9.23.2013

Porque a sua pele coça?


A sua pele não foi feita para coçar, embora algumas pessoas sofram cronicamente com este problema, chegando a ter até o sono comprometido, e consequentemente, sua qualidade de vida.
 O ato de produzir coçadura constantemente promove o espessamento da pele (liquenificação), devido a fricção. Pode também ocasionar infecções secundárias, se houver fissura na pele, e pior, pode gerar um ciclo vicioso, ou seja, o ato de se coçar provoca mais coceira.

O prurido pode acontecer por causas dermatológicas (e quando "enxergamos" a lesão, fica mais fácil descobrir a causa), ou doenças sistêmicas (é aí que o bicho pega). Também existe o prurido psicológico (esse então é o terror dos dermatologistas), e o causado por distúrbios do sistema nervoso central ou periférico. Isso tudo sem falar no prurido em que a medicina não consegue descobrir a causa.

Portanto, o troço é complexo. Quando uma pessoa chega com esse sintoma, o médico já sabe que vai ser uma consulta "daquelas". Porque qualquer coisa no mundo pode estar causando aquilo. Eu fiz um mini-fellow em imunologia em Georgetown University, e nunca me esqueço de um paciente que tinha um prurido crônico nas costas e parte posterior das coxas. Depois de muito pesquisar (o mistério levou uns seis meses para ser desvendado), descobriu-se que o pigmento da cadeira onde o paciente trabalhava era o causador da coceira maldita.

De posse dessa informação, fica fácil perceber porque a anamnese do paciente precisa ser tão detalhada. O médico vai lhe perguntar o tempo de duração do sintoma, os horários em que aparece, as partes do corpo acometidas, fatores desencadeantes, sua história familiar e social, sua história de doenças prévias e remédios e vitaminas que estão sendo utilizados no momento, se existem outros sintomas concomitantes, fatores que aliviam o quadro, estado psicológico do paciente, ...



Uma das causas mais comuns e fáceis de se tratar de prurido, é aquele causado pela pele seca, bastante comum em idosos (é o chamado "prurido senil") e pessoas com dermatite atópica (ou CHAtópica, como eu carinhosamente gosto de chamar). O tratamento nesse caso é hidratar diária e exaustivamente, com hidratantes potentes.
Outras causas de prurido generalizado incluem o gravídico, o da icterícia obstrutiva (causada pela impregnação cutânea de pigmentos biliares), prurido diabético, linfomas, leucemias, insuficiência renal, uso de determinados medicamentos e vitaminas, HIV e doenças da tireóide.
Já as causas cutâneas são várias, já que muitas doenças da pele cursam com esse sintoma. As mais comuns são as dermatites (atópica, seborreica, eczemas de contato, etc), as micoses, urticárias, escabiose, picadas de insetos, psoríase, etc (a lista é vasta, acredite).
Importante é procurar o seu médico e descobrir a causa, pois você merece viver sem coceira, ou pelo menos com o sintoma controlado. 
Não se aborreça se a causa não for determinada na primeira consulta, esse diagnóstico é difícil, e podemos levar meses para resolver o mistério. Lembre-se do paciente de Georgetown. importante é confiar no médico, e não ficar mudando a cada consulta, pois alguns casos exigem mesmo uma investigação mais complexa. 


Nenhum comentário: