIRA IDADE

Cirurgia plástica na terceira idade
População idosa mostra que também se preocupa com a beleza do corpo.

Se você ainda pensa que quem tem mais de 60 anos precisa ficar em casa, de pijama, assistindo a vida passar, está redondamente enganado. Atualmente, a população idosa está cada vez mais ativa socialmente e como consequência do aumento da expectativa de vida, a preocupação em manter a beleza também se intensifica.

De acordo com o cirurgião plástico Alan Landecker, é cada vez maior a presença de pacientes com mais de 60 anos que vão aos consultórios médicos em busca de procedimentos estéticos. A maioria quer melhorar a flacidez e retirar os excessos de pele.  Entre os procedimentos mais procurados estão o rejuvenescimento facial, cirurgia nas mamas e no abdômen, lifting de coxas e tratamentos estéticos não-invasivos, como toxina botulínica, laser e peelings.

“Na face, os principais incômodos são: rugas, bolsas nos olhos, pálpebras caídas e flacidez no pescoço. Se há pouca alteração na pele, pode-se fazer o mini-lifting. Caso contrário, é necessário reposicionar as estruturas e corrigir a flacidez, além de remover os excessos de pele. Ou seja, é preciso fazer a cirurgia plástica mesmo, como lifting para rosto e pescoço.”, explica Alan.

No entanto, é importante deixar claro que, apesar de melhorar a aparência, a cirurgia plástica, qualquer que seja o tipo de procedimento, não é capaz de retomar a exata aparência da juventude.  “Você pode minimizar os riscos de insatisfação ao identificar e consultar cirurgiões plásticos qualificados, que sejam francos quanto às expectativas dos pacientes.”, conta o médico. 

Complementar o procedimento cirúrgico com tratamentos estéticos como uso do laser, peelings e toxina botulínica, depois de realizada a cirurgia plástica, também ajuda a melhorar a qualidade da pele e evidenciar os resultados, proporcionando maior durabilidade. Mas, em alguns casos, é preciso manter uma atenção extra. A lipoaspiração, por exemplo,
deve ser realizada com muito cuidado em pacientes com mais de 60 anos.

“Quanto mais elevada a idade, menor é a capacidade de retrair a pele. E como o objetivo principal da lipoaspiração é remover os depósitos de gordura que tendem a se acumular na região dos quadris, culotes, coxas, abdômen, costas, joelhos e pescoço, para obter um resultado satisfatório, é fundamental que a paciente tenha uma qualidade da pele adequada, porque sem elasticidade, por exemplo, ela ficará ainda mais flácida e teremos a formação de áreas de contorno irregular, que são difíceis de corrigir.”, finaliza Landecker.

FITNESS NA TERCEIRA IDADE

Fitness na terceira idade
Quem disse que idade é sinônimo de sedentarismo? Isso é coisa do passado! Não importa quantos anos você têm, o que não pode é deixar de cuidar da saúde e do físico!


A terceira idade já não é mais a mesma. Aquela imagem de velhinhos sentados na praça, dando comida aos pombos, já faz parte do passado. Hoje, o que se vê são idosos totalmente ativos e cada vez mais presentes em academias. E nada de pensar que é apenas pela saúde! Assim como os mais novos, eles querem ficar em forma.

A idade traz muitas mudanças em nossas vidas, dentre elas, a queda da capacidade física. O que antes parecia fácil, como subir um lance de escada, se aproxima muito de um martírio quando estamos um pouco mais velhos. E é exatamente aí que a prática de exercício faz toda a diferença.

Vale lembrar que, de uma maneira geral, esse grupo não está proibido de praticar nenhuma atividade. A não ser, é claro, que exista algum tipo de restrição médica. Além disso, especialistas afirmam que o convívio social também é um outro ponto que pode ser levado em consideração. O contato com pessoas diferentes e a preservação de uma rotina ativa, faz com que os idosos se sintam bem psiquicamente.

A dica é que você procure o seu médico e veja qual o exercício que mais se adapta ao seu estilo e a sua rotina. O mais importante é estar em movimento, cuidar da saúde e, é claro, manter a boa forma!

Nenhum comentário: