12.08.2014

EDUCAÇÃO E PREVENÇÃO GARANTIRÃO QUALIDADE DE VIDA À IDOSOS


Educação e prevenção garantirão qualidade de vida à idosos
Para 2020, a expectativa média dos brasileiros será de 76,7 anos e, em 2030, aumenta para 78,6 anos. 
A expectativa de vida aumenta a cada ano no Brasil. Para 2020, a idade
média será de 76,7 anos. Sendo assim, de acordo com a médica especialista em Gestão de Saúde, Flávia Marques, entre os desafios para se chegar à terceira idade com qualidade de vida estão a educação e a prevenção, somados ao respeito e cidadania, que precisam ser considerados.

“Envelhecemos todos os dias, desde o nascimento, por isso, a educação é a base para o cidadão ter acesso às informações sobre a importância da prevenção e às ferramentas que estão à disposição para os cuidados com a saúde e, consequentemente, o bem-estar para aproveitamento da chamada melhor idade”, explicou Flávia.

Expectativa

A pirâmide de idade tem se modificado muito nas últimas décadas, por conta do acesso à saúde e novas tecnologias para tratamentos e prevenção, contudo, em países ainda em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, a qualidade e expectativa de vida ainda está bem abaixo dos países desenvolvidos.

No Brasil, em 2010, a expectativa média de vida de um idoso era de 73,6 anos, enquanto que nos Estados Unidos era de 78 anos e na Austrália 82 anos, conforme dados da OMS (Organização Mundial de Saúde). Para 2020, a expectativa média dos brasileiros será de 76,7 anos e, em 2030, aumenta para 78,6 anos.

Prevenção 

Dentre as dicas de prevenção para uma terceira idade com qualidade de vida, que devem ser adotadas o quanto antes, a Dra. Flávia destaca: ter uma alimentação saudável e equilibrada, beber muita água, consultar médicos com regularidade e tirar dúvidas, questionar, entender bem o que foi receitado, para não usar medicamentos errados e ainda realizar exames regulares, como de colesterol e pressão arterial, por exemplo.

Além disso, dormir bem e se exercitar são essenciais. “É uma soma de ações que também devem estar atreladas ao cuidado de forma geral, consigo próprio e com o outro, e ainda se colocar no lugar do idoso, afinal, é uma forma de olharmos para o futuro e realizarmos hoje o que queremos em longo prazo”, disse a especialista.

Nenhum comentário: