11.09.2013

Supertufão pode ter matado 10 mil pessoas nas Filipinas


A destruição provocada pela passagem do Haiyan é comparada à devastação do tsunami de 2004, que matou 220 mil pessoas
por Redação — publicado 10/11/2013 10:21, última modificação 10/11/2013 10:36
Ted Aljibe / AFP

Tufão Haiyan
Imagem mostra a destruição provocada pelo Haiyan em Tacloban, cidade na região central das Filipinas
A passagem do tufão Haiyan pelas Filipinas, iniciada na tarde de sexta-feira 8, pode ter matado 10 mil pessoas, segundo estimativas de funcionários do governo local. No sábado 9, a Cruz Vermelha das Filipinas confirmou a morte de pelo menos 1,2 mil pessoas e projetou que o número deveria crescer.
Os ventos do tufão, que chegaram a 315 quilômetros por hora, causaram destruição em províncias da região central das Filipinas, onde as estradas estão bloqueadas devido a enchentes, árvores foram arrancadas do solo e redes de transmissão energia derrubadas. De acordo com o jornal britânico The Guardian, Elmer Soria, superintendente da província de Leyte, entre 70% e 80% das construções que estavam na trajetória do tufão foram destruídas. Assim, afirmou Soria, a estimativa do governo de Leyte era de 10 mil mortos. Tecsom Lim, administrador de Tacloban, capital da província de Leyte, estimou que apenas na cidade o número de mortos poderia chegar a 10 mil. Por enquanto, um número entre 300 e 400 corpos foi recuperado.
Jornalistas da AFP em Tacloban viram sobreviventes perambulando entre os escombros, pedindo água, enquanto outros recolhiam o que restava de suas casas. "Com a minha família evacuamos nossa casa. Pensei que nossos vizinhos haviam feito o mesmo, mas não foi assim", contou aos prantos Dominador Gullena, um dos 220 mil habitantes desta cidade que estava no caminho do tufão. Zonas inteiras de Tacloban foram arrasadas, comprovou um fotógrafo da AFP.


O ministro da Energia filipino, Jericho Petilla, proveniente da região e enviado especial do presidente Benigno Aquino, sobrevoou de helicóptero no sábado os locais mais atingidos pelo tufão. "Palo, Ormoc, Burauen, Carigara. Em todos os lados se vê o mesmo. Casas sem telhado e árvores arrancadas", declarou Jericho Petilla em declarações à televisão. "O maior número de vítimas encontra-se certamente em Palo", 10 quilômetros ao sul de Tacloban, acrescentou.
"Ocorreram grandes destruições (...) A última vez que vi algo parecido foi durante o tsunami no Oceano Índico" que deixou 220 mil mortos em 2004, afirmou Sebastian Rhodes Stampa, chefe da equipe da ONU encarregada da gestão de desastres. O governo enviou 15 mil soldados às zonas atingidas, assim como aviões carregados de material de socorro e de comunicação, indicou à AFP um porta-voz do Exército.
No sábado, o supertufão de categoria 5 perdeu força, caindo para 4, mas meteorologistas alertam que ele pode recrudescer no Mar da China Meridional, na direção do Vietnã, onde sua chegada era esperada para este domingo. Autoridades de 15 províncias vietnamitas estão em alerta máximo, recolhendo barcos e preparando-se para possíveis desmoronamentos de terras. Cerca de 300 mil pessoas já foram evacuadas para áreas mais seguras.
*Com informações da AFP e da DW

 

Estima-se que mais de mil corpos foram vistos flutuando em Tacloban.
Número foi divulgado por secretária-geral da Cruz Vermelha das Filipinas.



Da Reuters

134 comentários

A Cruz Vermelha das Filipinas estima que mais de mil pessoas morreram na cidade de Tacloban e pelo menos outras 200 na província de Samar, regiões mais abaladas por um dos mais fortes tufões que atingiram o país.

 A secretária-geral da Cruz Vermelha das Filipinas, Gwendolyn Pang, disse que os números vieram de relatos preliminares de equipes da Cruz Vermelha em Tacloban e Samar, entre as áreas mais devastadas atingidas pelo tufão Haiyan na sexta-feira.
 "Estima-se que mais de mil corpos foram vistos flutuando em Tacloban como reportado por nossas equipes da Cruz Vermelha", ela disse à Reuters. "Em Samar, foram cerca de 200 mortos. A validação está a caminho".
Ela disse que esperava que um número mais exato viesse depois que uma contagem mais precisa de corpos em solo nestas regiões.

Haiyan, batizado como Yolanda pelas autoridades locais, é o tufão mais potente deste ano no mundo. O fenômeno castigou as Filipinas com ventos sustentados de 235 km/h e rajadas de até 315 km/h.
"Quase nenhuma casa ficou de pé nas regiões mais afetadas", afirmou Reynaldo Balido, porta-voz do Conselho Nacional de Gestão e Redução de Desastres.
  •  
Mapa tufão nas Filipinas (Foto: Editoria de Arte/G1)
Antes da chegada deste último tufão às Filipinas, o 24º do ano, os meteorologistas tinham advertido que ele poderia ser mais devastador que o tufão "Bopha", que deixou cerca de mil mortos em 2012.
Após arrasar o centro e o sul das Filipinas, Haiyan se encontra no Mar do Sul da China e segue rumo ao Vietnã, podendo atingir o Laos, e o Sul da China, que já se preparam para enfrentar a tormenta.
A força dos ventos converte Haiyan, de categoria 5, a mais alta, num dos ciclones mais violentos do mundo e que poderia ser o mais potente a tocar em terra em toda a história, segundo Masters.
Casa é engolida por tempestade nesta sexta-feira (8) durante a passagem do supertufão Haiday pela cidade de Legazpi, ao sul de Manila, nas Filipinas (Foto: Nelson Salting/AP)Casa é engolida por tempestade nesta sexta-feira (8) durante a passagem do supertufão Haiday pela cidade de Legazpi, ao sul de Manila, nas Filipinas (Foto: Nelson Salting/AP)
 

Nenhum comentário: