5.20.2014

Hábitos que engordam

Hábitos que engordam Alguns hábitos comuns do seu dia-a-dia podem estar aumentando seu peso sem que você perceba. Mudando um pouquinho sua rotina, você se livra de calorias desnecessárias que esses hábitos que engordam trazem!

Hábitos que engordam – livre-se deles!

-Não ler valores nutricionais. Ao comprar ou consumir qualquer alimento, leia sempre todas as quantidades de nutrientes. Uma determinada comida pode ter menos calorias, mas ser cheia de carboidrato e com pouca proteína, o que a deixará com fome antes e ainda cheia de energia acumulada (vulgo gordura). E a recíproca é verdadeira.
-Dormir demais ou de menos. Você acreditava que o problema era só com a falta de sono? Pois fique sabendo que quando dormimos, não apenas deixamos de queimar calorias como também tendemos a desacelerar o metabolismo, acumulando ainda mais gordura no corpo.
-Beber refrigerante. Não importa se é normal, zero, diet ou light. A quantidade de sódio presente nos refrigerantes retém líquidos de tal maneira que o corpo tende a inchar. O açúcar e os adoçantes artificiais também são venenosos para a sua silhueta, e o gás é o principal formador de celulite. Ou seja, não importa o naipe do refri: é mau do mesmo jeito.
-Comer muito rápido. Nosso cérebro demora vinte minutos para entender que o corpo está recebendo comida, então se você ingerir a comida com muita rapidez, o cérebro vai continuar com fome – mesmo que o estômago esteja saciado e as necessidades supridas. Drible o sistema nervoso ao ter uma refeição calma, mastigando e engolindo devagar.
-Dar grandes mordidas. Esse princípio é parecido com o anterior: seu organismo não tem tempo de entender que está sendo alimentado. Além disso, ao dar garfadas menores, você se permite sentir o gosto da comida e matar a vontade de repetir “só porque estava bom”.
-Usar pratos grandes. A maioria dos bufês oferece pratos maiores que o normal para que você encha o prato e engorde o lucro deles, mas quem engorda é o seu corpo. Inconscientemente, você acredita que precisa ocupar todo o espaço livre, mesmo que isso não seja necessário. É aquela história de que o olho é maior que a boca, sabe? Fuja desse hábito trocando o prato por um menor, como o de sobremesa.
-Beber pouca água. Sabemos que você não aguenta mais ouvir isso, mas é a verdade. Beber dois litros de água por dia faz milagres não só pela sua forma, mas pela sua saúde. Aliás, tomar dois copos de água antes de cada refeição é capaz de queimar 30% das calorias da refeição, enquanto seis copos de água por dia eliminam 50 kCal diárias.
-Comer antes de dormir. Não são os pesadelos que vão incomodar se você for para a cama de barriga cheia. Como você não vai praticar exercícios enquanto dorme, seu corpo não irá queimar as calorias adquiridas e elas irão direto para sua barriga (coxas, braços…), tornando-se mais difíceis de perder. Programe-se para que suas refeições aconteçam até duas horas antes de dormir. Se não tiver jeito, dê preferência a alimentos leves como sopas e carnes magras e fuja de carboidratos.
-Beber suco de frutas. A triste verdade é a que a maioria dos sucos vendidos por aí são tão artificiais que têm as mesmas características dos refrigerantes. O mesmo vale para chás gelados. Se você não conhecer a procedência da bebida, prefira água mesmo.

Nenhum comentário: