11.08.2013

DIETA DA BANANA: ELA FUNCIONA DE VERDADE?


Dieta da banana: ela funciona de verdade?
Descubra se a dieta da banana é eficaz e, principalmente, se ela não é prejudicial à saúde.

Existe alguma fruta mais brasileira do que a banana? Uma paixão nacional, quase uma unanimidade, a fruta é uma das mais versáteis e saborosas do nosso cardápio. E para os apaixonados por banana, uma excelente notícia: ela ajuda, e muito, na hora de emagrecer. Por isso, a “dieta da banana” vem virando mania entre aqueles que querem perder peso.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, esta dieta não significa passar o dia à base da banana. Ela consiste, basicamente, no seguinte: no café da manhã, você pode comer bananas à vontade e nada mais. É desejável que beba também água em temperatura ambiente. O motivo? O líquido dá saciedade. Logo, entraria como um coadjuvante para espantar a fome. 
Nas refeições seguintes, pode-se comer de tudo, mas só até às 8 horas da noite. Após o jantar, nada de sobremesa. Já o lanchinho da tarde permite até uma guloseima. Os únicos itens proibidos são sorvetes, derivados do leite e álcool. E é exatamente por isso que a dieta não traz prejuízos à saúde. 
A importância do sono
Na dieta da banana, a recomendação é que você vá dormir no máximo à meia-noite, e se puder se deitar antes, melhor. O ideal é ter um período de quatro horas entre a última refeição ou lanche e o horário de dormir. Por isso, a recomendação dos adeptos da dieta da banana é que você jante até às 20h, sendo o ideal às 18h. 
Durante o sono liberamos hormônios que controlam o apetite, a queima de gordura e a sensação de saciedade. Quando o sono não é regular, essa liberação fica comprometida e, assim, o corpo não trabalha com esses níveis hormonais adequados, podendo contribuir para o aumento de peso.
Por que a banana emagrece?
Além de matar rapidamente a vontade de comer, ela contém enzimas que aceleram a digestão, favorecendo uma rápida perda de peso. Sem contar que também tem fibras do tipo solúvel, aquelas que se ligam à água, formando uma espécie de gel que demora a sair do estômago.
O poder emagrecedor da banana deve-se também ao amido resistente, um carboidrato complexo encontrado na batata, em leguminosas e massas integrais e que, dentro do corpo, se comporta como uma fibra, favorecendo o funcionamento do intestino e dando aquela sensação de barriga cheia.

Nenhum comentário: