4.24.2013

Jovens aspiram camisinha pelo nariz em vídeos publicados na internet

Segundo especialistas, brincadeira pode prejudicar aparelho respiratório.
Chamada de 'condom challenge', prática já teve adesão de brasileiros.

Eduardo Carvalho Do G1, em São Paulo
137 comentários
Sequência em vídeo publicado na internet mostra uma garota aspirando a camisinha por uma narina e retirando o preservativo pela boca, como manda o 'condom challenge' ou desafio da camisinha (Foto: Reprodução/YouTube/BrandiTimmons)Sequência em vídeo publicado na internet mostra uma garota aspirando a camisinha por uma narina e retirando o preservativo pela boca, como manda o 'condom challenge', ou desafio da camisinha (Foto: Reprodução/YouTube/BrandiTimmons)
Vídeos colocados na internet mostram jovens aspirando preservativos pelo nariz e retirando-os pela boca. A brincadeira, identificada geralmente como "condom challenge" (desafio da camisinha), é feita por adolescentes de diversos países, inclusive o Brasil.
Nas imagens, os rapazes e garotas colocam a camisinha em uma das narinas e aspiram com força, a ponto de o preservativo entrar completamente para, depois, ser puxado pela boca com a ajuda das mãos.
Especialistas em otorrinolaringologia ouvidos pelo G1 desaconselharam a brincadeira e apontaram os riscos que ela pode trazer. Segundo eles, a prática pode causar desde uma sinusite grave até, em tese, a obstrução do pulmão, o que, em último caso, levaria o indivíduo à morte.
Segundo a médica Tanit Ganz Sanchez, ao aspirar um preservativo há o risco de rompimento do material e um pedaço dele permanecer na região nasal. Ela afirma que o corpo vai reagir de forma agressiva para tentar retirar a "peça estranha" localizada pelo sistema imunológico.
“É a mesma reação que acontece quando uma criança aspira um feijão. Isso causa uma reação inflamatória tão grande, tão potente, que gera um volume grande catarro no nariz, com cheiro forte, e causa dor na narina e na cabeça. No entanto, isso ocorre de 3 a 7 dias após o 'corpo estranho' ficar no nariz. Não é possível perceber na hora”, explica.
O médico Ricardo Schaffeln Dorigueto, chefe do setor de Eletrofisiologia da Audição da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), acrescenta que os produtos químicos presentes na camisinha podem agredir a mucosa nasal.
Pulmão afetado
Os dois especialistas apontam ainda um problema maior, apesar de bem mais difícil de acontecer: o de o preservativo se encaminhar para o pulmão durante a aspiração. Se a aspiração for muito brusca, o preservativo poderia descer pela laringe e atingir o pulmão.
“Quando o material chega lá, bloqueia os brônquios e a traqueia. Com isso, a pessoa fica impedida de respirar. Ocorre uma redução da oxigenação do sangue, o pulmão para funcionar e pode levar a pessoa ao óbito”, explica Dorigueto.
“Essa brincadeira obriga a uma aspiração forçada e, quando o preservativo chega ao fundo do nariz, a pessoa tem que puxá-lo com a mão. Neste momento, o indivíduo está mexendo na zona de reflexo do vômito. Se ela vomitar, encher a boca e o dedo estiver lá tentando retirar o preservativo, ela pode aspirar esse líquido, que pode ir parar no pulmão”, complementa Tanit.
Ela não vê a prática do "condom challenge" como algo saudável. "É prejudicial", finaliza.

Nenhum comentário: