4.23.2013

Desafio da canela' pode causar lesões pulmonares e pneumonia

Brincadeira em que pessoas tentam ingerir uma colher de canela em pó seca traz sérios riscos à saúde


A canela é feita de fibras de celulose e prejudica as vias respiratórias Foto: Getty Images
A canela é feita de fibras de celulose e prejudica as vias respiratórias 

Um estudo publicado na revista Pediatrics chamou a atenção para os riscos do "desafio da canela", em que pessoas tentam comer uma colher cheia de canela em pó em um minuto, sem ajuda de líquidos. As tentativas gravadas em vídeo viraram sensação na internet. 

O problema é que a canela é feita a partir de cascas de árvore e contém fibras de celulose, segundo o pesquisador Steven Lipshultz, da Universidade de Miami Miller School of Medicine. As fibras podem causar sérios danos aos pulmões, como pnemonia, desencadear crises de asma, além de irritações na garganta. 

Uma adolescente de Michigan, nos Estados Unidos, sofreu um colapso pulmonar e parou de respirar, após participar do desafio. Os pesquisadores fizeram testes em ratos que, em exposição ao pó de canela, apresentaram granuloma, fibrose intersticial, diminuição na elasticidade dos pulmões, entre outros problemas respiratórios. 

Os sintomas mais comuns são tosse, queimação na boca, nariz e garganta. Apesar dos riscos, a Associação Americana de Centros de Controle de Intoxicação emitiu relatório em que aponta o aumento no número de pessoas que enfrentam o “desafio”, de 51 em 2011 para 222 em 2012.

Nenhum comentário: