11.04.2013

OS 5 ERROS MAIS COMUNS DE QUEM USA LENTE DE CONTATO

Os 5 erros mais comuns de quem usa lente de contato

Descubra como cuidar das suas lentes com higiene e praticidade!

Apesar de muitas pessoas já estarem adaptadas ao uso dos óculos e terem transformado esta peça em um acessório que faz toda a diferença para o visual, existem aquelas que preferem abolir o seu uso e partir para as lentes de contato. Porém, para ser adepto às lentes é preciso ter muitos cuidados.
“São muitos os usuários que negligenciam os cuidados com as lentes de contato, podendo pôr em risco a saúde dos olhos”, destaca o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.
Confira os cinco maiores erros quando se trata das lentes de contato segundo o especialista:
1. Enxaguar as lentes com água corrente. “A água de grandes capitais, como são Paulo, é uma das mais bem tratadas do mundo. Mesmo assim, é um erro quando o paciente lava suas lentes com água de torneira ou do chuveiro, achando que não faz mal. Embora tratada, a água potável não é estéril nem livre de microrganismos que podem atingir a córnea e causar uma infecção.”
2. Umedecer a lente com saliva ou água comum. “Às vezes, a pessoa sente-se incomodada com as lentes de contato e, na ausência de material de higiene apropriado, toma iniciativa de reposicionar a lente, umedecendo-a com saliva ou água comum. Apesar de considerar uma ‘emergência’, novamente, é uma péssima ideia. Quando o paciente passa saliva na lente é como se a estivesse mergulhando numa banheira de bactérias. Nesses casos, ou a pessoa usa soro fisiológico, ou recorre às lágrimas artificiais para limpar os olhos e as lentes numa emergência. Em último caso, é preferível jogar fora a lente a recorrer a esse tipo de solução caseira.”
3. Reaproveitar solução de limpeza. “Por mais que haja toda uma tendência à reciclagem e ao reuso de materiais, esse não é o caso. Quando o paciente resolve usar mais de uma vez a solução de limpeza das lentes de contato, está procurando problemas. Outra vez, é como se estivesse mergulhando suas lentes numa banheira de bactérias antes de colocar nos olhos novamente. Basta um arranhão microscópico na córnea para essas bactérias promoverem uma infecção que pode resultar até mesmo na perda da visão.”
4. Usar a mesma caixa de lentes de contato por muito tempo. “Se você não tem paciência para limpar e armazenar lentes de contato e caixinhas do modo mais seguro e higiênico possível, melhor considerar lentes descartáveis, óculos ou cirurgia ocular. As caixas que guardam as lentes de contato devem ser trocadas entre três e quatro vezes ao ano. Isso porque ela não está livre de contaminação ao longo do uso.”
5. Tampar a caixinha das lentes quando ainda está úmida. “É comum encontrar usuários de lentes de contato que lavam as caixinhas com solução apropriada, mas não permitem que elas sequem completamente antes de tampá-las. É preferível comprar uma caixa nova, livre de contaminação, a recorrer a soluções caseiras como colocar na máquina de lavar louça ou ferver dentro de uma panela.”

Mau uso das lentes de contato pode deixar o olho vermelho e até cegar

O uso incorreto de colírios também pode prejudicar os olhos e a visão.
Médicos alertaram para todas os fatores que podem deixar o olho vermelho.

Grande parte das pessoas pensa que olho vermelho é sinal de conjuntivite. Também é, mas a verdade é que existem diversas outras causas, entre elas o mau uso das lentes de contato.
Além da vermelhidão, a falta de cuidado com as lentes pode causar infecções nos olhos e até mesmo cegar , por isso é importante obedecer as orientações de uso e prestar atenção na higienização, como alertou o oftalmologista Samir Bechara no Bem Estar desta sexta-feira (1).
É importante saber que a vermelhidão nos olhos não é normal e é preciso ficar atento aos sinais de alerta. Por exemplo, se ela estiver associada a dor e baixa de visão, é importante procurar imediatamente um médico porque pode ser sinal de uma doença no olho ou até mesmo no corpo.
conjuntivite (Foto: Arte/G1)
 
Entre as outras causas dos olhos vermelhos, além da conjuntivite e mau uso das lentes, estão também infecções, alergias ou até mesmo hemorragias, quando um vaso do olho se rompe e causa uma mancha escura.
No verão, é comum que os olhos fiquem irritados, principalmente quando eles entram em contato com o protetor solar, como explicou o oftalmologista Emerson Castro. Essa irritação pode causar uma inflamação e até uma conjuntivite tóxica. Para evitar isso, a dica é lavar sempre os olhos depois de expostos ao sol.
Os médicos alertaram também para o mau uso dos colírios. No caso dos produtos com corticoides, o uso pode provocar glaucoma, por isso é importante só usá-los com orientação médica - a não ser no caso da lágrima artificial, que pode ser um recurso para aliviar a vermelhidão nos olhos.
Prestar atenção na vermelhidão é importante para evitar que ela evolua para uma complicação ainda maior.
Foi o que aconteceu com o economista Pedro Lorena, que deixou de cuidar das lentes de contato e quase perdeu a visão por isso (veja no vídeo ao lado). Triatleta, ele sempre usou as lentes no mar, na piscina e até mesmo durante a noite. Com o passar do tempo, ele foi ignorando os sinais de alerta, como a vermelhidão e a fotofobia, e não percebeu que estava começando a ter um problema.
A repórter Marina Araújo foi conhecer a história do jovem e mostrou que o resultado do mau uso da lente foi uma infecção, que foi tratada com um transplante de córnea e uma reconstrução para que o jovem não perdesse o olho. Esse tipo de infecção é raro, mas perigoso – por isso, é bom não correr o risco e manter as lentes de contato bem higienizadas.
A primeira dica é lavar e enxugar sempre as mãos antes de retirá-las dos olhos. Depois, é preciso fazer uma fricção com algumas gotas de um produto desinfetante para, então, colocar a lente em uma caixinha com uma quantidade nova do produto.
Essa caixa que guarda a lente deve ser lavada com uma escova apropriada e sabonete neutro, uma vez por semana, para evitar a formação de bactérias que podem causar a infecção. Depois de um mês de uso, é bom ferver ou trocar essa caixa.
Os oftalmologistas alertaram também que o soro fisiológico não é uma solução desinfetante e, por isso, não deve ser utilizado com essa finalidade. Em caso de pacientes alérgicos ou com olhos sensíveis, pode ser indicada a lavagem com o soro, mas no formato de flaconete, ou seja, em pequenas quantidades que são usadas e logo descartadas.
Outro alerta importante é para o tempo de uso das lentes, que nunca deve ultrapassar o período de descarte, normalmente de 30 dias. Fora isso, também não é recomendado dormir com as lentes – em alguns casos, é permitido, mas estudos mostram que, mesmo essas que permitem, podem aumentar o risco de complicações.

Nenhum comentário: