11.06.2013

Erros na hora de se exercitar


Costumo frequentar academias para me exercitar e vejo muitos erros serem cometidos. Muita gente me escreve contando o que faz para emagrecer e, na maioria das vezes, as falhas se repetem.
É importante lembrar que não basta praticar exercícios físicos regularmente para ganhar músculos ou perder peso, é preciso seguir algumas regrinhas básicas. De acordo com especialistas, são poucas as pessoas que respeitam as regras para alcançar suas metas com mais rapidez. Veja aqui os principais erros cometidos na hora de se exercitar:
Falta de alongamento. É preciso investir cerca de 20 minutos, pelo menos duas vezes na semana, para fazer alongamentos. Essa sim é a maneira correta para se ganhar flexibilidade e colher os benefícios do alongamento. Está provado que deixar de lado a velha prática de alongar 5 minutos antes e mais 5 minutos depois da atividade física aumenta o risco de lesões. É importante ajustar os aparelhos de musculação. O equipamento tem que estar ajustado à sua força e altura. Do contrário, o risco de se machucar é grande.
Malhar intensamente sem respeitar o seu condicionamento físico pode causar lesões ou até mesmo problemas mais sérios, como um infarto. Quem quer emagrecer e colher os benefícios da atividade física aeróbia – entre eles a diminuição do risco de diabetes, doenças cardíacas e hipertensão – deve fazer 150 minutos de atividade aeróbia durante a semana, divididos em pelo menos 5 dias. Essa é a recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde)
É preciso levantar pesos com a execução do movimento feita de maneira correta. Puxar ou empurrar o peso sem a execução certa pode trazer uma série de lesões, principalmente nos joelhos, colunas e pescoço.
Beber água durante a prática esportiva é fundamental. A desidratação prejudica o rendimento, aumenta as chances de cãimbras e deixa os músculos sujeitos a estiramentos.
 Por último, vejo que ainda existem muitos adeptos do “no pain, no gain” (sem dor não há ganho). Nada mais antigo e errado. Não treine em excesso, o importante é a qualidade do exercício e é sempre bom lembrar que o descanso é parte fundamental num programa de treinamento.


Agora é seguir essas regras básicas e se mexer!
por Marcio Atalla 

Erros na hora de se exercitar

Não basta praticar exercícios físicos regularmente para ganhar músculos ou perder peso. É preciso seguir algumas regrinhas básicas. De acordo com especialistas, são poucas as pessoas que respeitam as regras para alcançar suas metas mais rápidas. Os professores da American College of Sports Medicine apontaram os principais erros cometidos pelos atletas amadores.
. Um deles seria a falta do alongamento. Eles alertam que é preciso gastar até 10 minutos antes e mais 10 minutos depois da atividade física com movimentos de flexibilidade. Esse hábito diminui o risco de lesões.

. É importante ajustar os aparelhos de musculação. O equipamento tem que estar ajustado à sua força e altura. Do contrário, o risco de se machucar é grande.

. Malhar intensamente sem respeitar o seu condicionamento físico pode causar lesões ou até mesmo problemas mais sérios, como um infarto.

. Artigo publicado no Journal of the American Medical Association indica que as mulheres precisam fazer pelo menos uma hora de atividade física moderada todos os dias se não quiserem ganhar peso ao longo dos anos.

. É preciso levantar pesos lentamente. Puxar ou empurrar o peso com rapidez ou usando impulso não dá o resultado certo e coloca pressão na coluna.

. Não respirar direito durante a atividade física diminui o rendimento e aumenta as dores abdominais.

. Beber água durante a prática esportiva é fundamental. A desidratação prejudica o rendimento, aumenta as chances de câimbras e deixa os músculos sujeitos a estiramentos.

Por Carolina Abranches

 

Nenhum comentário: