5.21.2014

Bactéria presente na saliva indica câncer no pâncreas, diz estudo

Oncologia

A descoberta pode levar a uma nova forma de detectar o tumor, mesmo em estágio inicial

Pacientes diagnosticados com câncer no pâncreas tinham níveis elevados das bactérias Leptotrichia e Campylobacter na saliva
Pacientes diagnosticados com câncer no pâncreas tinham níveis elevados das bactérias Leptotrichia e Campylobacter na saliva (Stockbyte/Thinkstock)
Um estudo descobriu que pacientes com câncer de pâncreas possuem uma bactéria específica na saliva, ausente em pessoas saudáveis ou com outros tipos de tumor. A descoberta, relatada neste domingo no encontro anual da Sociedade Americana de Microbiologia, em Boston, nos Estados Unidos, pode servir de base para um possível teste que detecte a doença em estágio inicial.
O câncer de pâncreas é responsável por 2% de todos os tipos de câncer e 4% do total de mortos por essa moléstia. Como os sintomas só costumam aparecer nas etapas avançadas da enfermidade, o diagnóstico é normalmente tardio.
Leia mais:
Carne processada aumenta risco de câncer no pâncreas, diz estudo
Estudo relaciona diabetes e câncer de pâncreas

Para realizar o estudo, os pesquisadores compararam a diversidade bacteriana da saliva de 131 pacientes, sendo 63 mulheres e 68 homens. Deles, catorze haviam sido diagnosticados com câncer de pâncreas, treze com doença pancreática e 22 com outras formas de tumores. Os resultados mostraram que os pacientes com câncer no pâncreas tinham níveis elevados das bactérias Leptotrichia e Campylobacter. Eles também possuíam baixos percentuais das bactérias Streptococcus, Treponema e Veillonella.
"Nossos resultados sugerem a presença de um perfil microbiano particular para o câncer no pâncreas", diz Pedro Torres, coautor da pesquisa e professor da Universidade San Diego State, nos Estados Unidos. "Nós podemos ser capazes de detectar a doença em estágio inicial a partir da análise da quantidade dessas bactérias em amostras de saliva."

Câncer no Brasil

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para novos diagnósticos da doença em 2014

Brasil

Total: 576 580 novos casos (52,4% entre homens e 47,6% entre mulheres)
 
Principais tipos entre homens: Câncer de pele não melanoma (32,5%); de próstata (22,8%); de traqueia, brônquio e pulmão (5,4%); s cólon e reto (5%) e de estômago (4,3%).
 
Principais tipos entre mulheres: Câncer de pele não melanoma (30,3%); de mama (20,8%); de cólon e reto (6,4%); de colo do útero (5,7%); e de traqueia, brônquio e pulmão (4%)

Nenhum comentário: