Dica é substituir farinha de trigo integral por farinha de quinoa, que deixa o prato mais nutritivo
Para quem gosta de massas, uma opção é o nhoque ao molho de abóbora do livro “Dia a Dia”, lançado pelo Vigilantes do Peso. A dica é substituir a farinha de trigo integral por farinha de quinoa, para deixar o prato ainda mais nutritivo. Aprenda como fazer:
Nhoque ao molho de abóbora
Ingredientes
- 3 batatas médias inteiras descascadas (500 g)
- 2 xícaras de abóbora cozida cortada em cubos
- 2 xícaras de caldo de carne
- 1 dente de alho picado
- 1 folha folha de louro picada
- 1 colher de chá de orégano
- 1 colher de chá de amido de milho
- 1 ovo levemente batido
- 2/3 de xícara de farinha de trigo integral ou farinha de quinoa
- 1 pitada de pimenta-do-reino
- 2 colheres de sopa de farinha de trigo comum
Modo de fazer
- Numa panela grande, cubra as batatas com água, leve ao fogo médio por 15 a 20 minutos, e cozinhe até que fiquem macias. Escorra a água e passe as batatas por um espremedor. Deixe esfriar.- Enquanto as batatas cozinham, bata a abóbora no liquidificador com 1 ½ xícara do caldo de carne, o alho, o louro e o orégano, até ficar cremoso. Transfira a mistura para uma panela grande e aqueça em fogo médio. Dissolva o amido de milho no restante do caldo de carne e adicione à panela. Cozinhe por 10 minutos, mexendo sempre, até engrossar.
- Numa tigela grande, amasse com as mãos: a batata espremida, o ovo, a farinha de trigo e a pimenta-do-reino, até misturar bem. Espalhe a farinha de trigo comum sobre uma superfície plana e molde a massa em rolinhos de 2 cm de diâmetro. Corte os rolinhos em pedaços de 2 cm.
- Numa panela grande, aqueça 2 litros de água. Quando levantar fervura, acrescente os nhoques e cozinhe até que suba à superfície. Escorra. Despeje o molho de abóbora sobre os nhoques.
Rende 6 porções. Cada porção tem apenas 144 calorias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário