Hoje em dia, a maioria das mulheres já sabe que desodorantes antitranspirantes ou soutiens estruturados não causam câncer de mama. No entanto, muitas outras falsas crenças circulam a respeito da doença. Conheça alguns exemplos de mitos e verdade sobre a doença.
O câncer tem cura?
-
Verdade. Embora a medicina mencione que o tratamento deve ser individualizado e que cada paciente responde de maneira particular às terapias, o câncer é curável, desde que diagnosticado precocemente e acompanhado corretamente.
A radiação emitida pela mamografia causa câncer?
-
Mito. A exposição a qualquer tipo de radiação irá expô-la a riscos de câncer em geral, porém a quantidade de radiação de uma mamografia é relativamente pequena; a dose é aproximadamente o que você absorveria de forma natural durante três meses. A mamografia continua sendo a melhor ferramenta para detecção do câncer de mama.
O câncer é contagioso?-
Mito. Mesmo o câncer causado por vírus não é contagioso, ou seja, não passa de uma pessoa para a outra por contágio, como ocorre com resfriados, por exemplo.
A freqüência sexual interfere na ocorrência de câncer?-
Mito. Especialistas afirmam que não há relação alguma entre a freqüência sexual e o surgimento de câncer. Cabe ressaltar que a atividade sexual não ajuda a proteger as mamas contra o câncer. O que pode protegê-las é a gravidez e a amamentação.
O câncer é um castigo?- Mito. O surgimento de qualquer tipo câncer está relacionado a inúmeras causas, dentre elas, maus hábitos alimentares, consumo exagerado de álcool, sedentarismo e, principalmente, o tabagismo.
Fonte:www.oncoguia.com.br -
Nenhum comentário:
Postar um comentário