Veja como ter um rosto simétrico
De acordo com o médico Alderson Luiz Pacheco, a simetria da face depende da relação entre o queixo e o nariz. Ele esclarece que, milimetricamente falando, não há como as partes do corpo serem iguais, mas visualmente é possível chegar a uma percepção de simetria. “Muitos detalhes compõem a estética corporal e no rosto as proporções são ainda mais evidentes. A posição do queixo, por exemplo, determina a proporcionalidade da face”, afirma o médico.
A cirurgia plástica é uma das alternativas mais recomendadas para posicionar corretamente o queixo. A denominada mentoplastia pode alongar, encurtar, reposicionar, modificar o formato ou corrigir desvios no queixo. “A técnica varia conforme o problema e pode lançar mão de próteses de silicone para aumentar a região ou cortes no osso para o reposicionamento. A mentoplastia é procurada, principalmente, pelas pessoas que possuem o queixo para trás. Neste caso é feito o implante de uma prótese entre o músculo e o osso, alongando o queixo”, aponta.
As intervenções são feitas em queixos retraídos e avançados. “O paciente deve ficar em repouso por cerca de 15 dias, manter uma dieta líquida no início da recuperação e inserir alimentos pastosos e sólidos progressivamente, conforme a orientação médica”, observa. “Em qualquer técnica de mentoplastia é preciso, pelo menos, 20 dias para que os inchaços e manchas desapareçam por completo”, completou.
O especialista lembra ainda que de acordo com a complexidade do problema é necessário um tratamento interdisciplinar, que envolve outras áreas da medicina e principalmente da odontologia.
Teste sua simetria
Pacheco explica que o queixo deve tocar uma linha vertical imaginária que passa pela raiz do nariz. Se o queixo estiver à frente desta linha ou atrás, é sinal de que há alguma deformidade. “A pessoa pode achar que seu nariz é grande, mas talvez o problema esteja no queixo, que pode estar posicionado inadequadamente”,
Nenhum comentário:
Postar um comentário