8.21.2014

Estado Islâmico é câncer e EUA farão tudo para proteger seu povo, diz Obama


Presidente americano afirmou que ligou para a família do jornalista decapitado para expressar suas condolências

O Dia
Estados Unidos - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta quarta-feira que o grupo militante Estado Islâmico, que decapitou um jornalista norte-americano, é um "câncer", e disse ainda que a "ideologia deles está falida". "O mundo inteiro está horrorizado pelo assassinato brutal de James Foley", disse Obama, falando um dia após a divulgação de um vídeo dos militantes mostrando a execução de Foley.
Barack Obama
Foto:  Efe
Obama disse que telefonou para a família do jornalista para expressas suas condolências. O Estado Islâmico, que tem avançado pelo norte do Iraque, divulgou o vídeo como um alerta aos EUA, mas Obama disse que o país vai continuar a fazer o que precisa para proteger seu povo.
Entenda o caso
Desaparecido desde novembro de 2012, o jornalista James Foley foi decapitado por militantes do Estado Islâmico, anunciou o grupo radical nesta terça-feira. Os rebeldes, cujo objetivo é criar um califado islâmico em partes dos territórios sírio e iraquiano, divulgaram imagens do momento do assassinato nas redes sociais.
Batizado de "Uma Mensagem à América", o vídeo mostra Foley de joelhos em uma área desértica, vestido com roupas laranjas ao lado de um sujeito inteiramente de preto, da cabeça aos pés, como têm se apresentado os integrantes do EI. Antes de morrer, o jornalista lê uma carta na qual diz que seu "verdadeiro assassino" é a América.

Nenhum comentário: