9.01.2014

Barbaárie: Estado Islâmico executa 250 soldados sírios após tomada de base aérea

Vídeo publicado no Youtube mostra corpos de dezenas de homens deitados vestindo nada além de suas roupas íntimas

O Dia

Cerca de 250 homens foram obrigados a caminhas por deserto sírio apenas com suas roupas íntmas
Foto:  Reprodução Vídeo

Síria - Rebeldes Estado Islâmico (EI) executaram pelo menos 250 soldados sírios no norte do país nesta quinta-feira. Segundo o grupo jihadista, a chacina aconteceu logo após a captura dos oficiais na base de Raqqa, conquistada pelos fundamentalistas no último domingo depois de semanas de combates.
Um vídeo publicado no Youtube pelos militantes islâmicos mostra a execução de 250 soldados sírios com tiros à queima roupa. Antes de morrer, os militares foram obrigados a ficar apenas de cuecas e a marchar por um deserto, aparentemente, em direção às suas covas.
O Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH), que monitora o conflito, disse que os soldados executados estavam tentando escapar do aeroporto quando foram capturados por combatentes islâmicos.
A base foi o último complexo militar que ainda estava nas mãos do regime de Bashar al-Assad, e possuía aviões de combate, helicópteros, tanques e artilharia. Ainda não se sabe se o local será mantido pelos jihadistas.
O caso
Nesta quarta-feira, o EI divulgou uma série imagens de soldados sírios aprisionados, de execuções sumárias e de armas capturadas nesse aeroporto militar. Os combatentes do EI assumiram no último domingo o controle total do aeroporto de Al Tabqa, último bastião do regime sírio na província setentrional de Al Raqqah.
Na ocasião, em comunicado, o Observatório Sírio de Direitos Humanos informou que mais de 170 soldados do regime, entre eles oficiais e suboficiais, morreram nos combates, bombardeios e atentados suicidas relacionados à luta pelo controle do aeroporto. Nesta quarta, a comissão das Nações Unidas que investiga as atrocidades ocorridas na Síria também acusou o EI de cometer crimes de guerra e contra a humanidade de forma regular, incluindo torturas, assassinatos e estupros.

Nenhum comentário: