A misteriosa relação existente entre vida e forma, entre psique e corpo e, por fim,
entre Espírito e Matéria, sempre atraiu o interesse do homem, não apenas do
ponto de vista científico como também do filosófico, sendo as mais diversas
possíveis as respostas dadas a este problema.
possíveis as respostas dadas a este problema.
Se, por exemplo, nos reportarmos a Descartes, veremos que ele afirma
existir "uma irredutibilidade radical entre a alma e o corpo".
Recuando ainda mais no tempo, nos deparamos com Platão a declarar:
"É esse o grande erro do nosso tempo...
Os médicos mantêm separada a alma do corpo".
Com base nisso, percebe-se que ele julgava existir uma imprescindível
unidade entre o espírito e a matéria, entre a psique e o corpo, e
assim chegava a concordar intuitivamente com aquela que é uma das
verdades fundamentais do esoterismo: a unidade da vida.
"É um dos postulados fundamentais do esoterismo o de que matéria e
espírito são uma mesma coisa, não se distinguindo senão por suas
respectivas manifestações e pelas percepções limitadas que são as do
nosso mundo sensível." (Das Cartas dos Mahatmas).
nosso mundo sensível." (Das Cartas dos Mahatmas).
Isso concorda perfeitamente com o continuum postulado por Einstein
como base da física universal.
como base da física universal.
De fato, com suas geniais descobertas sobre a constituição da
matéria, Einstein provocou uma reviravolta na concepção dual energia
e matéria, reconduzindo tudo a uma única realidade, talvez inacessível
ao entendimento intelectual, mas a partir da qual é possível
estabelecer matematicamente propriedades e deduzir leis físicas
experimentalmente verificáveis.
matéria, Einstein provocou uma reviravolta na concepção dual energia
e matéria, reconduzindo tudo a uma única realidade, talvez inacessível
ao entendimento intelectual, mas a partir da qual é possível
estabelecer matematicamente propriedades e deduzir leis físicas
experimentalmente verificáveis.
Todavia, o homem ainda está longe de poder reconhecer
efetivamente esta unidade, pois a sua consciência se acha identificada com a forma exterior, que ele julga ser a única realidade, e entra em contato com o mundo objetivo somente através dos cinco sentidos, enquanto ele ainda não desenvolveu a sensibilidade no
plano das energias sutis e invisíveis.
efetivamente esta unidade, pois a sua consciência se acha identificada com a forma exterior, que ele julga ser a única realidade, e entra em contato com o mundo objetivo somente através dos cinco sentidos, enquanto ele ainda não desenvolveu a sensibilidade no
plano das energias sutis e invisíveis.
Por isso, tudo o que nos pode provar a existência de uma "relação"
entre o que há para lá do mundo sensível e da matéria é útil
para nos conduzir pouco a pouco à reconquista da unidade
subjacente à aparente dualidade.
para nos conduzir pouco a pouco à reconquista da unidade
subjacente à aparente dualidade.
Algo que nos pode ajudar nesse sentido é o estudo das
influências da psique sobre a somatização, estudo de que
se ocupa a medicina psicossomática, uma das correntes
da medicina atual que admite haver determinada influência
das emoções e dos estados psíquicos sobre o organismo,
capaz de produzir distúrbios, mal-estares e doenças reais.
influências da psique sobre a somatização, estudo de que
se ocupa a medicina psicossomática, uma das correntes
da medicina atual que admite haver determinada influência
das emoções e dos estados psíquicos sobre o organismo,
capaz de produzir distúrbios, mal-estares e doenças reais.
Há alguns decênios, o corpo e as suas funções eram
considerados pela medicina somente em termos fisioquímicos,
sendo o ideal do médico tornar-se, como diz Alexander, famoso médico psicossomático americano,
"um engenheiro do corpo humano".
sendo o ideal do médico tornar-se, como diz Alexander, famoso médico psicossomático americano,
"um engenheiro do corpo humano".
Hoje, ao contrário, foi se delineando no campo da medicina
uma cor- rente bem definida, que considera o homem uma
unidade biopsíquica, um indivíduo, não somente um corpo,
mas um conjunto de pensamentos, de emoções e tendências
funcionando de maneira coordenada sob a orientação de um
eu consciente.
eu consciente.
Cada um desses aspectos do indivíduo influencia o outro,
pois guardam todos entre si relações que, mesmo ainda
não totalmente esclarecidas pela ciência, deixam no ar a
sua presença.
pois guardam todos entre si relações que, mesmo ainda
não totalmente esclarecidas pela ciência, deixam no ar a
sua presença.
Foi o advento da psicanálise que modificou as concepções
materialistas da medicina, com a descoberta do inconsciente
e o estudo dos bizarros fenômenos da sintomatologia neurótica,
que produz distúrbios que podem ser considerados verdadeiros
processos patológicos.
que produz distúrbios que podem ser considerados verdadeiros
processos patológicos.
Sobretudo, o estudo da "conversão de sintomas" na histeria
possibilitou a compreensão de como os conflitos psíquicos
inconscientes, os traumas removidos, podem se "converter"
em mal-estares e distúrbios somáticos, pois tendo sido impedida
a sua descarga externa pela repressão inconsciente, eles são
descarregados sobre o físico.
inconscientes, os traumas removidos, podem se "converter"
em mal-estares e distúrbios somáticos, pois tendo sido impedida
a sua descarga externa pela repressão inconsciente, eles são
descarregados sobre o físico.
Pouco a pouco, após novas observações e estudos, o
campo de investigação e descoberta foi se ampliando a
ponto de, hoje, a medicina psicossomática admitir a presença
de influências emotivas e psíquicas sobre a somatização, não somente nos indivíduos neuróticos como também nos normais que tenham, porém, problemas emotivos não resolvidos, preocupações que se furtam de enfrentar e reconhecer, ou então nos que são submetidos a um stress contínuo e torturante.
campo de investigação e descoberta foi se ampliando a
ponto de, hoje, a medicina psicossomática admitir a presença
de influências emotivas e psíquicas sobre a somatização, não somente nos indivíduos neuróticos como também nos normais que tenham, porém, problemas emotivos não resolvidos, preocupações que se furtam de enfrentar e reconhecer, ou então nos que são submetidos a um stress contínuo e torturante.
A palavra stress deriva da física e da engenharia, onde, como
é sabido, ela tem um significado bastante preciso, qual seja "solicitação", tratando-se de uma força que, aplicada a um dado
sistema, pode alterá-lo.
é sabido, ela tem um significado bastante preciso, qual seja "solicitação", tratando-se de uma força que, aplicada a um dado
sistema, pode alterá-lo.
Em sentido patológico, tal palavra passou a designar qualquer
problema ou situação que nos provoque um estado de ansiedade ou de tensão. Isso nos leva a pensar que, se conseguíssemos manter um estado interior de serenidade, de calma e confiança em todas as situações difíceis de nossa vida, em face de qualquer acontecimento, mesmo grave, de modo a poder enfrentá-lo com coragem, lucidez e sobretudo com perfeita tranqüilidade emocional,
provavelmente poderíamos evitar a maior parte dos nossos
mal-estares físicos.
problema ou situação que nos provoque um estado de ansiedade ou de tensão. Isso nos leva a pensar que, se conseguíssemos manter um estado interior de serenidade, de calma e confiança em todas as situações difíceis de nossa vida, em face de qualquer acontecimento, mesmo grave, de modo a poder enfrentá-lo com coragem, lucidez e sobretudo com perfeita tranqüilidade emocional,
provavelmente poderíamos evitar a maior parte dos nossos
mal-estares físicos.
Todavia, esta "tranquilidade emocional" representa uma meta
a ser alcançada depois de uma série de amadurecimentos e
progressos; por enquanto, portanto, as palavras expressas
acima representam somente uma indicação teórica.
progressos; por enquanto, portanto, as palavras expressas
acima representam somente uma indicação teórica.
Mesmo as doutrinas espirituais e esotéricas interpretam
a maior parte das doenças físicas como conseqüência da falta
de harmonia interior.
de harmonia interior.
No livro de Alice A. Bailey, A Cura Esotérica, pode-se ler:
"Todas as doenças são efeito de desarmonia entre forma e vida.
O que une forma e vida... é a alma no homem e o Si humano
.Quando é falho o alinhamento entre estes dois fatores, alma
e forma, vida e expressão, sujeito e objeto, insinua-se a doença..." (p. 27).
"Todas as doenças são efeito de desarmonia entre forma e vida.
O que une forma e vida... é a alma no homem e o Si humano
.Quando é falho o alinhamento entre estes dois fatores, alma
e forma, vida e expressão, sujeito e objeto, insinua-se a doença..." (p. 27).
A harmonia entre "vida e forma", entre alma e personalidade,
pode ser alcançada somente quando se der o alinhamento
e a integração de todos os aspectos do homem, ou melhor, podemos dizer que toda vida é uma passagem da desarmonia
para a harmonia, da desordem para a ordem, da multiplicidade
para a unidade.
pode ser alcançada somente quando se der o alinhamento
e a integração de todos os aspectos do homem, ou melhor, podemos dizer que toda vida é uma passagem da desarmonia
para a harmonia, da desordem para a ordem, da multiplicidade
para a unidade.
Isso nos indica, em certo sentido, o programa a ser desenvolvido,
o caminho a ser seguido para o nosso amadurecimento interior,
meta esta que toda a humanidade, mesmo inconscientemente, tende a alcançar através de crises e sofrimentos, até que a
consciência, desperta, não assuma o direcionamento das energias
que compõem a nossa personalidade e não cumpra voluntária e conscientemente o trabalho de harmonização e de integração.
o caminho a ser seguido para o nosso amadurecimento interior,
meta esta que toda a humanidade, mesmo inconscientemente, tende a alcançar através de crises e sofrimentos, até que a
consciência, desperta, não assuma o direcionamento das energias
que compõem a nossa personalidade e não cumpra voluntária e conscientemente o trabalho de harmonização e de integração.
Em nível diverso, a psicologia profunda também persegue este
objetivo e procura levar o homem para a completa auto-realização,
orientando-o ao longo do caminho do conhecimento integra de
si mesmo e da superação dos conflitos interiores.
si mesmo e da superação dos conflitos interiores.
A esta altura, torna-se necessário dizer que a origem da doença
não é somente psicológica e subjetiva, mesmo que a maioria das
doenças tenha sempre um componente psíquico.
doenças tenha sempre um componente psíquico.
Existem outras causas que as doutrinas esotéricas reportam ao
Carma individual e também coletivo de toda a humanidade.
Tal assunto é extremamente amplo e, para dizer a verdade, ainda
um pouco obscuro e complexo, pois o aspecto esotérico das
doenças e o seu estudo é algo ainda muito novo para o estágio atual de evolução da humanidade,tanto como a própria medicina psicossomática, que mesmo tendo muitos adeptos e seguidores entre os médicos, ainda é hostilizada e mesmo
ignorada pela maioria.
um pouco obscuro e complexo, pois o aspecto esotérico das
doenças e o seu estudo é algo ainda muito novo para o estágio atual de evolução da humanidade,tanto como a própria medicina psicossomática, que mesmo tendo muitos adeptos e seguidores entre os médicos, ainda é hostilizada e mesmo
ignorada pela maioria.
Faz pouco que o pensamento dos homens começou a se orientar
nessa direção, por isso somente uma minoria começa a se fazer
sensível às energias sutis e ao mundo, das causas e significados, oculto sob as aparências fenomênicas.
sensível às energias sutis e ao mundo, das causas e significados, oculto sob as aparências fenomênicas.
Portanto, tudo o que se exprime a esse respeito será
necessariamente parcial e incompleto, sendo apresentado sobretudo como um argumento sobre o qual refletir e meditar.
necessariamente parcial e incompleto, sendo apresentado sobretudo como um argumento sobre o qual refletir e meditar.
Nessa matéria, nada mais fácil do que recair na superstição e na
atitude anticientífica, o que pode levar a um ocultismo e a um fenomenismo nocivos, que devem ser evitados a qualquer
custo, pois estes, ao invés de nos guiar para a luz e para um
progresso efetivo, nos levariam para trás, provocando a nossa regressão a estágios evolutivos há muito superados.
atitude anticientífica, o que pode levar a um ocultismo e a um fenomenismo nocivos, que devem ser evitados a qualquer
custo, pois estes, ao invés de nos guiar para a luz e para um
progresso efetivo, nos levariam para trás, provocando a nossa regressão a estágios evolutivos há muito superados.
Hoje, as doutrinas esotéricas também devem ser difundidas
como uma ciência, como um conjunto de conhecimentos
baseados em pesquisas sérias e no estudo de aspectos e
manifestações que, se não agora, certamente no futuro,
poderão ser verificados e experimentados cientificamente.
Eis por que, juntamente com o estudo dos enunciados e
explicações esotéricas e espirituais referentes às doenças
do homem, é oportuno levar em consideração também tudo aquilo que foi observado pela medicina psicossomática
e, além disso, procurar traçar um paralelo entre esta última e a medicina esotérica, destacando, na medida do possível, as analogias e os pontos de contato entre as duas.
do homem, é oportuno levar em consideração também tudo aquilo que foi observado pela medicina psicossomática
e, além disso, procurar traçar um paralelo entre esta última e a medicina esotérica, destacando, na medida do possível, as analogias e os pontos de contato entre as duas.
O dever do estudioso do esoterismo, hoje, é o de estar no
mundo e não o de abstrair-se dele, e de levar ao mundo
o conhecimento e a luz que ele possui, tornando-se intérprete das verdades ocultas e traduzindo-as em termos compreensíveis
e aceitáveis.
mundo e não o de abstrair-se dele, e de levar ao mundo
o conhecimento e a luz que ele possui, tornando-se intérprete das verdades ocultas e traduzindo-as em termos compreensíveis
e aceitáveis.
É útil, portanto, saber até que ponto chegaram as
pesquisas e experimentações da medicina psicossomática
e acompanhar os progressos — contínuos, embora lentos —
da ciência em direção ao descobrimento da verdadeira natureza
do homem.
e acompanhar os progressos — contínuos, embora lentos —
da ciência em direção ao descobrimento da verdadeira natureza
do homem.
Devemos, portanto, considerar, mesmo que rapidamente,
os pontos de vista da medicina psicossomática.
os pontos de vista da medicina psicossomática.
A medicina psicossomática, conforme dissemos, reconhece o
peso das influências emotivas e psíquicas sobre a saúde
e divide os doentes em três categorias, conforme está escrito
no tratado Medicina psicossomática de Weiss e English (ed. Astrolábio):
peso das influências emotivas e psíquicas sobre a saúde
e divide os doentes em três categorias, conforme está escrito
no tratado Medicina psicossomática de Weiss e English (ed. Astrolábio):
1º grupo:
Todos os que, não sendo loucos e tampouco neuróticos,
apresentam uma doença que nenhuma alteração orgânica
definida pode explicar.
apresentam uma doença que nenhuma alteração orgânica
definida pode explicar.
A medicina psicossomática se interessa sobretudo por esse
primeiro grupo. São os casos puramente "funcionais" da medicina prática.
primeiro grupo. São os casos puramente "funcionais" da medicina prática.
2º grupo:
Todos os pacientes que apresentam distúrbios parcialmente
provocados por fatores emotivos, mesmo que se verifiquem
alterações orgânicas.
provocados por fatores emotivos, mesmo que se verifiquem
alterações orgânicas.
Este segundo grupo é mais importante do que o primeiro do
ponto de vista do diagnóstico e da terapia, pois o fator
psicogênico pode provocar, nesse caso, danos muito mais graves,
devido à presença também de uma doença orgânica.
3º grupo:
Todos os distúrbios geralmente considerados de domínio
essencialmente somático, mas que implicam também o sistema nervoso vegetativo, como, por exemplo, a hemicrania,
a asma, a hipertensão essencial etc.
essencialmente somático, mas que implicam também o sistema nervoso vegetativo, como, por exemplo, a hemicrania,
a asma, a hipertensão essencial etc.
Com base nessa subdivisão esquemática, é possível deduzir
que no pensamento dos médicos está se delineando também
um outro problema muito importante, ou seja, o da eventual
relação entre distúrbio psicológico e alteração anatômica.
Em geral, os médicos psicossomáticos distinguem as doenças
como sendo orgânicas e funcionais.
As primeiras são as que apresentam alterações celulares e
lesões anatômicas, as segundas são as que não apresentam alterações celulares nem lesões anatômicas e, portanto, devem ser consideradas "psicogênicas".
lesões anatômicas, as segundas são as que não apresentam alterações celulares nem lesões anatômicas e, portanto, devem ser consideradas "psicogênicas".
A concepção de doença que vem se transmitindo desde o
século XIX poderia ser indicada da seguinte maneira:
século XIX poderia ser indicada da seguinte maneira:
Alteração celular - lesão anatômica - distúrbio funcional.
No século XX esta fórmula sofreu uma mudança e passou a
ser expres- sa da seguinte maneira:
ser expres- sa da seguinte maneira:
Distúrbio funcional - alteração celular - lesão anatômica.
Nada se sabe ainda, do ponto de vista científico, quanto ao
que poderia preceder o distúrbio funcional, mas no futuro
talvez se possa apontar um distúrbio psicológico como responsável por uma alteração funcional, através de
uma determinada relação comprovável cientificamente.
talvez se possa apontar um distúrbio psicológico como responsável por uma alteração funcional, através de
uma determinada relação comprovável cientificamente.
A fórmula citada acima poderia, então, ser expressa da seguinte maneira:
Distúrbio psicológico - deficiência funcional -
alteração celular - lesão anatômica.
A medicina psicossomática admite esta relação como
uma hipótese bastante provável e, mesmo considerando a
relação entre estado emocional e órgão físico ainda misteriosa, não afasta a possibilidade de que um fator psíquico venha, com o passar do tempo, a influir até mesmo sobre a matéria
física e a produzir até mesmo uma lesão anatômica.
relação entre estado emocional e órgão físico ainda misteriosa, não afasta a possibilidade de que um fator psíquico venha, com o passar do tempo, a influir até mesmo sobre a matéria
física e a produzir até mesmo uma lesão anatômica.
Isto é extremamente importante, pois nos traz de volta ao
problema que mencionamos no início, ou seja, à misteriosa
relação que une a psique ao corpo, o espírito à matéria.
relação que une a psique ao corpo, o espírito à matéria.
Do ponto de vista esotérico, o homem é considerado uma
unidade complexa, constituída de vários aspectos ou
"veículos" subordinados a um centro de consciência de origem
espiritual, o qual é chamado Si, Alma ou Eu Superior,
sendo considerado o Verdadeiro Homem.
O corpo físico é o mais exterior destes veículos, sendo
tido somente como um instrumento de expressão e de
experiência do Si no plano material.
tido somente como um instrumento de expressão e de
experiência do Si no plano material.
Portanto, não há uma "cisão" entre o espírito e a
matéria, mas somente uma graduação de nível vibratório,
pois todos os aspectos do Si, inclusive o veículo físico, emanaram do próprio Si para poderem se exprimir.
pois todos os aspectos do Si, inclusive o veículo físico, emanaram do próprio Si para poderem se exprimir.
Portanto, o problema da relação entre vida e forma, se considerado do ponto de vista das doutrinas esotéricas, pode ser facilmente resolvido, porquanto se trata de um fenômeno semelhante ao da indução eletromagnética. De fato, é preciso imaginar os veículos do homem como "campos de energia" em contínuo movimento e em comunicação entre si.
Estes campos de energia (que poderiam corresponder à
"psique" da psicologia) constituem a ponte entre o espírito e a matéria, entre o Pai e a Mãe, como são simbolicamente chamados estes dois aspectos do Uno.
"psique" da psicologia) constituem a ponte entre o espírito e a matéria, entre o Pai e a Mãe, como são simbolicamente chamados estes dois aspectos do Uno.
"O Pai-Mãe fia um tecido, cuja extremidade superior está
presa ao Espírito-Luz da Escuridão Una e a inferior a seu
escuro fim, a Matéria. Este é o Tecido do Universo,
tecido com as duas substâncias fundidas em uma.
" (Helena P. Blavatsky: Doutrina Secreta - Estâncias de Dzyan).
O homem, microcosmo que reflete o macrocosmo, revive em
si mesmo esta verdade universal e nele o corpo físico pode ser considerado "o escuro fim do Tecido", e o Espírito "a Luz",
enquanto a sua psique (isto é, os vários veículos) representam
"o tecido do meio".
si mesmo esta verdade universal e nele o corpo físico pode ser considerado "o escuro fim do Tecido", e o Espírito "a Luz",
enquanto a sua psique (isto é, os vários veículos) representam
"o tecido do meio".
Portanto, para o esoterismo a relação entre Espírito e corpo
não representa um mistério, sendo considerada, do ponto de vista energético, como sempre presente e atual.
não representa um mistério, sendo considerada, do ponto de vista energético, como sempre presente e atual.
A cisão existe do ponto de vista da consciência, pois o homem
não tem consciência de si mesmo, já que se identificou com a
extremidade mais densa e exterior do "tecido", com a parte mais
superficial e mecânica de sua natureza, vivendo na inconsciência
de sua origem e de sua realidade profunda.
Esta é a razão pela qual a ciência que pesquisa e indaga dos
fenômenos baseando-se no seu aspecto objetivo e partindo,
por assim dizer, do exterior, topa freqüentemente com
obstáculos intransponíveis e aparentemente inexplicáveis.
De fato (citando Aurobindo), "parece evidente que analisando o
físico e o sensível nunca chegaremos ao conhecimento do Si, de nós mesmos ou d'Aquele que chamamos Deus... Portanto,
se existe um Si, uma Realidade não evidente para os nossos sentidos, é preciso procurá-la com outros meios que não os da ciência física". (De A síntese da Yoga, vol. II, p. 22.)
físico e o sensível nunca chegaremos ao conhecimento do Si, de nós mesmos ou d'Aquele que chamamos Deus... Portanto,
se existe um Si, uma Realidade não evidente para os nossos sentidos, é preciso procurá-la com outros meios que não os da ciência física". (De A síntese da Yoga, vol. II, p. 22.)
E que outros meios são esses?
Sobretudo o estudo da consciência do homem, que é uma
realidade subjetiva, em face da qual até mesmo os cientistas se
sentem perplexos.
sentem perplexos.
O conhecido biólogo C. H. Waddington escreve a este respeito:
"Nos deparamos, no que respeita à consciência de si, com um
mistério fundamental que ocupa o centro de toda a nossa vida ..."
De fato, não há como classificar e estudar "cientificamente"
a consciência, entendida como autoconsciência, fenômeno em si
totalmente independente dos fatos físicos.
É justamente na análise dos fenômenos subjetivos da consciência
e no desenvolvimento gradativo desta que o esoterismo e a ciência
talvez possam se encontrar através da psicologia, que se pode considerar hoje como uma ciência verdadeiramente fundamental para a vida.
talvez possam se encontrar através da psicologia, que se pode considerar hoje como uma ciência verdadeiramente fundamental para a vida.
A medicina psico-espiritual procura investigar as causas das
doenças do homem servindo-se não somente dos meios oferecidos
pela psicologia como também dos meios oferecidos pelas
doutrinas esotéricas e, considerando as doenças como alterações
da relação existente entre psique e corpo, e espírito e matéria, pode ajudar a nos conhecermos melhor e a alcançarmos
a harmonia e a auto-realização.
pela psicologia como também dos meios oferecidos pelas
doutrinas esotéricas e, considerando as doenças como alterações
da relação existente entre psique e corpo, e espírito e matéria, pode ajudar a nos conhecermos melhor e a alcançarmos
a harmonia e a auto-realização.
Fonte:
Medicina Psico-Espiritual
Angela Maria La Sala Bata
Tradução de Pier Luigi Cabra
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