Hormônios
Estudo descobriu que terapia com o hormônio aumenta em quase 30% o risco de AVC, ataque cardíaco e morte
Homens: Terapia de reposição de testosterona oferece benefícios à saúde, mas aumenta o risco de AVC, diz estudo
(Thinkstock)
A pesquisa, desenvolvida na Universidade do Sudoeste do Texas, nos Estados Unidos, e publicada nesta terça-feira no periódico Journal of the American Medical Association (JAMA), foi realizada com 8 709 homens que tinham deficiência em testosterona. Entre eles, 1 223 haviam recebido tratamento para elevar as taxas do hormônio. Todos foram acompanhados durante pouco mais de dois anos.
Embora pouco utilizada pelo sexo masculino, a injeção hormonal pode ajudar a perder peso, melhorar o humor e o desempenho sexual, além de evitar colesterol alto. O procedimento é indicado somente aos homens com baixos níveis de testosterona.
Risco cardíaco — Os autores observaram que a prevalência de acidente vascular cerebral (AVC), ataque cardíaco ou morte entre os participantes do estudo que não passaram por uma reposição hormonal foi de 19,9%. Já entre os submetidos ao tratamento, essa taxa subiu para 25,7% – ou seja, um índice 29% maior. Os resultados se mantiveram iguais mesmo depois de os pesquisadores levarem em consideração outros fatores de risco para doenças cardiovasculares.
"Esses resultados aumentam a preocupação sobre a segurança do tratamento com testosterona, sobretudo entre os homens com mais idade", escreveram os autores do estudo.
"Os benefícios (da terapia com testosterona) para esse grupo de homens compensam o aumento do risco de doenças cardíacas e mortes?", questionou Anne Cappola, pesquisadora da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, que foi convidada a comentar a pesquisa. Ela lembra que o estudo não esclareceu se esse risco maior de morte e doenças cardíacas também ocorre entre jovens que fazem uso de testosterona para aumentar a força física e a massa muscular.
(Com AFP)
Leia também:
Queda da testosterona está ligada à recorrência do câncer de próstata
Estudo indica que injeções de testosterona podem ajudar homens a perder peso
Nenhum comentário:
Postar um comentário