O que acontece muitas vezes no momento de uma consulta médica é que o
médico explica ao paciente sobre a sua doença e tratamento e mesmo não
entendendo ele diz que entendeu. Daí, o paciente sai do consultório,
conversa com o vizinho, familiares, e "enche a cabeça" de informações
que muitas vezes não são verdadeiras. Em seguida, ele compra o
medicamento e usa numa grande parte das vezes de forma incorreta.
Farmacêutico, assim como o médico, é um profissional formado na Faculdade, que deve conhecer sobre doenças e medicamentos utilizados na prevenção e tratamento delas.
A função principal do farmacêutico numa farmácia é "orientar o paciente", ou seja, explicar para ele tudo sobre seu medicamento e tratamento, envolvendo:
Organização dos horários de uso correto da medicação
Como o medicamento deve ser usado;
Explicar sobre a necessidade de retorno ao médico e a importância de seguir rigorosamente todas as instruções;
Prazo de validade e como conservar os medicamentos;
Informar sobre possíveis efeitos colaterais dos medicamentos e verificar a possibilidade de interações medicamentosas;
Riscos do uso de medicamentos sem orientação médica;
Orientar na compra do medicamento;
Explicar sobre a restrição do uso de medicamentos por gestantes, lactantes, idosos e crianças.
Além destas, é função do farmacêutico orientar o paciente sobre hábitos alimentares e a necessidade da prática de exercícios, como forma de melhorar a qualidade de vida.
Além do seu papel junto aos pacientes, numa farmácia, é função do farmacêutico supervisionar a venda de medicamentos controlados, verificar a validade dos medicamentos da prateleira e a idoneidade dos medicamentos adquiridos de forma a evitar que o paciente compre um medicamento falsificado ou vencido.
Se você faz um tratamento contínuo ou vai a farmácia apenas para comprar um medicamento para uma simples gripe, peça ajuda ao farmacêutico. Ele pode contribuir na prevenção de complicações relacionadas a automedicação e na detecção de problemas relacionados a medicamentos.
Como diz um dito popular: "A automedicação é uma loucura de consequências imprevisíveis e muitos já morreram ou ficaram mais doentes usando medicamentos de forma incorreta"- A importância do farmacêutico reside justamente aí: NA ORIENTAÇÃO SOBRE O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS.
BALCONISTA: O ELO ENTRE A FARMÁCIA E O CLIENTE , ate porque muitas das vezes o farmacêutico é obrigado a decifrar as receitas prescritas pelos médicos em que o farmacêutico só consegue ler o nome do medicamento receitado com a informação dada pelo paciente da doença que ele esta sendo tratado.
Funções do balconista
O balconista de uma farmácia ou drogaria é sempre a pessoa que mais contato tem com o consumidor, por isso pode e deve sugerir mudanças sobre a quantidade de produtos expostos nas prateleiras e estoque de produtos que são mais vendidos. Além de informar a falta de produtos que têm procura, mas não são comercializados.
A colocação de preço nos produtos também é responsabilidade do balconista. É importante observar se os preços etiquetados estão correios e legíveis e se não estão sendo colocados sobre o número de lote do produto, e principalmente sobre o prazo de validade da mercadoria. O balconista deve ainda observar sempre as necessidades do consumidor e verificar se elas estão sendo atendidas prontamente.
Controlar a entrada e saída de produtos, conferir, repor, arrumar mercadorias, ter conhecimento dos medicamentos que estão sendo vendidos e os laboratórios que produzem estes remédios, saber ler uma receita e atualizar-se sobre novos lançamentos, são princípios básicos que fazem parte do dia-a-dia do balconista e ajudam, em muito, a organização de uma farmácia.
Balconista: o elo entre a farmácia e o consumidor
Todo trabalho por mais difícil que seja deve ser encarado com muito profissionalismo e seriedade. No caso do balconista de farmácia este aspecto é muito importante, já que este profissional tem que atuar como "relações públicas" da farmácia onde trabalha, representar a própria empresa e ser o elo entre a farmácia e o consumidor. Toda empresa comercial tem como objetivo o bom atendimento ao cliente. Na farmácia isso não é diferente, a gentileza no atendimento com certeza trará bons retornos para a farmácia e para o balconista.
O balconista é a primeira pessoa que o cliente vê e ouve e, às vezes, é a única pessoa com quem ele entra em contato dentro de uma drogaria. Por isso é fundamental o bom aspecto do balconista, que deve usar sempre um avental ou jaleco limpo, de preferência de cor clara.
Outro aspecto importante e que deve observado é das mãos e unhas, não só pela questão estética, mas principalmente pela higiene que se deve ter ao manusear os medicamentos. Note ainda que as mãos do balconista estão permanentemente no foco de atenção dos clientes.
Paciência e dedicação
Existe um antigo ditado popular que diz que "o cliente sempre tem razão" e mesmo que isso não seja totalmente verdade é importante que o balconista não esqueça que este ditado resume uma regra básica na relação de compra e venda.
Tem cliente que fica nervoso ou irritado pela demora no atendimento ou mesmo por qualquer outro motivo. Neste caso o balconista deve utilizar de bom senso e atendê-lo o mais prontamente possível, evitando até mesmo comentar o contratempo ocorrido. Desta forma o cliente ficará desarmado e até mesmo sem ação. Manter a calma e ser gentil nesta ou em qualquer outra situação deve ser um dos lemas do balconista até mesmo para se desvencilhar de um cliente que gosta de "esticar a conversa" no balcão. Como ele pode estar atrapalhando o andamento do trabalho, peça amavelmente para ele esperar um pouco até que outros clientes sejam atendidos.
É fundamental nunca perder a paciência e sempre colocar o cliente em primeiro lugar, afinal todo o seu trabalho gira em torno dele e para ele.
A arte de atender
Sabemos que é uma arte atender um cliente, por isso o balconista deve ser amável no contato com o consumidor para que ele se sinta bem atendido e volte outras vezes.
Para que isso ocorra é importante conquistar a simpatia do cliente e não só atender a sua necessidade imediata, mas estar sempre disponível quando solicitado para informá-lo e orientá-lo no que for possível.
O balconista de farmácia exerce uma função de dupla responsabilidade, já que os produtos à disposição para venda são na verdade fórmulas complexas, e se não forem comercializados corretamente podem causar sérios danos à saúde do consumidor.
Recursos promocionais
Além da habilidade do balconista no atendimento ao consumidor, as farmácias ou drogarias se utilizam muito de recursos promocionais par a chamar a atenção do cliente.
As vitrines do balcão, as prateleiras externas e as gôndolas, normalmente, são usadas para colocar produtos da linha de perfumaria e cosméticos, os produtos naturais (chás e outras ervas) e os produtos de higiene pessoal para destacar e promover as vendas. Em displays, sobre os balcões, ficam os produtos homeopáticos.
Além destes recursos, as drogarias se utilizam também da promoção no preço de algumas mercadorias-comésticos, perfumes e produtos de higiene pessoal -para atrair os clientes e aumentar a comercialização de produtos em geral. Existem ainda drogarias que dão desconto promocional nos medicamentos.
Fonte UOL
Farmacêutico, assim como o médico, é um profissional formado na Faculdade, que deve conhecer sobre doenças e medicamentos utilizados na prevenção e tratamento delas.
A função principal do farmacêutico numa farmácia é "orientar o paciente", ou seja, explicar para ele tudo sobre seu medicamento e tratamento, envolvendo:
Organização dos horários de uso correto da medicação
Como o medicamento deve ser usado;
Explicar sobre a necessidade de retorno ao médico e a importância de seguir rigorosamente todas as instruções;
Prazo de validade e como conservar os medicamentos;
Informar sobre possíveis efeitos colaterais dos medicamentos e verificar a possibilidade de interações medicamentosas;
Riscos do uso de medicamentos sem orientação médica;
Orientar na compra do medicamento;
Explicar sobre a restrição do uso de medicamentos por gestantes, lactantes, idosos e crianças.
Além destas, é função do farmacêutico orientar o paciente sobre hábitos alimentares e a necessidade da prática de exercícios, como forma de melhorar a qualidade de vida.
Além do seu papel junto aos pacientes, numa farmácia, é função do farmacêutico supervisionar a venda de medicamentos controlados, verificar a validade dos medicamentos da prateleira e a idoneidade dos medicamentos adquiridos de forma a evitar que o paciente compre um medicamento falsificado ou vencido.
Se você faz um tratamento contínuo ou vai a farmácia apenas para comprar um medicamento para uma simples gripe, peça ajuda ao farmacêutico. Ele pode contribuir na prevenção de complicações relacionadas a automedicação e na detecção de problemas relacionados a medicamentos.
Como diz um dito popular: "A automedicação é uma loucura de consequências imprevisíveis e muitos já morreram ou ficaram mais doentes usando medicamentos de forma incorreta"- A importância do farmacêutico reside justamente aí: NA ORIENTAÇÃO SOBRE O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS.
BALCONISTA: O ELO ENTRE A FARMÁCIA E O CLIENTE , ate porque muitas das vezes o farmacêutico é obrigado a decifrar as receitas prescritas pelos médicos em que o farmacêutico só consegue ler o nome do medicamento receitado com a informação dada pelo paciente da doença que ele esta sendo tratado.
Funções do balconista
O balconista de uma farmácia ou drogaria é sempre a pessoa que mais contato tem com o consumidor, por isso pode e deve sugerir mudanças sobre a quantidade de produtos expostos nas prateleiras e estoque de produtos que são mais vendidos. Além de informar a falta de produtos que têm procura, mas não são comercializados.
A colocação de preço nos produtos também é responsabilidade do balconista. É importante observar se os preços etiquetados estão correios e legíveis e se não estão sendo colocados sobre o número de lote do produto, e principalmente sobre o prazo de validade da mercadoria. O balconista deve ainda observar sempre as necessidades do consumidor e verificar se elas estão sendo atendidas prontamente.
Controlar a entrada e saída de produtos, conferir, repor, arrumar mercadorias, ter conhecimento dos medicamentos que estão sendo vendidos e os laboratórios que produzem estes remédios, saber ler uma receita e atualizar-se sobre novos lançamentos, são princípios básicos que fazem parte do dia-a-dia do balconista e ajudam, em muito, a organização de uma farmácia.
Balconista: o elo entre a farmácia e o consumidor
Todo trabalho por mais difícil que seja deve ser encarado com muito profissionalismo e seriedade. No caso do balconista de farmácia este aspecto é muito importante, já que este profissional tem que atuar como "relações públicas" da farmácia onde trabalha, representar a própria empresa e ser o elo entre a farmácia e o consumidor. Toda empresa comercial tem como objetivo o bom atendimento ao cliente. Na farmácia isso não é diferente, a gentileza no atendimento com certeza trará bons retornos para a farmácia e para o balconista.
O balconista é a primeira pessoa que o cliente vê e ouve e, às vezes, é a única pessoa com quem ele entra em contato dentro de uma drogaria. Por isso é fundamental o bom aspecto do balconista, que deve usar sempre um avental ou jaleco limpo, de preferência de cor clara.
Outro aspecto importante e que deve observado é das mãos e unhas, não só pela questão estética, mas principalmente pela higiene que se deve ter ao manusear os medicamentos. Note ainda que as mãos do balconista estão permanentemente no foco de atenção dos clientes.
Paciência e dedicação
Existe um antigo ditado popular que diz que "o cliente sempre tem razão" e mesmo que isso não seja totalmente verdade é importante que o balconista não esqueça que este ditado resume uma regra básica na relação de compra e venda.
Tem cliente que fica nervoso ou irritado pela demora no atendimento ou mesmo por qualquer outro motivo. Neste caso o balconista deve utilizar de bom senso e atendê-lo o mais prontamente possível, evitando até mesmo comentar o contratempo ocorrido. Desta forma o cliente ficará desarmado e até mesmo sem ação. Manter a calma e ser gentil nesta ou em qualquer outra situação deve ser um dos lemas do balconista até mesmo para se desvencilhar de um cliente que gosta de "esticar a conversa" no balcão. Como ele pode estar atrapalhando o andamento do trabalho, peça amavelmente para ele esperar um pouco até que outros clientes sejam atendidos.
É fundamental nunca perder a paciência e sempre colocar o cliente em primeiro lugar, afinal todo o seu trabalho gira em torno dele e para ele.
A arte de atender
Sabemos que é uma arte atender um cliente, por isso o balconista deve ser amável no contato com o consumidor para que ele se sinta bem atendido e volte outras vezes.
Para que isso ocorra é importante conquistar a simpatia do cliente e não só atender a sua necessidade imediata, mas estar sempre disponível quando solicitado para informá-lo e orientá-lo no que for possível.
O balconista de farmácia exerce uma função de dupla responsabilidade, já que os produtos à disposição para venda são na verdade fórmulas complexas, e se não forem comercializados corretamente podem causar sérios danos à saúde do consumidor.
Recursos promocionais
Além da habilidade do balconista no atendimento ao consumidor, as farmácias ou drogarias se utilizam muito de recursos promocionais par a chamar a atenção do cliente.
As vitrines do balcão, as prateleiras externas e as gôndolas, normalmente, são usadas para colocar produtos da linha de perfumaria e cosméticos, os produtos naturais (chás e outras ervas) e os produtos de higiene pessoal para destacar e promover as vendas. Em displays, sobre os balcões, ficam os produtos homeopáticos.
Além destes recursos, as drogarias se utilizam também da promoção no preço de algumas mercadorias-comésticos, perfumes e produtos de higiene pessoal -para atrair os clientes e aumentar a comercialização de produtos em geral. Existem ainda drogarias que dão desconto promocional nos medicamentos.
Fonte UOL
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