Por proporcionar diversos benefícios ao organismo, a alcachofra pode ser consumida diariamente.
Por proporcionar diversos benefícios ao organismo, a alcachofra pode ser consumida diariamente. De acordo com o nutricionista Leandro Kuroda, a alcachofra é capaz de melhorar a saúde dos ossos, da pele, do fígado e da vesícula através de suas propriedades, e é também muito eficaz para gestantes, contribuindo com a saúde do bebê.
“O ácido fólico presente na alcachofra é essencial para o fechamento do tubo neural na gestação e na síntese de DNA das nossas células. A vitamina K auxilia na fixação do cálcio nos ossos e acelera o processo de cicatrização. A vitamina C atua não apenas no sistema imunológico, mas também na produção de colágeno para a pele. É um alimento muito completo e nutritivo, além de auxiliar na digestão da gordura e nos níveis de colesterol”, explica Kuroda.
Cada 100 gramas de alcachofra cozida contêm apenas 53 kcal. Por ser um alimento rico em fibras, a alcachofra proporciona maior sensação de saciedade, sendo uma ótima opção para quem está em dieta para perder peso. “Além de promover sensação de saciedade, a alcachofra auxilia na redução de colesterol e triglicérides, mais um motivo para ser incluída na dieta de quem precisa perder peso”, destaca o nutricionista.
A alcachofra também pode ser utilizada como fitoterápico, pois atua na diminuição do colesterol, protege do fígado e auxilia na digestão de gordura. Nesses casos, é necessário o consumo diário. Neste caso, a alcachofra pode ser consumida em cápsulas.
De acordo com Kuroda, é sempre bom ficar atento ao preparo da alcachofra, para que durante o cozimento as propriedades nutritivas não se percam. “O excesso de aquecimento faz com que o alimento perca as vitaminas, em especial a C e a B, portanto, o cozimento deve ser rápido”, diz o especialista.
Kuroda dá a dica de como escolher sua alcachofra: “Pegue pelo talo e balance levemente. Caso esteja flexível, está pronta para o consumo. Ao dobrar a folha, ela deve quebrar, o que significa que está fresca”, conclui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário