9.23.2013

História do sutiã

historia-do-sutian.jpg 
Os sutiãs tem diversos significados para as mulheres e para a sociedade em geral. Ele é um dos maiores ícones que representam a feminilidade no mundo e um dos grandes acessórios da moda underwear.
Mas você conhece a história do sutiã e suas origens? Hoje o IMulher deu um mergulho na História da Moda e conta as curiosidades sobre esse item indispensável do guarda-roupas feminino. Confira!

A origem do sutiã

O primeiro sutiã foi criado em 1889, pela Herminie Cadolle, que decidiu dividir a roupa íntima das mulheres em duas partes, uma vez que antes desse período, o mundo feminino só conhecia uma espécie de maiô que era utilizado como underwear.
Seu primeiro nome foi porta-seios, dado por uma americana chamada Mary Phelps Jacobs, a qual patenteou a invenção, cinco anos após a revista Vogue ter apresentado o produto em uma matéria.A invenção logo caiu no gosto das mulheres que desejavam uma roupa íntima confortável no lugar dos incômodos espartilhos e que também fosse bonita, deixando de lado os enormes maiôs já citados.
historia-do-sutian-2.jpg Hemera/Thinkstock
Assim, lá pelos anos 20, os sutiãs passam a ser produzidos em diferentes materiais como crepe, algodão e seda. Porém, os primeiros modelos não eram nem tão bonitos, nem tão confortáveis, empurrando os seios para baixo ou ainda comprimindo-os.
Para solucionar o problema, a russa Jane Russel e seu marido, começam a desenvolver modelos de sutiãs com tamanhos diferentes, principalmente em relação às taças, criando a marca Maidenform.

A democracia da moda intima feminina

Interesssada no sucesso da invenção, a empresa Warner Brother Corset Company, compra a patente de Jacobs nos anos 30 e lança uma inovação na história do sutiã: um modelo mais confortável, com elástico, que levava em conta os contornos femininos.
Os homens também adoram a novidade e o famoso milionário Howard Hughes, desenvolve um modelo espacial que se baseava na aerodinâmica de projetos de aviões a fim de presentear a curvelínea Jane Russel. Quando a guerra termina e se tem origem a depressão econômica, surge a necessidade de um produto com mais flexibilidade e uma maior durabilidade. Assim, tem início a produção de sutiãs com fibras sintéticas.
Pouco tempo depois, o sutiã entra para a história literalmente, uma vez que as mulheres fazem um protesto a favor do amor livre, do femininismo e da liberdade de expressão nos anos 70, queimando seus sutiãs como forma de se livrar da opressão pela qual passavam.

Sutiã para todos os corpos

historia-do-sutian-1.jpg i
Atualmente, com a busca de um modelo de corpo perfeito, tem surgido cada vez mais e mais ofertas de sutiãs diferenciados, com bojos de gel, espumas, entre outros que prometem erguer e dar a impressão de seios maiores, feitos de microfibras e elastano.
Além disso, há modelos como o tomara-que-caia que sustentam os seios sem aparecer em determinadas roupas.
O que acharam da história do sutiã? Quais seus modelos preferidos? O que mais quererm saber dos contextos históricos por tráz da moda e da beleza?
dicas-para-comprar-suti%C3%A3.jpg Getty Images
A escolha do sutiã correto é muito importante para a beleza e saúde do corpo. Usar a lingerie certa pode fazer toda a diferença na hora de montar o look, pois ela é capaz de melhorar a aparência dos seios, valorizar a roupa e até mesmo melhorar a postura. Além disso, é muito importante que a peça esteja muito bem ajustada ao busto, para evitar problemas como dores nas costas e alergias.

Como escolher o sutiã

O primeiro passo para encontrar o sutiã perfeito é prová-lo em seu próprio corpo. Certifique-se de que a taça acomode bem o seio, e que as tiras não estejam apertando as costas, ou machucando a pele.
Algumas mulheres têm dificuldade em encontrar o modelo ideal, pois o tamanho do seio e das costas não é proporcional. Algumas marcas de lingerie disponibilizam peças com taça e tiras de diferentes tamanhos, perfeitas para mulheres com seios grandes e costas estreitas, ou o contrário.

Tecido

Outro ponto importante a ser considerado é o tipo de tecido do sutiã. Algumas rendas e panos de origem sintética podem ser alergênicos e até dar origem a feridas. No dia a dia, prefira os tecidos naturais, como algodão, que deixam a pele respirar e são muito mais confortáveis.
dicas-para-comprar-suti%C3%A3-2.jpg Thinkstosck

Aumentar o tamanho dos seios

Na tentativa de aumentar o tamanho dos seios, algumas mulheres escolhem um sutiã menor do que o tamanho ideal para seu busto. Isso pode causar fortes dores nos ombros e até mesmo fazer feridas nessa região. Existem modelos cuja função é melhorar a aparência do seio, por meio de tecnologias como a bolha, o enchimento e o push up, uma fivela que fica na frente do sutiã e ajuda a melhorar a sustentação. Invista nessas peças.

Plus size

As mais cheinhas devem preferir os que tenham alças e tiras mais largas, pois dão maior segurança e evitam que o peso cause problemas mais sérios, como a dor nas costas. Além disso, esses modelos ajudam a esconder o excesso de gorduras, modelando o corpo e melhorando o caimento das roupas.
Para entender melhor qual é o modelo de sutiã ideal para o seu corpo, e aprender mais dicas para não errar na hora da compra, assista ao vídeo com o passo a passo para escolher a lingerie perfeita:

Nenhum comentário: