2.26.2015

Você acaba de ganhar 40% de vida adulta. E agora o que fazer?





Lidere a si mesmo e aproveite o aumento da expectativa de vida para viver uma vida que vale a pena. 


Quando se fala em líderes, muitos pensam diretamente em liderar outras pessoas, as vezes milhares – mas a maioria não pensa em autoliderança. Como a “Autoliderança” ainda é um recurso  pouco difundido ela é deixada de lado muitas vezes, - porém, quando trabalhada mais a fundo, os líderes passam a perceber a importância de liderar a si próprias, tomando as rédeas da própria vida e consequentemente do seu destino.
Segundo Domi Müller, especialista em autoliderança, líderes comandam milhares de pessoas e, para aqueles que olham de fora, acreditam que eles estão no controle de sua vida e de seus negócios – mas, por dentro, será que eles realmente possuem esse domínio? “Como liderar uma família, corporação, comunidade, cidade ou um país, se ao final do dia você se dá conta que aquilo que mais importa você mesmo, ficou para depois?", questiona o especialista.
Müller lembra que a expectativa de vida mudou e hoje podemos viver cerca de 30, 40 anos a mais do que se vivia no século XX.  Portanto a vida não é mais curta como ainda dizem aí fora. Esta é uma crença do passado. Agora a vida é longa e absolutamente todos, podem recomeçar, e fazer um novo futuro, construir um novo relacionamento, um novo negócio, uma nova profissão, uma nova família, uma nova visão sobre a sustentabilidade, um novo ser.
 “E se a vida é longa, não basta existir, é preciso prosperar. Entendo que para poder aproveitar esse tempo com a qualidade que a vida merece, a autoliderança  é o primeiro passo em direção a ser mais feliz. E é esse o objetivo do 1º Congresso Internacional de Autoliderança (C.I.A): Fazer com que as pessoas reconheçam este novo paradigma de que irão viver até os 100 anos ou mais, e que podem autoriderar-se para viver  com prosperidade", elucida.
Pensando nisso, Müller idealizou o C.I.A, onde serão desenvolvidos 12 Palestras centradas nos “8 Pilares do Líder Próspero” para uma vida de 100 anos ou mais, e que contará com a participação de líderes empresariais importantes, como o fundador da Marcopolo SA -  Paulo Bellini, Marlin Kohlrausch, Presidente da Calçados Bibi,  Hans Donner, designer alemão e Scott Blais, Co fundador do Santuário de Elefantes no Tenessee, que irá contar sua história como pioneiro na criação de Santuários de elefantes no mundo e como isso tem a ver com a sustentabilidade do planeta – “afinal, como estamos vivendo mais, a sustentabilidade passou a ser um dos pilares do líder próspero”, explica o especialista. 
Além disso, também estarão presentes, o especialista internacional em autoliderança corporativa, Richard Daft (EUA), a Coach Paula Abreu, especialista em propósito de vida e outros empreendedores e Profissionais relacionados ao tema do Congresso.
Durante o Congresso também será lançado o Livro Saia do Piloto Automático e Lidere Seu destino do especialista Domi Müller.
O Congresso presencial acontecerá em Gramado, RS, nos dias 25 e 26 de abril, sendo que todas as palestras serão gravadas e transmitidas para o congresso online que terá 24 palestras e acontecerá entre os dias 5 e 12 de maio – assim, aqueles que desejam saber mais sobre o assunto e não puderem estar presentes fisicamente ou estarão e querem rever, também terão a oportunidade de aprender com os especialistas.
Ficou curioso para conhecer mais sobre os “8 Pilares do Líder Próspero” e saber como autoliderar-se e começar a viver com longevidade para uma vida que valha a pena?
Acesse e saiba mais em  www.congressodeautolideranca.com  




AUTOLIDERANÇA: 

-Conceito - Merkatus


"A qualidade de um líder reflete-se nos padrões
que ele estabelece para si próprio."
Ray Kroc,
o homem por detrás do MacDonald
________________________________________________________
RESUMO:
"A autoliderança é a arte e a prática de liderar a si próprio.
Como se consegue liderar a si próprio?
Nesta série de artigos traremos as respostas."

_________________________________________________________


Autoliderança é liderar a si mesmo. E muitos não conseguem...

Eu costumo dizer que autoliderança é o seu processo pessoal de caminhar, consistentemente, na direção dos seus sonhos e desejos, conectado fortemente à realidade.
Essa realidade envolve dois aspectos, ou mundos, que precisam agir de forma integrada: a realidade externa à sua pessoa e a realidade interna da sua pessoa.
Na realidade interna, há que ser considerado quem você é, a sua pessoa, que é o primeiro e único "instrumento" que o conduz na direção dos seus sonhos e desejos (ou não!).
Mas tem que ser considerado também a sua percepção interna de onde você se localiza, onde você se encontra dentro da realidade externa, ou seja, há que se ter respostas às seguintes perguntas:
Quem eu sou?
Onde eu estou?
Na resposta à segunda pergunta - onde eu estou? - há que se considerar:
- o mundo exterior, e também
- o espaço compreendido entre a sua pele, e o que está abaixo dela, até encontrar outra pele que dê acesso ao seu mundo exterior.

A resposta à pergunta - onde eu estou? - inclui, numa visão integrada:

- física: a sua carne , os seus ossos, o seu esqueleto, a sua pele, os seus órgãos sensores e tudo o mais, e
- psíquica:as suas emoções, os seus sentimentos, a sua história, as suas contingências e circunstâncias.
Ainda dentro da realidade interna há mais uma pergunta a ser feita, e ela é com relação aos sonhos e desejos que você persegue:
- Onde eu quero chegar?
É necessário desenhar mentalmente o sonho, para caminhar no sentido de obtê-lo, afinal ninguém alcança algo que não consiga enxergar.
Como você já sabe o seu ponto de partida - onde você está - e conhece o seu ponto de chegada - onde você quer ir -, e conhece o seu único e particular instrumento - quem você é -, basta planejar o seu caminho entre esses pontos; portanto a quarta pergunta da autoliderança é:
- Eu planejo a minha caminhada?
O seu planejamento é necessário para garantir o rumo na direção do seu sonho.
Eu recomendaria que você fizesse uma pausa, neste momento, e lesse estes 2 artigos:
PROBLEMA: O Que É Isso E Como Resolvê-lo?
O QUE É PLANEJAMENTO?
Uma vez planejada a sua caminhada, não lhe resta outra alternativa do que a de se por a caminho. E a quinta pergunta é:
- Eu vou à luta?
pois não bastam as respostas às perguntas anteriores, há que se colocar o bloco na rua, dar o primeiro passo, a cada momento, e empreender a jornada rumo aos seus sonhos e aos seus desejos.
A princípio, a maioria das pessoas crê que termina aqui a série de perguntas, resumindo-se nestas 5 perguntas a tal da autoliderança:
1º) Eu sei quem eu sou?
2º) Eu sei onde eu estou?
3º) Eu sei onde quero ir?
4º) Eu sei planejar a caminhada?
5º) Eu vou à luta?
mas há a sexta e última pergunta, que não só termina, como amarra o conjunto:
6º) Eu aprendo caminhando?
Esta última pergunta pode ser dividida em várias, mas, essencialmente, ela coloca a pessoa com autoliderança como aprendiz eterno, pois, constantemente, a pessoa, enquanto caminha:
- aprende mais sobre ela mesmo;
- aprende a ler e se colocar melhor no ambiente em que se encontra, inclusive consigo própria;
- aprende a definir e focar melhor os seus sonhos e desejos;
- aprende a planejar melhor a sua caminhada;
- aprende tanto a usufruir da sua caminhada na direção dos seus sonhos e desejos, como a usar a força do ímpeto e da retidão, sabendo usar cada um a seu tempo, em doses adequadas;
- aprende, humildemente, que aprender é o caminho e o objetivo da vida.
A autoliderança conduz a pessoa a ser um eterno aprendiz das suas incontáveis inter-relações com o mundo, de tal forma que seja:
- responsavelmente independente e
- eficazmente interdependente,

a fim de alcançar objetivos que valham a pena para si próprio, para a sua família, para a sua empresa e para a sociedade.

Nenhum comentário: