9.25.2013

Nutricionista indica dieta da proteína


 por Marina Espina

Neste plano de emagrecimento, elaborado por Bianca Chimenti Naves, carnes, peixes, ovo e leite têm prioridade, mas pão e mandioquinha também entram

No cardápio, a salada de folhas é liberada (Foto: Shutterstock)
É... Já já o inverno acaba e não demora muito para o verão chegar. Só de pensar na ideia vem toda a empolgação (ou desespero) de buscar uma vida mais saudável e eliminar aqueles quilinhos a mais que insistem em permanecer ali. E quando o assunto é perder peso, o caminho mais rápido sempre parece o mais atraente. Aí vale tudo, dieta da sopa, do suco, das frutas ou a milagrosa e badalada dieta da proteína, certo? Errado. Se você quer perder peso com saúde, não existem milagres. Fechar a boca é indispensável, mas morrer de fome não. A boa notícia é que a tão falada dieta da proteína, pode, sim, ser feita de maneira saudável e possível. Sem restrições malucas de alimentos.

Veja o cardápio da dieta (possível!) da proteína aqui.

Segundo Bianca Chimenti Naves, nutricionista clínica e responsável técnica do Light & Saúde, uma alimentação saudável deve abranger todos os grupos de alimentos – carboidratos, proteínas, lipídios, frutas e hortaliças –, para fornecer ao organismo todos os macro e micronutrientes necessários para o seu bom funcionamento. Isso significa que, apesar de demonizado por muitas dietas, o carboidrato não deve ser retirado completamente da rotina. “Ele é a única fonte de energia para o cérebro, portanto, deve ser consumido, mas em proporções adequadas”, afirma a nutricionista.

Numa dieta de proteína saudável, os alimentos em que este nutriente prevalece – carnes,  aves, peixes, ovos, leite, grãos, como feijão, ervilha e grão-de-bico – são priorizados, mas nenhum outro tipo de nutriente é excluído. Assim, a maioria das refeições deve conter alimentos proteicos ou lácteos, frutas, verduras e hortaliças. Já os carboidratos, sempre integrais, entram em menor quantidade.
“Em vez de focar no que estão abrindo mão, as pessoas devem pensar em quantas boas opções saudáveis estão liberadas”, diz Bianca. Nesta lista, entram carpaccio, omeletes, sashimi, bacalhau. Não dá para reclamar, vai? Fazer escolhas saudáveis tem que estar na cabeça o tempo todo.
Para um resultado ainda melhor, Bianca indica combinar a alimentação com a atividade física frequente. O recomendado é fazer no mínimo três vezes por semana, com intensidade moderada, combinando exercícios aeróbicos e musculação.
Ficou animada com a proposta? Pedimos para a nutricionista elaborar uma dieta possível da proteína. O tempo de duração vai depender dos objetivos de cada um e deve ser avaliado individualmente. Mas como não é muito restritiva, ela pode ser seguida por até três meses.

Se você tem uma rotina com horários mais bagunçados e janta tarde, a dica é fazer dois lanches da tarde em vez de um antes do jantar e outro depois. Por exemplo: Se você almoça por volta das 13h, seu primeiro lanche da tarde deve ser às 16h e o segundo em torno das 19h. Depois é só jantar e dormir.

Esta dieta deve ser evitada por quem tem problemas renais, pois pode sobrecarregar os rins. Quem não tem nenhuma patologia nos rins não precisa se preocupar

 

Nenhum comentário: