5.19.2014

Benefícios do beijo


StockPhoto

Previne contra cáries e rugas

Segundo o dentista Paulo Ney Pondé, o beijo estimula o fluxo de saliva, que elimina as bactérias e reduz o acúmulo de placas bacterianas. Ele também ajuda a tonificar os músculos da mandíbula e da face, o que significa que eles serão menos propensos a ceder. Além disso, quando beijamos mexemos pelo menos trinta músculos da face, o que deixa o rosto mais delineado, atraente e previne o aparecimento de rugas.
Marizilda Cruppe
 
StockPhoto

Emagrece

Um selinho demorado queima entre uma e três calorias e um beijo de língua, mesmo que rapidinho, pode queimar até cinco calorias. Já um beijo de um minuto é capaz de gastar até 26 calorias. Bem mais prazeroso do que a academia, não é mesmo?

Aumenta a imunidade

Pensar nisso pode até dar um certo nojo, mas a troca de salivas é importante também para a imunidade. A saliva contém diversas substâncias como gordura, sais minerais e proteínas, que estimulam a produção de anticorpos. Como isso é possível? Algumas dessas sustâncias são associadas com antígenos de diferentes doenças.
StockPhoto

Reduz o estresse

Você já sabia disso, mas não é apenas uma percepção. Segundo estudo alemão publicado em 2008 na revista científica "Psychosomatic Medicine", casais que se beijam todos os dias têm menores níveis de cortisol, conhecido como o hormônio do estresse, na saliva. Além disso, ele ajuda no relaxamento, já que libera sustâncias que nos proporcionam sensação de prazer, como a ocitocina e a endorfina.

StockPhoto

Diminui os sintomas de alergias

Segundo pesquisadores japoneses, o beijo também pode amenizar os sintomas de alergias sazonais, como espirros, vermelhidão na pele e coceira. Em teste realizado com casais, eles concluíram que aqueles que se beijaram por mais de 30 minutos apresentaram menores níveis de IgE específica, uma proteína que desencadeia sintomas de alergia. Haja fôlego!


Nenhum comentário: