9.26.2014

Como identificar os Sintomas de Gastrite


 

Os sintomas de gastrite, como indigestão ou inchaço na barriga surgem, especialmente, após as refeições e podem durar horas, sem ceder ao uso de medicamentos, como o Sonrisal, por exemplo, e esta é uma das características mais comuns que ajudam a identificar a gastrite.
Já no caso de gastrite nervosa, os sintomas se manifestam, especialmente, quando o indivíduo se encontra em situações de estresse e ansiedade e podem incluir os mesmos sintomas, como dor no estômago como agulhadas, ânsia de vômito ou azia. Já os sintomas de uma gastrite leve são dor no estômago após comer algo, especialmente se for picante, gorduroso, refrigerante ou bebida alcoólica.
Saber identificar os sinais e sintomas de gastrite, assim como descobrir as suas causas, é importante para iniciar prontamente o tratamento e, desta forma, evitar complicações e melhorar a qualidade de vida, como explica o vídeo a seguir.

Sintomas que ajudam a identificar a gastrite

Os sintomas que ajudam a identificar a gastrite incluem:
  • Dor de cabeça;
  • Enjoo;
  • Indigestão e arrotos;
  • Gases;
  • Desconforto e dor na região abdominal;
  • Falta de apetite;
  • Vômito ou ânsia de vômito.
Para diagnosticar a gastrite, o gastroenterologista deverá solicitar o exame de endoscopia digestiva a fim de observar a presença de inflamação e, até mesmo, de feridas no estômago. Essa doença pode ter inúmeras causas, mas quando é devidamente tratada, há grandes chances de cura.

Complicações da gastrite

As complicações da gastrite, que podem surgir quando o tratamento não é feito corretamente, são:
  • Úlcera gástrica: Uma ferida no estômago que causa sintomas como intensa dor de estômago, vômito com sangue e fezes preta muito mal cheirosas, e
  • Câncer de estômago, devido à atuação do ácido do estomacal diretamente sobre o tecido do estômago, levando a alterações em suas células.
Para evitar complicações como estas é recomendado realizar o diagnóstico e o tratamento da gastrite, conforme as orientações do médico gastroenterologista.

Tratamento para gastrite

O tratamento para gastrite pode ser feito com:
  • Uso de um protetor gástrico, ou de um supressor do suco gástrico, como o Omeprazol, de 20 a 40 mg por dia, enquanto durar o tratamento.
  • Alterações na alimentação e, por isso, é aconselhada uma dieta para gastrite e úlcera, que é pobre em vegetais crus, alimentos ácidos, gordurosos, picantes e que fermentam no estômago, como os bolos e pães;
  • Uso de antibióticos por 7, 10 ou 14 dias, para eliminação da bactéria H. Pylori, se ela estiver presente.
Um ótimo tratamento natural para curar a gastrite é tomar diariamente o chá ou as cápsulas de espinheira santa.

Causas da gastrite

As causas da gastrite podem ser:
  • Abuso do álcool;
  • Cigarro;
  • Má alimentação;
  • Estresse, ansiedade, nervosismo;
  • Presença da H. Pylori no estômago;
  • Uso de medicamentos, como os anti-inflamatórios.
Estresse, ansiedade e nervosismo também podem estar relacionados com o surgimento ou com o agravamento da gastrite e, por isso, para o sucesso do tratamento, é importante eliminar todos estes fatores.

Remédio caseiro para gastrite

Um ótimo remédio caseiro para curar a gastrite é tomar o suco da batata crua. Basta ralar a batata e espremê-la ou passá-la na centrífuga, tomando o seu suco logo a seguir, sempre pela manhã.
O suco de arando é eficaz no combate à H. Pylori, responsável por muitos casos de gastrite, e, por isso, deve ser tomado diariamente pelo indivíduo e por todos os que vivem na mesma casa. Isso porque a bactéria é transmitida pelo beijo na boca e pela partilha de objetos de uso doméstico, como copos e talheres.

Alimentação para gastrite

A alimentação para gastrite deve ser reestruturada eliminando preparações muito gordurosas, com muito molho e também alimentos muito condimentados. É importantíssimo dar preferência aos alimentos de confecção mais simples, como cozidos e grelhados.

Saiba mais: 

Gastrite é a inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago. Essa alteração pode  ser provocada por diferentes fatores:
* A bactéria Helicobacter pylori foi encontrada no estômago de pacientes com gastrite ou úlcera. Não existem evidências, porém, que permitam distinguir a relação de causa e consequência entre esse micro-organismo e a gastrite ou a úlcera. Ou seja, não se sabe se a bactéria é responsável pelo aparecimento da gastrite ou da úlcera, ou se ela encontra nos pacientes com essas doenças ambiente ideal para seu desenvolvimento;
* Uso prolongado de ácido acetilsalicílico e de anti-inflamatórios;
* Consumo de bebidas alcoólicas;
* Gastrite autoimune, quando o sistema imune produz anticorpos que agridem o próprio organismo.
Sintomas
A dor da gastrite é circunscrita, começa na região epigástrica, logo abaixo do esterno, osso vertical situado na parte anterior do tórax. Na prática, a queixa é de dor na boca do estômago, que se irradia para outros locais, se surgirem complicações.
A dor da gastrite pode vir acompanhada de azia ou queimação, se houver retorno do suco gástrico por defeito no esfíncter, uma estrutura muscular que controla a comunicação entre esôfago e estômago. A azia costuma piorar quando a pessoa se deita depois de uma refeição mais volumosa ou rica em gorduras.
Perda do apetite, náuseas e vômitos também são sintomas de gastrite, assim como a presença de sangue nas fezes e no vômito.
Diagnóstico
Histórico clínico e endoscopia alta (exame que permite visualizar a mucosa do estômago) são fundamentais para o diagnóstico da gastrite. Isso não exclui a necessidade de realizar uma biópsia, isto é, de retirar fragmentos da mucosa estomacal para análise mais minuciosa no microscópio.
Tratamento
O tratamento da gastrite tem de levar em conta a causa da doença. Como existe associação entre Helicobacter pylori e gastrite, se tratarmos apenas a segunda sem combater o primeiro, a probabilidade de a doença reaparecer aumenta. No entanto, ela diminuirá bastante, se os dois tratamentos ocorrerem simultaneamente.O uso de ácido acetilsalícilico, anti-inflamatórios e álcool deve ser evitado, porque essas substâncias funcionam como fatores de risco para a doença.
A medicação para gastrite pode ser ministrada por via oral e os resultados obtidos costumam ser bastante satisfatórios.
Recomendações
* Respeite os horários das refeições. Separar algum tempo para café da manhã, almoço e jantar tranquilos não é luxo, é necessidade;
* Prefira fazer pequenas refeições ao longo do dia a fazer uma grande refeição depois de muitas horas em jejum;
* Mastigue bem os alimentos, pois a digestão começa na boca;
* Dê preferência a frutas, verduras e carnes magras;
* Não fume;
* Evite tomar analgésicos, café, bebidas alcoólicas e as que contêm cafeína;
* Procure um médico e siga suas recomendações se tiver azia, má digestão e sensação de estômago cheio depois de ingerir pequenas porções de alimentos.(Dráuzio Varella) (Sua Saúde)

Nenhum comentário: