2.23.2015

Lula participará de ato em defesa da Petrobras no Rio


Previsão é de 100 mil pessoas no ato




O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participará do ato "Defender a Petrobras é defender o Brasil", que a Central Única dos Trabalhadores (CUT) e a Federação Única dos Petroleiros (FUP) realizam nesta terça-feira, 24, às 18h, na sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), no Centro do Rio de Janeiro.
A manifestação vai reunir sindicalistas, advogados, jornalistas, intelectuais e o povo que quiser apoiar a iniciativa de proteger a Petrobras. O ato é parte de uma campanha nacional em defesa da Petrobras, que já teve início nas redes sociais, com a coleta de assinaturas de adesão ao manifesto, que será lançado oficialmente nesta terça-feira, 24.
Além do ex-presidente Lula, já confirmaram presença no ato o cientista político Wanderley Guilherme dos Santos, o ator Antônio Pitanga,  Chico Buarque, a atriz Marieta Severo, os escritores Eric Nepomuceno e Fernando Moraes, os jornalistas Hildegard Angel e Luís Nassif, o cineasta Luiz Carlos Barreto, os economistas Luiz Gonzaga Belluzzo e Márcio Pochmann, o presidente da OAB/RJ, Felipe Santa Cruz, o líder do MST, João Pedro Stédile, a presidente da UNE, Vic Barros, o presidente da CUT nacional, Vagner Freitas, o Coordenador Geral da FUP, José Maria Rangel, além de sindicalistas e lideranças de movimentos sociais de todo o Brasil.
O manifesto do ato em defesa da Petrobras é taxativo quanto à urgência e à necessidade de  "investigação, julgamento e punição de corruptos e corruptores, doa a quem doer". Mas, deixa claro que isso "não pode significar a paralisia da Petrobras e do setor mais dinâmico da economia brasileira". O documento também defende que "cabe ao governo rechaçar com firmeza as investidas políticas e midiáticas desses setores, para preservar uma empresa e um setor que tanto contribuíram para a atração de investimentos e a geração de empregos nos últimos anos".
campanha em defesa da estatal prosseguirá após o ato desta terça-feira, com atividades por todo o país. Uma grande manifestação popular já está agendada para o dia 13 de março, na Avenida Paulista, em São Paulo, contra o Golpe.

Nenhum comentário: