11.05.2013

O que impede voce de emagrecer

Emagrecimento

Pular refeições, exagerar na atividade física e até dormir mal atrapalham o caminho ao peso ideal

Vivian Carrer Elias
Balança: Quilos a mais, mas não o suficiente para tornarem uma pessoa obesa, podem reduzir o risco de morte por qualquer causa
Guerra com a balança: erros básicos cometidos na hora de tentar emagrecer podem impedir que o objetivo seja alcançado (Thinkstock)
Quando o assunto é perda de peso, os extremos nunca são bem-vindos. Comer demais ou de menos, assim como ser sedentário ou viciado em malhação podem atrapalhar o emagrecimento. O importante é corrigir os erros, encontrar o meio termo e aceitar que uma perda de peso saudável acontece aos poucos.

1. Você está fazendo exercícios em excesso

Passar uma hora por dia na esteira não é garantia de uma cintura fina. Na verdade, longos períodos de exercício podem funcionar contra você. Isso porque seu corpo basicamente vê o exercício como estresse, e o estresse provoca a liberação de um hormônio chamado cortisol, que degrada as reservas de energia para uso imediato. A curto prazo, esta reação é saudável e natural, mas aumentos prolongados no cortisol eventualmente levam à resistência à insulina, uma diminuição na densidade óssea, perda de massa muscular magra, e ganho de peso! Faça períodos curtos de exercícios, e nunca ultrapasse os limites do seu organismo.

2. Você está comendo frutas demais

Muitas pessoas que realizam dietas, optam por substituir os doces por frutas. Porém, o açúcar das frutas (como todos os hidratos de carbono) é quebrado em glucose no intestino delgado. A presença de glucose na corrente sanguínea provoca a libertação de insulina do pâncreas, e armazena o excesso de glucose como de insulina de gordura. Se você está tentando perder peso, a ingestão de frutas deve ser limitada àquelas com uma combinação de baixo teor de carboidratos e altas quantidades de antioxidantes.

3. Você está focando demais na quantidade de calorias

Infelizmente, o corpo vê a severa restrição de calorias, como pura e simples fome. Assim, acaba diminuindo a sua sensação de saciedade, e fazendo você sofrer ainda mais.

4. Você não está ingerindo a quantidade suficiente de gordura


Quando se trata de nutrição, temos que distinguir entre a gordura saudável e a insalubre. Gorduras trans, e gorduras as que são usados ​​para a fabricação de alimentos processados, são as que você não deve ingerir. Por outro lado, as gorduras saudáveis, (gorduras de peixes, nozes, coco, carnes de animais, ovos, abacate, azeitonas, etc), são necessárias à função celular saudável. Ao contrário do que se poderia pensar, gorduras saudáveis, não se traduzem em quilos extras. O consumo de gorduras saudáveis ​​no lugar do açúcar nos dá energia, nos mantém saciados por mais tempo, e leva o corpo a queimar a gordura armazenada.

5. Você está estressado

Qualquer tipo de estresse (físico, químico ou emocional) faz o corpo entrar em um estado de proteção, também conhecido como “luta ou fuga”. Isso resulta em níveis hormonais alterados. O corpo faz uma espécie de desligamento dos processos que não são imediatamente necessários para a sobrevivência. Parte da resposta ao estresse, como dito acima, é a liberação de cortisol. Novamente, isso é perfeitamente saudável, a menos que o estresse seja crônico, caso em que o resultado é maior armazenamento de gordura ao redor da barriga.

6. Você está sobrecarregando em carboidratos

Com o consumo de carboidratos em excesso,  as células de gordura, com o tempo, se tornam resistentes à insulina, o que torna quase impossível para o corpo a queimar gordura, não importando o quanto você se exercita. É melhor evitar os excessos e ficar atento ao que ingere diariamente.

7. Você não está dormindo o suficiente 

A falta de sono é uma fonte muitas vezes esquecida por quem realiza dietas. Porém, é um dos fatores mais importantes para se atingir os objetivos! Isso porque os nossos padrões de sono têm um grande impacto sobre os nossos níveis hormonais. Um estudo mostrou que noites ruins de sono levam ao ganho de peso, pois o maior pico de hormônios de queima de gordura ocorreu durante o sono profundo.

8. Você está comendo alimentos dietéticos demais

A maioria dos alimentos dietéticos (e todos os alimentos processados ​​para terem esse efeito), contêm alguma forma de GMS, que também é conhecido como extrato de levedura, ácido glutâmico, hidrolisado de proteínas, entre outros. Este produto químico tem sido utilizado na pesquisa da obesidade para induzir obesidade em ratos. Ela provoca um aumento nos níveis de insulina, em animais e seres humanos, o que faz com que o corpo armazene gorduras. Outros produtos químicos em alimentos diet  também podem sabotar seus esforços de perda de peso, como os açúcares artificiais, gorduras trans, e saborizadores naturais.
Por Elizabeth Pinheiro


Regimes restritivos estão fadados a terminar um dia. Dietas que restringem nutrientes essenciais, como carboidratos, proteínas ou gorduras, além de difíceis de serem mantidas e não funcionarem a longo prazo, são prejudiciais à saúde, já que as refeições deixam de ser balanceadas. Por esse motivo, a maioria dos médicos prefere recomendar regimes em que a pessoa coma de tudo um pouco.
Fontes: Bruno Geloneze Neto, médico endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia de São Paulo (SBEM-SP); Alfredo Halpern, médico endocrinologista e autor do livro "Pontos para o gordo"; João Eduardo Nunes Salles, médico endocrinologista da SBEM-SP e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa

Confira 10 motivos que impedem você de ter um 'tanquinho'


Quando a combinação genética não tem esta característica fica ainda mais difícil conseguir a tonificação do músculo abdominal Foto: Getty Images
Quando a combinação genética não tem esta característica fica ainda mais difícil conseguir a tonificação do músculo abdominal
Qual homem não gostaria de ter um abdômen bem definido e poder exibir na praia o conhecido popularmente como "tanquinho"? Para algumas pessoas, conquistar o músculo abdominal parece fácil, enquanto para outras não importa a quantidade de exercícios que faça, não consegue atingir o objetivo. O site Ask Men listou 10 razões para esta situação.

» Veja as razões

Baixo tônus muscular - A primeira razão para um abdômen flácido é a falta de músculos na região. Enquanto algumas pessoas têm um grau de desenvolvimento abdominal, outras, simplesmente, não têm. O resultado é trabalhar pesado com exercícios que fortaleçam a barriga.
Não está nos genes - Outro motivo é a ausência desta característica na genética. Algumas pessoas são naturalmente propensas a acumular mais gordura abdominal. Se você tiver a genética trabalhando contra você, a tonificação vai ser uma dura batalha.
Você não está dormindo o suficiente - Você fica no trabalho até mais tarde e planeja dormir no fim de semana para compensar? Falta de sono causa aumento de cortisol, hormônio potente que incentiva o aumento de gordura no estômago.
Você precisa de mais carboidratos - Excluir os carboidratos do cardápio não é o caminho mais rápido para emagrecer. A dieta pode ser eficaz na perda de gordura, mas se feita por longo período pode causar problemas de saúde. A dieta deixa o metabolismo mais lento e a pessoa começa a queimar pouquíssimas calorias diariamente.
Você está sobrecarregando o músculo abdominal - Alguns homens com o objetivo de definir o abdômen fazem um treino muito focado no músculo. Infelizmente a prática só piora a situação. O ideal é combinar uma série de exercícios para queimar calorias e gordura na região, além de definir.
Você tem pouco controle abdominal - Fazer bastante exercício para o abdômen na academia e depois passar o resto do dia com o músculo relaxado é um erro. O ideal é deixar o abdômen o tempo inteiro contraído.
Você bebe demais -Saiu mais uma noite com os amigos? Antes de pedir mais uma cerveja, pense no efeito da bebida em relação ao seu objetivo. O álcool interrompe a perda de gordura. Beber demais também pode aumentar a quantidade de gordura na região abdominal.
Você está muito estressado - Assim como a falta de sono, os níveis elevados de estresse também induzem à liberação de cortisol e rapidamente causa ganho de gordura na região da barriga. Se você levar uma vida de alto estresse e sentir a tensão crônica, não só você está incentivando a acumulação de gordura no estômago, como também está arriscando a perda de massa muscular magra.
Você come compulsivamente - Uma dieta com poucas calorias pode ser difícil de seguir e, em algum momento, a pessoa vai se deixar levar pela vontade de comer o que sente vontade. Por isso, o ideal é ter uma alimentação equilibrada e não com muitas restrições.
Você não está bebendo o suficiente de água - O consumo de alimentos processados provoca a retenção de líquido. Uma dieta rica em sódio exige pelo menos 10 copos de água por dia.

Terra

Nenhum comentário: