5.20.2014

Farmacêutico e a Farmácia, entenda esta relação.

 O que acontece muitas vezes no momento de uma consulta médica é que o médico explica ao paciente sobre a sua doença e tratamento e mesmo não entendendo ele diz que entendeu. Daí, o paciente sai do consultório, conversa com o vizinho, familiares, e "enche a cabeça" de informações que muitas vezes não são verdadeiras. Em seguida, ele compra o medicamento e usa numa grande parte das vezes de forma incorreta.

Farmacêutico, assim como o médico, é um profissional formado na Faculdade, que deve conhecer sobre doenças e medicamentos utilizados na prevenção e tratamento delas.

A função principal do farmacêutico numa farmácia é "orientar o paciente", ou seja, explicar para ele tudo sobre seu medicamento e tratamento, envolvendo:

Organização dos horários de uso correto da medicação

Como o medicamento deve ser usado;

Explicar sobre a necessidade de retorno ao médico e a importância de seguir rigorosamente todas as instruções;

Prazo de validade e como conservar os medicamentos;

Informar sobre possíveis efeitos colaterais dos medicamentos e verificar a possibilidade de interações medicamentosas;

Riscos do uso de medicamentos sem orientação médica;

Orientar na compra do medicamento;

Explicar sobre a restrição do uso de medicamentos por gestantes, lactantes, idosos e crianças.

Além destas, é função do farmacêutico orientar o paciente sobre hábitos alimentares e a necessidade da prática de exercícios, como forma de melhorar a qualidade de vida.

Além do seu papel junto aos pacientes, numa farmácia, é função do farmacêutico supervisionar a venda de medicamentos controlados, verificar a validade dos medicamentos da prateleira e a idoneidade dos medicamentos adquiridos de forma a evitar que o paciente compre um medicamento falsificado ou vencido.

Se você faz um tratamento contínuo ou vai a farmácia apenas para comprar um medicamento para uma simples gripe, peça ajuda ao farmacêutico. Ele pode contribuir na prevenção de complicações relacionadas a automedicação e na detecção de problemas relacionados a medicamentos.

Como diz um dito popular: "A automedicação é uma loucura de consequências imprevisíveis e muitos já morreram ou ficaram mais doentes usando medicamentos de forma incorreta"- A importância do farmacêutico reside justamente aí: NA ORIENTAÇÃO SOBRE O USO CORRETO DE MEDICAMENTOS.

BALCONISTA: O ELO ENTRE A FARMÁCIA E O CLIENTE , ate porque muitas das vezes o farmacêutico é obrigado a decifrar as receitas prescritas pelos médicos em que o farmacêutico só consegue ler o nome do medicamento receitado  com a informação dada pelo paciente da doença que ele esta sendo tratado.    


Funções do balconista
O balconista de uma farmácia ou drogaria é sempre a pessoa que mais contato tem com o consumidor, por isso pode e deve sugerir mudanças sobre a quantidade de produtos ex­postos nas prateleiras e estoque de produtos que são mais vendidos. Além de informar a falta de produtos que têm procura, mas não são comercializados.

A colocação de preço nos produtos também é responsabilidade do balconista. É importante observar se os preços etiquetados estão cor­reios e legíveis e se não estão sendo colocados sobre o número de lote do pro­duto, e principalmente sobre o prazo de validade da mercadoria. O balconista deve ainda observar sempre as necessidades do consumidor e verificar se elas estão sendo atendidas prontamente.

Controlar a entrada e saída de produtos, conferir, repor, arrumar mercadorias, ter conhecimento dos medicamentos que estão sendo vendidos e os laboratórios que produzem estes remédios, saber ler uma receita e atualizar-se sobre novos lançamentos, são princípios básicos que fazem parte do dia-a-dia do balconista e ajudam, em muito, a organização de uma farmácia.

Balconista: o elo entre a farmácia e o consumidor
Todo trabalho por mais difícil que seja deve ser encarado com muito profissionalismo e seriedade. No caso do balconista de farmácia este aspecto é muito importante, já que este profissional tem que atuar como "relações públicas" da farmácia onde trabalha, representar a própria empresa e ser o elo entre a farmácia e o consumidor. Toda empresa comercial tem como objetivo o bom atendimento ao cliente. Na farmácia isso não é diferente, a gentileza no atendimento com certeza trará bons retornos para a farmácia e para o balconista.

O balconista é a primeira pessoa que o cliente vê e ouve e, às vezes, é a única pessoa com quem ele entra em contato dentro de uma drogaria. Por isso é fundamental o bom as­pecto do balconista, que deve usar sempre um avental ou jaleco limpo, de preferência de cor clara.

Outro aspecto importante e que deve observado é das mãos e unhas, não só pela questão estética, mas principalmente pela higiene que se deve ter ao manusear os medicamentos. Note ainda que as mãos do balconista estão per­manentemente no foco de atenção dos clientes.

Paciência e dedicação
Existe um antigo ditado popular que diz que "o cliente sempre tem razão" e mesmo que isso não seja totalmente verdade é importante que o balconista não esqueça que este ditado resume uma regra básica na relação de compra e venda.

Tem cliente que fica nervoso ou irritado pela demora no atendimento ou mesmo por qualquer outro motivo. Neste caso o balconista deve utilizar de bom senso e atendê-lo o mais prontamente possível, evitando até mesmo comentar o contratempo ocorrido. Desta forma o cliente ficará desarmado e até mesmo sem ação. Manter a calma e ser gentil nesta ou em qualquer outra situação deve ser um dos lemas do balconista até mesmo para se desvencilhar de um cliente que gosta de "esticar a conversa" no balcão. Como ele pode estar atrapalhando o andamento do trabalho, peça amavelmente para ele esperar um pouco até que outros clientes sejam atendidos.

É fundamental nunca perder a pa­ciência e sempre colocar o cliente em primeiro lugar, afinal todo o seu trabalho gira em torno dele e para ele.

A arte de atender
Sabemos que é uma arte atender um cliente, por isso o balconista deve ser amável no contato com o consumidor para que ele se sinta bem atendido e volte outras vezes.

Para que isso ocorra é importante conquistar a simpatia do cliente e não só atender a sua necessidade imediata, mas estar sempre disponível quando solicitado para informá-lo e orientá-lo no que for possível.
O balconista de farmácia  exerce uma função de dupla responsabilidade, já que os produtos à disposição para venda são na verdade fórmulas complexas, e se não forem comercializados corretamente podem causar sérios danos à saúde do consumidor.

Recursos promocionais
Além da habilidade do balconista no atendimento ao consumidor, as farmácias ou drogarias se utilizam muito de recursos promocionais par a chamar a atenção do cliente.

As vitrines do balcão, as prateleiras externas e as gôndolas, normalmente, são usadas para colo­car produtos da linha de perfumaria e cosméticos, os produtos na­turais (chás e outras ervas) e os produtos de higiene pessoal para destacar e promover as vendas. Em displays, sobre os balcões, ficam os produtos homeopáticos.

Além destes recursos, as drogarias se utilizam também da promoção no preço de algumas mercadorias-comésticos, perfumes e produtos de higiene pessoal -para atrair os clientes e aumentar a comercialização de produtos em geral. Existem ainda drogarias que dão desconto promocional nos medicamentos. 

Fonte UOL

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