2.22.2015

‘Science’: Tinta de cabelo pode ser usada para encontrar criminosos

“Geralmente, fios de cabelo deixados para trás numa cena de crime são associados ao teste de DNA, mas esse procedimento exige fios inteiros e intactos, e costuma levar muito tempo. Por causa desses obstáculos, análises meticulosas muitas vezes simplesmente comparam a aparência do cabelo sob o microscópio, mas essas comparações são subjetivas na natureza e frequentemente inconclusivas”, escreve David Shultz, autor da matéria.
Ele prossegue: “Porém, uma nova pesquisa, publicada online na Química Analítica, pode eventualmente oferecer à polícia um método que dispensa o DNA para conectar objetivamente o cabelo ao crime. A técnica utiliza a Espectroscopia Raman Amplificada por Superfície (SERS) para mediar com precisão como a luz do laser se choca com um fio de cabelo." 
"Vibrações dentro das moléculas na superfície do cabelo mudam a energia dos fótons refletidos e são pegos por um detector. Se a amostra possui uma tintura (ou sangue, drogas, tinta, explosivos, etc.) o laser vai refletir diferentemente, e cada tintura cria um padrão único. A técnica é tão precisa que os cientistas são capazes de identificar diferentes marcas de tintura e determinar se a tintura era provisória ou permanente — até mesmo quando se usa um pedaço microscópico de cabelo como amostra.”
“Além disso, como o método SERS é rápido e não destrói a amostra, se um produto químico liga o fio de cabelo à cena do crime, a amostra ainda poderia potencialmente ser analisada através de seu DNA mais adiante”, conclui a matéri
a

Nenhum comentário: