2.25.2015

Receita e Polícia Federal desarticulam esquema de fraude em exportações

A Receita Federal informou que foi desarticulado esquema de fraude em exportações nos estados de Mato Grosso do Sul, do Paraná, de Santa Catarina e São Paulo. Chamada Bumerangue, a operação da Receita contou com a participação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal

Conforme comunicado da Receita, com o início das investigações, foi identificada existência de um esquema de fornecimento, em cidades de Mato Grosso do Sul, na fronteira, de produtos siderúrgicos de origem nacional, que eram exportados e depois retornavam sem o recolhimento dos tributos devidos.
Notas fiscais eram emitidas por estabelecimentos empresariais em Ponta Porã (MS) para dar aparência de legalidade ao transporte das mercadorias. Após a entrega em território nacional, as notas fiscais eram canceladas. Com o avanço das investigações, foi constatado que, na maioria dos casos, o grupo investigado utilizava-se da denominada exportação fictícia ou simulada, informou a Receita Federal.
Ao saír das indústrias, as mercadorias eram entregues a destinatários nos estados do Paraná e de São Paulo logo após a emissão das notas fiscais, sem sequer chegar ao estado de Mato Grosso do Sul – local registrado como estado de origem das mercadorias exportadas.
Levantamento inicial informa que as fraudes superam R$ 250 milhões. Estão sendo cumpridos 12 mandados de prisão temporária e 39 de condução coercitiva, além de 35 mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e nas empresas supostamente ligadas ao grupo. 

Nenhum comentário: