Rio -  De acordo com pesquisa do Ministério da Saúde, quase metade da população brasileira está acima do peso. O estudo da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) mostrou que 48,5% sofrem com o sobrepeso. O número de obesas aumentou também, chegando a cerca de 30 milhões.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

Mas é possível perder peso de maneira saudável e recuperar a saúde e a autoestima. Para isso, o primeiro passo é procurar especialistas. “Cada pessoa vai ter um plano personalizado”, explica a nutricionista Mônica Carrijo.
Ela afirma que o paciente precisa fazer exames e avaliação completa. Após os testes, o profissional pode desenvolver o programa a ser seguido. “Os pacientes querem resultados imediatos, mas o mais importante, a reeducação alimentar, só vem com o tempo. A pessoa precisa escolher os alimentos certos e de qualidade”, diz Mônica.
Aos 25 anos, Caroline Alves estava na sua pior forma física. A bancária pesava 115 quilos e tinha medo de ficar doente. “Venho de família de obesos e tenho tendência a hipertensão. Para mim, era questão de saúde perder peso”, conta ela.
Caroline tinha muitas dificuldades por causa da obesidade. Era difícil subir a escadas até mesmo caminhar. “Muitas vezes, sentia minhas pernas latejando”, relata.
Depois de algumas tentativas frustradas de emagrecer, a jovem procurou especialistas. Com o acompanhamento de um endocrinologista, um nutricionista e um psicólogo, ela conseguiu, em nove meses, chegar ao corpo desejado. “Estou com 62 quilos e 16% de gordura. Já consigo manter meu peso ideal há dois meses”, diz Caroline.
A nutricionista Mônica Carrijo explica que não existe segredo para perder peso e ter uma vida saudável. Mas alerta que é preciso sim ter determinação. “As pessoas precisam encarar o desafio com motivação. É essencial que elas estejam determinadas a perder peso”.

ROTINA É FUNDAMENTAL
A endocrinologista Aline Barbosa é direta: o primeiro passo na dieta é ter força de vontade. “Não há solução específica sem o paciente estar pronto a mudar sua rotina, seus hábitos alimentares e até sua cultura à mesa”.
A médica explica que a alimentação no dia a dia precisa ser formada de pequenas porções de diferentes grupos alimentares, pilares de uma boa refeição.
“No almoço, por exemplo, você precisa ter 30% de legumes e 30% de carboidratos, como arroz, macarrão ou batata. Mas no jantar isso se modifica, passando para 40% de legumes e 20% de carboidratos”.
Foto: Arte: O Dia
Arte: O Dia
Segundo Aline, a importância de criar o cardápio ao longo do dia é para adaptar as necessidades diárias do metabolismo à queima calórica. “Seguindo essa fórmula, você gasta mais, mas mantém a disposição”, diz.
O passo a passo no emagrecimento também precisa ser bem calculado pelo indivíduo. A endocrinologista explica que o paciente tem de ser estimulado a todo instante, para manter o ritmo gradual da perda de peso. “Além de manter a alimentação saudável, quem tem sobrepeso precisa, por exemplo, beber bastante líquido e ter boa qualidade do sono”.