2.25.2015

Mais de 80 nomes (Lava-Jato)

Brasília à beira de um ataque de nervos


O clima é de tensão na manhã desta quarta-feira (25) nos corredores do Congresso Nacional. Parlamentares de todas as legendas tentam apurar, inclusive com jornalistas, quem são os políticos com foro privilegiado que irão figurar na lista que deve ser apresentada pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Neste momento, até mesmo integrantes da oposição já não escondem a apreensão com a possibilidade de lideranças graduadas serem incluídas nos pedidos de abertura de inquérito ou mesmo nas denúncias.

Alguns parlamentares cogitam uma lista com mais de 80 nomes. Avaliações mais realistas, no entanto, indicam a abertura de cerca de 30 processos, que podem incluir mais de um parlamentar.

Essa tensão em Brasília só deve aumentar nos próximos dias, na medida em que é possível que Janot conclua o seu trabalho no final desta semana ou no máximo na semana que vem.

No Palácio do Planalto, como já adiantou o Blog, a expectativa é de que se houver um grande número de políticos denunciados, o Congresso corre o risco de ter o seu poder esvaziado. Isso, na visão de ministros palacianos, diminuirá a resistência da oposição e até de alas da base governista em matérias de interesse do governo.


Um comentário:

Anônimo disse...

Nomes como de Agripino Maier, Aécio Neves, Beto Richa, Serra, e outros tucanos devem constar da lista do Procurador Geral da República