12.09.2014

Dilma veta projeto de lei que reduziria contribuição de domésticos ao INSS

Por iG São Paulo | - Atualizada às

Texto vetado sugeria a diminuição de 12% para 6% do atual percentual pago pelos empregadores para a previdência social

O projeto de lei que reduziria a contribuição de domésticos ao INSS, Instituto Nacional do Seguro Social, foi vetado integralmente por Dilma Rousseff, conforme publicado nesta terça-feira (9) no Diário Oficial da União.
Mudança: Diaristas precisam ser reconhecidas para se beneficiarem da PEC
ALAN SAMPAIO/iG BRASILIA
Dilma Rousseff é reeleita presidente da República (26/10)
2013: Por unanimidade, Senado aprova PEC das Domésticas em 1ª votação
O projeto, de autoria da ex-senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), sugeria a redução de 12% para 6% pago por empregadores para a previdência social dos domésticos, além de prever também que empregados contribuissem com a alíquota fixa de 6%.
Para justificar sua decisão ao Congresso Nacional, Dilma afirmou que os ministérios da Fazenda e da Previdência Social defenderam o veto porque a medida havia sido apresentada antes de os congressistas terem aprovado a PEC das Domésticas em 2013.
Segundo ela, os parlamentares estão regulamentando integral e mais adequadamente mudanças nas regras trabalhistas dos empregados domésticos propostas pela emenda constitucional. A sanção do projeto geraria impacto negativo de R$ 600 milhões para a União.
O pagamento do INSS é uma obrigação tanto para patrões quanto para empregados, mas a legislação atual diz que cada lado tem que pagar uma alíquota diferente

Nenhum comentário: