9.26.2013

Brigadeiro, o doce queridinho dos brasileiros

Prepare as colheres e as panelas! Curiosidades e receitas fazem parte do livro recém-lançado no Brasil dedicado ao amado brigadeiro


Brigadeiro gourmet
Preto, branco ou com recheio, o brigadeiro faz a alegria de crianças e adultos a qualquer hora
Foto: Divulgação
Nos últimos anos, o delicioso brigadeiro, docinho que antes era restrito à esfera doméstica, começou a aparecer em confeitarias e acabou ganhando status de sobremesa gourmet. Algumas lojas se especializaram no quitute e o oferecem em novas variedades, como branco, com amêndoas ou licores e xaropes. No livro "O Brigadeiro", da editora Memoriarte, a chef Solange Della Piagge organizou histórias e reuniu receitas e dicas sobre o preparo do docinho, passando pela diferença do brigadeiro gourmet ao tradicional. Abaixo, você confere uma receita especial:
Brigadeiro gourmet de enrolar
Mulher enrolando brigadeiro
Foto: Divulgação
O que usar
· Leite condensado (395 g)
· Creme de leite (200g)
· Chocolate ao leite picado, ou chocolate branco, ou meio amargo (200 g)
· Xarope de glucose (20 g)
Como fazer
Coloque todos os ingredientes em uma panela no fogo baixo, mexendo constantemente por 30 minutos. O ponto está correto quando o brigadeiro desprender da panela. Para fazer a receita no microondas: coloque todos os ingredientes em um refratário alto e leve às micro-ondas na potência média (50%) por cerca de 30 minutos, mexendo de 5 em 5 minutos.
Dicas & Truques
· Docinho uniforme: enrole as bolinhas com as mãos untadas de margarina. Além de não grudar nas mãos, o doce fica bem mais homogêneo.
· De volta ao ponto: se o brigadeiro passar do ponto, adicione leite (um copo americano por receita) e deixe apurar novamente.
· Na geladeira: congele os docinhos embalados em papel- filme por até três meses. Para descongelar, deixe os brigadeiros por cerca de 1 hora em temperatura ambiente. Não abra a embalagem durante este período para evitar que eles suem e molhem as forminhas.
· Outros sabores: recheie o brigadeiro com a fruta que desejar. É simples: abra porções da massa na palma da mão, coloque meia fruta no meio e enrole. Passe pelo chocolate granulado e... ataque!
Clique na imagem abaixo e confira uma seleção incrível com receita de brigadeiro, do doce tradicional às sobremesas mais requintadas:

 

Nenhum comentário: