3.05.2012

ESTUDO ASSOCIA A INSÔNIA CRÔNICA AO ATAQUE CARDÍACO

Estudo associa a insônia crônica ao ataque cardíaco

Para estudiosos pessoas com insônia crônica têm mais chances de sofrer com ataques cardíacos.

Dormir bem não deveria ser sorte de poucos, mas sim algo comum a todos. Mas, é muito fácil encontrarmos consultórios médicos lotados de pessoas que sofrem com a insônia, esta caracterizada pela dificuldade de dormir. Recentemente, um estudo realizado por cientistas da Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia aumentou ainda mais a preocupação com este distúrbio. Segundo o estudo, o risco de ataques cardíacos é maior em quem sofre com a insônia crônica.
Em 11 anos de pesquisa, foram entrevistados 52.610 pessoas, entre homens e mulheres. Os dados relativos à massa corporal, pressão arterial, sexo, idade, diabetes, atividade física, tabagismo e consumo de álcool foram levados em conta. Ficou constatado que os entrevistados que descreveram os problemas que tinham para cair no sono mostraram um risco 45% maior de sofrer um ataque cardíaco, em comparação com quem nunca apresentou este tipo de problemas.
Ainda segundo o estudo, quem tem dificuldade para voltar a dormir teve um aumento de 30% no risco de ataque cardíaco. Já para quem acordava sentindo cansaço, a porcentagem foi de 27%.
De acordo com outros estudos, a causa da insônia está ligada a problemas físicos e emocionais. Segundo algumas pesquisas, a produção inadequada de serotonina pelo organismo e o estresse provocado pela rotina são classificadas como as principais causas.

Nenhum comentário: