12.12.2014

Como trabalhará o nutricionista no futuro?



Com cada vez mais tecnologias disponíveis, pessoas substituem erroneamente consultas médicas por conselhos online.

A cada dia que passa, surgem sites e aplicativos disponíveis com os mais diversos conteúdos, e alguns que fazem muito sucesso com a população em geral são aqueles voltados à saúde, bem estar, alimentação, etc. Porém, um grande erro que muitas pessoas cometem são deixar de lado as consultas médicas para procurar em sites e aplicativos a resposta para seus incômodos.
Não faltam sites e aplicativos que fazem dietas mirabolantes, que prometem mundos e fundos – e, tudo isso, sem muitas vezes contar com a supervisão profissional por trás disso tudo. E como ficam os profissionais da área, que vêem seu trabalho “substituído” por páginas na internet?

“Nunca se viu tantos blogs, aplicativos e redes sociais influenciando a vida, e, consequentemente a alimentação dos brasileiros. Soma-se a isso a busca inacabável pelo corpo perfeito e pronto: temos a receita completa de pessoas que deixam de lado consultas médicas - já que para isso precisariam deslocar-se aos consultórios, fazer exames, investir dinheiro, etc. – e seguem apenas aquilo que está na internet, sem saber a veracidade ou qualidade do que é indicado”. 

Isso tudo acontece porque nos tempos atuais é ainda mais difícil de separar as informações confiáveis e sérias daquelas que são sensacionalistas e apenas desejam chocar os leitores. “Por isso acredito que nunca foi tão importante consultar um nutricionista ao invés de apelar para as dietas das revistas/blogs de moda. Hoje se tem uma variedade tão grande de alimentos, é possível criar tantos cardápios saudáveis e gostosos e adaptados para o dia-a-dia de cada um, e é uma pena que pessoas não enxerguem isso e prefiram continuar a fazer tudo por si mesmas, sem saber que muitas vezes podem até prejudicar sua saúde”.

Mas a tecnologia em si não é ruim para os nutricionistas e demais profissionais na área da saúde. “É claro que tem esse lado ruim, mas também somos extremamente auxiliados com mecanismos e ferramentas cada vez mais precisas para a nossa profissão”.  O sistema InBody 370, que faz uso da mais avançada tecnologia de bioimpedância, e é capaz de aliar precisão, simplicidade e rapidez, fornecendo uma informação completa sobre a condição atual da pessoa e uma orientação sobre a composição corporal ideal.

Esse sistema pode fazer a diferença  nas consultas. Até o momento, essa é a plataforma mais completa para as consultas, isso é de extrema importância para os pacientes".
 
Paula Souza Borges
Nutricionista

Nenhum comentário: